Essa semana eu publiquei um texto sobre memorização doslivros da Bíblia.
Depois disso fiquei pensando sobre o quanto nós realmente conhecemos a Bíblia. Não estou me referindo ao conteúdo bíblico em si. Pesquisas indicam que apenas 19% das pessoas que frequentam igrejas nos EUA leem suas Bíblias todos os dias (18% falaram que nunca leem suas Bíblias fora do culto público!!!!). Eu me refiro a todas as outras coisas que temos nas nossas Bíblias que são úteis ao entendimento do texto e crescimento espiritual. O quanto você conhece sua Bíblia?
Um amigo contou sobre uma entrevista de emprego para vendas. Em um determinado momento foi aplicado um teste de matemática e uma das questões era converter polegadas para centímetros (era uma vaga técnica), mas meu amigo não se lembrava do cálculo. Como essa era uma das questões eliminatórias, ele não conseguiu o emprego. Após sair da entrevista, ele abriu sua agenda de papel para ver o seu próximo compromisso e descobriu que na agenda tinha uma tabela ao final para conversão entre várias grandezas, incluindo polegadas e centímetros. Detalhe que a agenda estava ao seu lado durante todo o teste.
E acredito que fazemos isso com a Bíblia. Conhecemos muito pouco o texto que Deus nos enviou (nenhuma surpresa aqui quando mais de 80% não leem a Bíblia diariamente), mas também conhecemos pouco os comentários, tabelas, mapas e anotações de nossas Bíblias.
Mesmo as edições mais simples possuem várias informações. Uma NVI antiga que tenho tem anotações sobre traduções alternativas, textos que não estão nos manuscritos mais antigos, conversão de medidas, mapas, dicionários, planos de leitura bíblica e índice remissivo. E essa é uma das mais simples Bíblias de casa.
Então, se você não quer ser pego de surpresa como meu amigo, por favor, torne-se íntimo da sua Bíblia. Conheça cada pedacinho dela. Leia o texto. Leia os comentários. Leia as tabelas, mapas, anotações. Torne a Bíblia o mais íntimo dos seus livros.
Não caia no erro que o povo cometeu e Oséias anunciou:
Meu povo foi destruído por falta de conhecimento.
Oséias 4:6

O quanto você conhece sua Bíblia?