Monday, June 29, 2015



É com muita alegria que informamos que o site Evangelismo Bíblico já está no ar!
Acesse, participe, aprenda, comente e divulgue.
Em breve teremos muito mais material por lá!

Posted on Monday, June 29, 2015 by Maurilo e Vivian

No comments

Friday, June 26, 2015




Homossexualismo não é o único pecado mencionado em 1 Coríntios 6.9-10.

Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus.

Não é o único pecado mencionado, mas é diferente de todo o resto, ao menos agora. Nesse momento da história, contrário a outros pecados listados aqui, homossexualismo é celebrado por nossa sociedade com entusiasmado pioneirismo. É visto como algo bom, como um novo marco do progresso.

Para reforçar, as massas cada vez mais não se sentem acanhadas  em relação ao pecado. Muitas pessoas são idólatras, sem mencionar aqueles que são sexualmente imorais, ou que cometem adultério, ou que roubam e que são gananciosas e se embebedam e caluniam os vizinhos e trapaceiam os outros. Acontece o tempo todo. E cada um desses pecados não arrependidos é o mesmo no sentido de julgamento de Deus. Todos merecem sua ira. E somos constantemente lembrados que “assim foram alguns de vocês” (1 Coríntios 6.11). Você na igreja.

A Respeito da Opinião Popular

Mas até onde eu saiba, nenhum desses pecados é aplaudido tão agressivamente por grupos inteiros de pessoas que defendem a sua normalidade. Imoralidade sexual não é mais a vanguarda do impulso progressista. Adultério ainda é desaprovado por muitos. Acusações de ganância ainda mancham a campanha política de um candidato. Roubo ainda não é abertamente adotado e não existe nenhuma iniciativa oficial dizendo que é certo pegar coisas que não pertencem a você. Não existe nada ainda como uma agenda dos bêbados. A maioria não tem orgulho de escolher uma bebida ao invés da estabilidade e não existe nenhuma petição para que o governo retire as restrições para dirigir de indivíduos embriagados. Caluniar pessoas ainda não é visto como o melhor jeito de ganhar amigos. Trapacear, especialmente no nível corporativo, normalmente leva a pessoa pra cadeia. De fato, a infraestrutura da economia americana depende, em alguma medida, em um desdém compartilhado pelos vigaristas coniventes.

Exceto talvez por fornicação, esses pecados ainda são visto em uma perspectiva bem negativa. Mas não a prática homossexual, não por aqueles que estão falando mais alto e possuem posições proeminentes. De acordo com o consenso emergente, homossexualismo é diferente.

O que Ser Contra

Como cristãos, nós acreditamos com grande sinceridade que a adoção de práticas homossexuais, juntamente com outros pecados, mantém as pessoas fora do reino de Deus. E se a nossa sociedade celebra isso, não dá pra ser amável e mesmo assim não dizer nada. Muita coisa está em jogo. Isso significa que é uma enorme simplificação dizer que os cristãos – ou evangélicos conservadores –são simplesmente contra o homossexualismo. Nós somos contra qualquer pecado que impede as pessoas de desfrutar da alegria eternal em Deus e a prática homossexual apenas recebe toda a atenção da mídia porque, nesse momento cultural, é o principal pecado que é tão recentemente endossado em nosso contexto pelos poderosos. Vamos torcer para que se houver uma nova agenda promovendo roubo – uma que diga que agora é nosso direito pegar qualquer coisa dos outros por quaisquer meios – que os cristão falem contra isso. A questão é pecado. É disso que somos contra. E é isso que deveria tornar a nossa voz tão única quando falamos nesse debate.

Alguns gostariam de ver toda essa questão do homossexualismo dividido em dois campos: aqueles que celebram e aqueles que odeiam. Ambos os grupos existem na nossa sociedade. Existe um número crescente, sob grande pressão social, que aplaudem o homossexualismo. Podemos chamá-los de esquerda. E existem pessoas que odeiam o homossexualismo, com o mais intolerante dos raciocínios e longe de qualquer preocupação cristã. Podemos chamá-los de direita.

Essas Palavras Gloriosas

O debate atual é afligido por essa lente binária. Os que estão à esquerda tentam aglomerar qualquer um que discorda com eles no lado direito. Se você não apoia, você odeia. Enquanto isso, aqueles à direita veem concordância e covardia em qualquer um que não fica vermelho de raiva e é militante. Se você não odeia, você apoia.

Mas os verdadeiros seguidores de Jesus não seguem em nenhum destes caminhos. Nós temos algo a dizer que ninguém mais está dizendo ou pode dizer.

