A alma sobrevive à morte do corpo? Essa é uma questão mais debatida do que se pensa. Eu estava eu em um fórum cristão debatendo alguns assuntos quando uma pessoa (provavelmente Testemunha de Jeová, apesar de não admitir nem negar) entrou postando longos textos que ele copiou do Watchtower Library. Reconheci na hora os textos. Isso cria uma discussão desigual porque tudo o que ele tem que fazer é copiar e colar os longos textos enquanto a gente tenta digitar uma resposta. Os textos são tão ridiculamente longos que realmente cansam. E o assunto que ele sempre defende nas discussões é: a alma não sobrevive à morte da pessoa.
O argumento basicamente se desenvolve da seguinte forma:
  1. A palavra para alma no hebraico é nefesh que quer dizer pessoa. Não algo separado do corpo, mas o próprio ser humano.
  2. Eclesiastes 9.5 e 10 diz assim “Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos nada sabem” e “O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força, pois na sepultura, para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria”.
  3. Portanto, a alma não sobrevive à morte.

É basicamente isso. Você vai encontrar versões mais rebuscadas, mas a síntese do argumento é esse.
Vamos examinar as premissas para ver se elas são verdadeiras.
A palavra hebraica para alma é realmente nefesh, mas ela é uma palavra de grande escopo semântico. Ela pode ser traduzida como “vida”, “pessoa”, “apetite”, “mente”, “alma”, etc. O que irá definir o significado da palavra é o contexto em que ela está. Todo mundo que estudou um pouco de tradução sabe que muitas vezes o sentido de uma palavra se dá pelo contexto. É errado aplicar um único significado. Quer um exemplo de um idioma moderno? Traduza-me em uma única palavra que inclua todos os significados da palavra inglesa “get”. Consegue? Boa sorte. Se isso é difícil com um idioma moderno, imagine com um idioma tão antigo quanto o hebraico. Portanto o contexto irá explicar o que nefesh significa.
E agora a segunda premissa. Eclesiastes 9 não é o único capítulo do Antigo Testamento que trata do assunto. Veja por exemplo, no mesmo livro, esse versículo:
“o pó volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu.”
Eclesiastes 12.7
Quando o autor fala de pó aqui está se referindo ao corpo (Gen 2.7). O autor não está se contradizendo aqui? No capítulo 9 ele fala que não existe consciência entre os mortos, mas aqui ele fala que o corpo volta a terra e a alma volta a Deus? Como explicar isso?
Simples. Eclesiastes é um livro que se propões a analisar o mundo que está debaixo do sol (Ec 1.13), do mundo físico. E da perspectiva do mundo físico, os mortos realmente nada fazem. E é por essa perspectiva que ele faz suas afirmações do capítulo 9. Quando chega ao capítulo 12 ele aumenta a perspectiva da sua análise trazendo o mundo espiritual. Lembra-te do teu Criador. Faça isso antes que seu corpo volte a terra e seu espírito a Deus. Por quê?
Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mal.
Eclesiastes 12.14
As duas premissas são falsas, portanto a conclusão também é falsa.
Além disso, consideremos outros textos:
Mas Deus redimirá a minha vida da sepultura e me levará para si.
Salmos 49.15

Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno.
Mateus 10.28

Temos, pois, confiança e preferimos estar ausentes do corpo e habitar com o Senhor
2 Coríntios 5.8

Quando ele abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas daqueles que haviam sido mortos por causa da palavra de Deus e do testemunho que deram.
Eles clamavam em alta voz: "Até quando, ó Soberano santo e verdadeiro, esperarás para julgar os habitantes da terra e vingar o nosso sangue? "
Então cada um deles recebeu uma veste branca, e foi-lhes dito que esperassem um pouco mais, até que se completasse o número dos seus conservos e irmãos, que deveriam ser mortos como eles.
Apocalipse 6.9-11 (compare esse texto com Mateus 10.28).
Portanto a Bíblia ensina que a alma sobrevive à morte do corpo. Não se deixe enganar. Tem muita gente por ai ensinando o contrário do que ensinam as Escrituras, que a alma não sobrevive a morte. Se isso for verdade, apenas viva a sua vida e o pior que vai acontecer com você é deixar de existir. Nada mais. Sem inferno. Sem julgamento. Sem justiça. Mas a Bíblia alerta sobre gente assim:
Eles tratam da ferida do meu povo como se não fosse grave. ‘Paz, paz’, dizem, quando não há paz alguma.
Jeremias 6.14