No final de semana passado tivemos o EncoJovem na nossa igreja. Foi um tempo muito bom com mensagens transformadoras (detalhe que, apesar de ser um congresso de jovens, o foco foi a Palavra e não a música). Ao final de umas das palestras, foi feita uma gincana com uma participante e uma das perguntas foi: qual é o décimo livro da Bíblia?
Se eu tivesse ido lá à frente, teria errado. Você sabe qual é? Bom, eu vou colocar a resposta ao final do texto.
Eu voltei pra casa pensando que precisava decorar a sequência dos livros da Bíblia. Não apenas para ganhar uma gincana (hei, os prêmios eram legais), mas especialmente para meu próprio crescimento espiritual. Saber onde cada livro está é uma boa forma de entender como o próprio Deus trabalhou na organização do texto.
Eu pesquisei alguns métodos (em inglês) e fiz uma adaptação que funciona pra mim. Devem existir alguns métodos já adaptados para o português, mas eu não conheço. Como esse funciona pra mim, vou ficar com ele.
Primeira coisa é saber quantos livros temos na Bíblia: 66 – 39 no Antigo Testamento, 27 no Novo Testamento. Um pouco de numerologia bíblica: 3 x 9 = 27; 2 + 7 = 9; 27 / 9 = 3. Sabe o que isso quer dizer? Absolutamente nada.

Novo Testamento.

Vou tentar criar uma história.
Em primeiro lugar, temos os Evangelistas: MMLJ.
M – Mateus; M – Marcos; L – Lucas; J – João.

Após o evangelho ser pregado, podemos dizer que recebemos um novo AR:
A – Atos; R – Romanos.

Esse novo AR nos faz Cristãos Conscientes, CC.
1 e 2 Coríntios.

Logo em seguida vemos que Giza Está Fazendo Crochê (GEFC):
G – Gálatas; E – Efésios; F – Filipenses; C – Colossenses.

Continuando, vamos canta “têtêtititi” (TTTTT):
1 e 2 Tessalonicenses, 1 e 2 Timóteo e Tito.

E algo feio aconteceu, Filemom Humilhou Tiago (FHT):
Filemom, Hebreus, Tiago.

E para terminar, Pedimos Jiló JÁ (PJJA)!
1 e 2 Pedro, 1, 2 e 3 João, Judas e Apocalipse.

Antigo Testamento.

Para facilitar a memorização, temos que lembrar a divisão do Antigo Testamento em sessões. São cinco sessões que seguem a seguinte numeração: 5, 12, 5, 5, 12.

5 Livros da Lei.
12 Livros Históricos.
5 Livros de Sabedoria.
5 Profetas Maiores
12 Profetas Menores.

Para lembrar os 5 livros da Lei, eu pensei na palavra GELaNDo.
Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.

Para os 12 livros históricos, temos que nos lembrar que Josué Julga Rute, após isso 3 Pares em ordem contrária a alfabética e da letra N (ENE):
Josué, Juízes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias e Ester.

Para lembrar os 5 livros de sabedoria, cunhei a palavra JoSaPEC:
Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cânticos de Salomão.

Os 5 livros dos Profetas Maiores podem ficar na palavra IJeLED:
Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel e Daniel.

Agora vem a parte mais difícil pra mim. Os 12 Profetas Menores. Eles são menores não porque são menos importantes, mas porque escreveram bem menos. Bota menos nisso.

Para me lembrar dos quatro primeiros, eu sempre penso em chamar meu amigo João, mas de forma mais carinhosa: Oh JÃO!
Oséias, Joel, Amós e Obadias.

Depois, uma frase quase sem sentido, mas funcionou para mim:
Junta Muito Não, Hoje Só A Zuêra Manda!
Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

Ufa, depois de praticar algumas vezes, eu posso dizer que já sei a sequência de todos os livros da Bíblia. Se alguém me perguntar qual é o décimo livro da Bíblia, eu já vou saber que é 2 Samuel. Mas mais do que isso, saber como os livros se dispõe nas Escrituras me ajuda a entender como eles se relacionam o que acontece em cada um e onde encontrar aquilo que procuro. Quando mais íntimos nos tornamos das Escrituras, mais aprendemos sobre Deus e crescemos como cristãos.

Espero que doideira toda te ajude também, assim como me ajudou.