Distanciando-nos tanto da esquerda quanto da direita, nós não celebramos a prática homossexual, nós reconhecemos a clara revelação de Deus que afirma que é pecado; e nós não odiamos aqueles que abraçam o homossexualismo, nós os amamos o suficiente para não colidir sob a pressão da  sociedade. Falamos a verdade em amor dentro dessa confusão, dizendo, simultaneamente, “é errado” e “eu amo você”. Não somos a esquerda, falamos isso é errado. Não somos a direita, falamos você é amado. Falamos as boas novas, com as mais doces, profundas e gloriosas palavras da cruz – as mesmas palavras que Deus falou para nós – “você está errado e você é amado”.

Deus nos diz que estamos errados, que o salário do pecado é a morte, que a rebelião não arrependida traz julgamento, que o nosso resgate exigiu a maldita morte de seu Filho (Rom 3.23; João 3.36; Gal 3.13). E Deus nos diz que somos amados, que mesmo enquanto éramos pecadores, Jesus morreu por nós, que enquanto ainda éramos ímpios, Jesus sofreu em nosso lugar, que apesar de estarmos destinados à ira, Jesus nos convida em sua glória (Rom 5.8; 1 Pedro 3.18; Efe 2.1-7).

Onde o Evangelho Brilha

Você está errado e você é amado – essa é a voz única ao cristão. É isso que nós dizemos, falando da nossa experiência, como Tim Keller coloca tão bem, “nós éramos piores do que jamais imaginamos e muito mais amados do que jamais pudéssemos sonhar”.

Essa é a nossa mensagem nesse debate, quando a elite da sociedade nos despreza, quando as canções populares nos vilipendiam, quando ninguém tem mais nada a dizer fora dos dois extremos, nós temos essa oportunidade incomparável para deixar o evangelho brilhar, para alcança-los em graça: você está errado e você é amado. Temos que dizer isso.

Por isso o homossexualismo não é como os outros pecados. 

Posted on Friday, June 26, 2015 by Maurilo e Vivian

No comments

Thursday, June 25, 2015


Ontem morreu o cantor Cristiano Araújo e sua namorada Allana de Moraes.
A nação está chocada porque alguém tão jovem, que estava em ascensão na carreira morreu. Uma morte violenta. Além disso, sua namorada morreu com ele. Dois jovens, bonitos, ricos, quem poderia pensar que suas vidas promissoras terminariam dessa forma?
Existe uma comoção nacional. As pessoas estão pensando na brevidade da vida. A nenhum de nós é garantido um único minuto nessa vida. Todos nós podemos morrer a qualquer segundo. E devemos lembrar as pessoas disso.
Em momentos como esse é muito fácil começar conversas sobre assuntos espirituais. Podemos dizer, por exemplo, “puxa, fiquei muito comovido com a morte do cantor e isso me faz pensar como a vida é frágil. Tudo pode acabar num piscar de olhos. Você pensa sobre essas coisas? Para onde você acha que as pessoas vão quando elas morrem”? Pronto, uma conversa evangelística já foi criada.
Não desperdice a morte desses dois jovens.
Temos um grupo do WhatsApp com o pessoal da academia. Uma pessoa do grupo quis compartilhar fotos dos corpos do cantor e sua namorada. A Vivian rapidamente foi contra, em respeito às famílias, perguntando como os pais deles se sentiriam se alguém compartilhasse fotos dos corpos no local do acidente. Rapidamente, ela disse que é triste ver gente tão jovem morrer assim e isso nos faz refletir para onde iremos depois de tudo isso e fez a pergunta “se houver céu ou inferno, para onde vocês acham que vão” e começou a compartilhar o evangelho. As pessoas interagiram, responderam as perguntas dela. De uma só tacada ela evangelizou pelo menos 10 pessoas ao mesmo tempo. Praticamente uma pregação ao ar livre, virtual.
Não deixe essa oportunidade passar. Não se concentre em compartilhar as fotos dos corpos no local do acidente, ou no necrotério, ou criticando ou elogiando a música. Aproveite a comoção e faça todo mundo se lembrar que existe uma estatística infalível: 10 em cada 10 pessoas morrem. E todos vamos nos apresentar perante Deus no dia do julgamento final. Quem está preparado para escapar da ira vindoura?
O amor não pode se calar. Especialmente em momentos de tão grande comoção.

Não desperdice a morte de Cristiano e Allana.

Posted on Thursday, June 25, 2015 by Maurilo e Vivian

No comments

Wednesday, June 24, 2015


O Facebook é um bom lugar para ver algumas pérolas emergindo do oceano web. Uma dessas que eu vi hoje foi o artigo “10 vezes em que pastores quebraram os 10 mandamentos”. Não resisti e dei uma olhada no artigo.
O objetivo do artigo é mostrar que mesmo aqueles que dizem basear suas decisões na Bíblia violam os 10 Mandamentos. E ele pega aquilo que existe de pior no meio evangélico e coloca como exemplo de pastores violando os 10 Mandamentos.
Não quero fazer nenhuma defesa dos pastores ali, até porque não cabe. Eles são todos culpados de violá-los, mas quero destacar algumas coisas que me chamaram a atenção.
Primeiro, a interpretação que o autor tem dos Mandamentos. Por exemplo, quando ele cita o Primeiro Mandamento, amar a Deus, ele diz que um pastor que condena outras religiões está violando esse mandamento porque está condenando outras formas de amar a Deus.  Outra interpretação estranha é que se algum pastor falar algo do tipo “a mão de Deus vai pesar em cima de vocês” ele estará violando o Segundo Mandamento (já falo sobre o sistema de numeração que ele usou).  Sobre honrar pai e mãe, o Quarto Mandamento do texto, é violado quando os pastores se posicionam contra a adoção de crianças por casais homossexuais. E por ai vai.
O autor ignora que o próprio Deus condena a adoração a qualquer outro Deus que não seja aquele revelado nas Escrituras (Deu 13.6-10). Também diz o que Deus deve ou não estar fazendo ("Ele deve estar mais ocupado com outras coisas") cometendo o mesmo erro que atribui a Waldemiro e não cita o texto em que Jesus define a família desde o início como homem e mulher (Mat 19.4 e 5).
Mas o mais interessante é que o autor errou completamente o verdadeiro objetivo da Lei. E o pior: esse mesmo erro é cometido por muitos na igreja, em graus diferentes.
Qual é o objetivo da Lei? Paulo diz que é trazer conhecimento do pecado (Rom 7.7). Ela serve para tornar toda a humanidade culpada perante Deus (Rom 3.19) e mais uma vez fazer com que tenhamos consciência de nossos pecados (Rom 3.20). O que é pecado? É a transgressão da Lei (1 João 3.4). A Lei é boa, desde que usada de forma correta (1 Tim 1.8) e ela é nosso tutor até Cristo (Gál 3.24).
Ou seja: a Lei não nos  justifica, ela não deixa culpado. Ela existe exatamente para mostrar que todos somos pecadores (inclusive cada pastor da lista do texto). Inclusive o autor do texto! Todos nós?
Se eu tivesse perante o autor eu perguntaria? Você acha que cumpre os 10 Mandamentos? Me diga, quantas mentiras você já contou na sua vida? Já pegou algo que não te pertencia, não importa o valor? Já olhou para alguém com desejo sexual em seu coração (Jesus disse que isso é adultério do coração). Eu o passaria por cada um dos Mandamentos, mostraria que seria culpado de violá-los e que a única opção de um Deus bom e justo seria condená-lo ao inferno por seus atos de rebeldia. E se ele demonstrasse que isso o preocupa, aí eu apresentaria a graça de Deus para ele, mostrando quanto Deus o ama a ponto de mandar seu único Filho para morrer na cruz em seu lugar.
Não vamos usar a Lei de forma diferente do planejado. Vamos usá-la de forma bíblica, para mostrar e pecaminosidade do homem e sua necessidade de um salvador e não para mostrar o quanto somos bons cumprindo os Mandamentos. Não somos. Isso é impossível (Rom 3.10).
E por último, o autor usa a versão católica dos 10 Mandamentos. Existe isso? Sim, existe. Veja abaixo uma tabela dos 10 Mandamentos católicos e das outras vertentes cristãs:

N Católico Outros
1 Não terás outros deuses além Mim Não terás outros deuses além Mim
2 Não dirás em vão o nome do SENHOR, o teu Deus Não farás para ti nenhum ídolo
3 Lembra-te do dia de sábado para o santificar Não dirás em vão o nome do SENHOR, o teu Deus
4 Honra teu pai e tua mãe Lembra-te do dia de sábado para o santificar
5 Não matarás Honra teu pai e tua mãe
6 Não adulterarás Não matarás
7 Não furtarás Não adulterarás
8 Não darás falso testemunho contra o teu próximo Não furtarás
9 Não cobiçarás (a mulher do teu próximo) Não darás falso testemunho contra o teu próximo
10 Não cobiçarás (nada do que pertença a teu próximo) Não cobiçarás

Perceberam a diferença? No catolicismo, o Segundo Mandamento (Não farás para ti nenhum ídolo) é suprimido e o Terceiro vira Segundo. Para continuar com 10, o último Mandamento é dividido em dois. Isso faz sentido, já que muito do catolicismo está baseado na veneração às imagens. Como diria um amigo alemão: “espertinhos eles não senhor Maurilo?”.

Posted on Wednesday, June 24, 2015 by Maurilo e Vivian

No comments

Saturday, June 20, 2015



Os folhetos evangelísticos que temos por aí são feios, vamos ser sinceros. E via de regra, tem uma cara danada de folhetos.
Alguns anos atrás nós criamos um folhetos chamado "Nove estatísticas engraças... e uma nem tanto" que usava a Lei para mostrar ao pecador sua necessidade de um Salvador. O texto do folheto estava bom, mas o visual era bem ruim.
Agora, além do texto, temos um folheto com visual bem bacana, criado pela nossa irmã Elis, da nossa igreja.
Ainda falta ajustar algumas coisas, mas em breve ele estará prontinho para impressão.

Posted on Saturday, June 20, 2015 by Maurilo e Vivian

No comments


É com muita alegria que podemos anunciar nossa pareceria com o site Evangelismo Bíblico. Eles fizeram um trabalho maravilhoso com tradução de alguns materiais da Living Waters. Após alguns contatos, vamos trabalhar juntos nas traduções e também gerando material novo!
Artigos, vídeos, folhetos e muito mais. Em breve, novas informações.
O site ainda está sendo modernizado, mas clique aqui e deixe-o salvo no seu browser. Vale a pena!

Posted on Saturday, June 20, 2015 by Maurilo e Vivian

1 comment

Saturday, June 06, 2015


Eu me deparei com a imagem acima no Facebook e postei o seguinte comentário:
As pessoas entendem o conceito de Estado laico de forma errada. Estado laico não quer dizer que a religião é proibida, mas sim que não existe religião oficial de estado, todas as religiões são livres para existir em um Estado laico. O Estado é laico, mas as pessoas não. Querer que alguém abra mão completamente de seus valores religiosos quando tiver que tomar decisões, seja essa pessoa um agente público ou não (leia político) é negar já de cara o direito à liberdade religiosa. É favorecer um Estado que não é laico, mas sim anti-religião. A imposição de uma ditadura anti-religiosa.
Além do que está escrito acima, mais duas observações sobre o texto da imagem:
  • Esse é um clássico exemplo de raciocínio circular. O texto, que tem como premissa que estado laico é o mesmo que políticos laicos, já usa essa premissa em sua própria conclusão, sem prová-la antes. Ou seja, antes de afirmar que um político não deve trazer suas convicções religiosas pois isso é que significa Estado Laico, seria necessário primeiro provar que esse ponto é válido, o que nem é ao menos tentado aqui.
  • Segundo, o texto da imagem quer proibir políticos de usar o seu direito à liberdade religiosa. Ora, não é isso que o texto está reclamando, que não se deve usar política para negar direitos civis? Ou é apenas errado negar direitos civis se por trás disso houver princípios religiosos? Se for por qualquer outro motivo, tudo bem?


Cuidado em compartilhar com concordância o que aparece por aí. Essa imagem estava na página de uma instituição religiosa (não cristã). Talvez a próxima imagem não tenha “o político poderá ter sua religião em caráter privado”, mas algo como “políticos não poderão ter religião”.

Posted on Saturday, June 06, 2015 by Maurilo e Vivian

No comments

Tuesday, June 02, 2015


Um comercial d’O Boticário parece estar causando algum alvoroço no meio evangélico. Não sei precisar qual parte do meio evangélico, aparentemente aquele ligado ao Silas Malafaia (falo isso porque ninguém do meu circulo de irmãos comentou sobre isso).

O Boticário tem uma nova campanha para o dia dos namorados que mostra quatro casais: dois heterossexuais e dois homossexuais. Aparentemente isso ofendeu algumas pessoas, a maioria evangélica e um boicote foi declarado contra a loja. E fica a dúvida: devemos boicotar a loja que faz propagando pró-homossexualismo?

A minha resposta é: depende! Essa é uma questão de consciência. Eu particularmente não espero que uma empresa aja pelos preceitos do cristianismo. Não me assusta que O Boticário tenha uma campanha pró-homossexualismo. Várias empresas são assim. Esse é o Zeitgeist dessa geração. Eu também acho pouco provável que O Boticário e as outras empresas que se declaram apoiar os direitos dos homossexuais (eu explico aqui por que eu acho que não é uma questão de direito) estejam realmente preocupadas com os homossexuais. Elas apenas querem vender. Se para isso precisam ser pró-homossexualismo, serão. Se o espírito da época mudar e para vender mais deverão ser contra o homossexualismo, serão. Empresas fazem o que sempre fizeram: vendem.

Como eu disse, eu não boicoto uma empresa porque ela agiu de forma contrária aos preceitos do cristianismo porque eu não espero que a empresa aja assim. Eu espero que ela aja conforme a lei e caso faça o contrário terá que lidar com a legislação.

Mas eu também entendo caso uma pessoa se sinta incomodada com isso e resolva boicotar. É um direito que lhe cabe. Se alguma empresa declarar que é a favor do casamento tradicional, entre um homem e uma mulher, ela com certeza sofrerá perseguição. Isso já aconteceu nos EUA.

Enquanto eu acredito que cada cristão deva decidir se deve continuar comprando ou não os produtos d’O Boticário, eu tenho minhas dúvidas se devemos nos organizar para isso. Qual mensagem queremos passar? Que não aceitamos que existam relacionamentos homossexuais? Qual o nosso objetivo? Fazer com que a empresa tire o comercial do ar? Por acaso isso irá fazer o homossexualismo desaparecer, ou diminuir?

Particularmente não gosto da ideia de boicote coletivo. Ao invés de nos organizarmos para exigir que empresas façam de conta que valorizam nossas crenças, deveríamos sair às ruas e declarar a Lei de Deus para mostrar ao mundo que todos são pecadores (não apenas os homossexuais) e que Deus apontou um dia para julgar toda a humanidade. A única forma de escaparmos disso é pela obra redentora de Jesus Cristo. É para isso que temos que nos organizar.

Um último comentário é que minha atenção foi chamada para esse assunto por alguns amigos não cristãos que eu tenho no Facebook. Vários fizeram comentários bem agressivos e uma delas exagerou. Ela escreveu assim:
Esse crentes deveriam é levar muito tapa na cara pra aprender a se preocupar com as coisas que realmente importam, em vez de encher tanto o saco dos outros!
Imagina se eu escrevesse assim:
Esse homossexuais deveriam é levar muito tapa na cara pra aprender a se preocupar com as coisas que realmente importam, em vez de encher tanto o saco dos outros!
Eu seria taxado de homofóbico e com certeza alguém iria me processar.

Tolerância nos dias de hoje é uma via de mão única.

Posted on Tuesday, June 02, 2015 by Maurilo e Vivian

No comments

Eu todo feliz com Ray Comfort em 2008

Nesse sábado, dia 6 de junho, vamos ministrar uma palestra sobre evangelismo bíblico na Igreja Batista Redenção. Vai ser uma versão adaptada da mensagem O Maior Segredo do Diabo, do Ray Comfort.

No dia 20, vamos continuar com a segunda parte que será um exercício prático dentro da igreja mesmo. Vamos filmar e depois compartilhar aqui no blog.

Posted on Tuesday, June 02, 2015 by Maurilo e Vivian

No comments

Monday, June 01, 2015

Um dos motivos que ridicularizavam George Whitefield era que ele era bastante vesgo.
Hoje eu me deparei com uma incrível história de conversão.


No período inicial do ministério de (George) Whitefield, muitas das tabernas se tornaram lugares onde sua doutrina e seu zelo eram falados e ridicularizados. Um tal Sr. Thorpe e vários outros homens jovens  em Yorkshire, se juntaram a uma destas festas para imitar a pregação do Sr. Whitefield. A proposta, recebida com aplausos: um após o outro subiu em cima da mesa para representar sua parte e coube ao Sr. Thorpe finalizar essa cena irreverente. Muito exultante e confiante de seu sucesso, ele exclamou enquanto subia na mesa “eu vou ganhar de todos vocês.” Quem poderia supor que a misericórdia de Deus estava agora para ser estendida para esse transgressor da lei? Uma Bíblia foi dada para ele e pela orientação da providência infalível, foi aberta em Lucas 13.3: “se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.” No momento em que ele leu o texto sua mente foi impressionada de uma maneira muito extraordinária; ele viu claramente a natureza e importância do assunto e, como ele depois disse, se ele havia pregado alguma vez com auxílio do Espírito Santo, essa foi a vez. Seu discurso produziu um sentimento de desânimo em seus ouvintes, e quando terminou, ele instantaneamente se retirou para chorar por causa de seus pecados. Ele pouco depois se associou com o povo de Deus e morreu como um bem sucedido ministro de Cristo em Masborough, em Yorkshire, em 1776, cerca de seis anos após a morte do Sr. Whitefield. Ele foi o pai do distinto Rev. William Thorpe, de Bristol.

Posted on Monday, June 01, 2015 by Maurilo e Vivian

No comments