Homossexualismo não é o único pecado mencionado em 1 Coríntios 6.9-10.

Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus.

Não é o único pecado mencionado, mas é diferente de todo o resto, ao menos agora. Nesse momento da história, contrário a outros pecados listados aqui, homossexualismo é celebrado por nossa sociedade com entusiasmado pioneirismo. É visto como algo bom, como um novo marco do progresso.

Para reforçar, as massas cada vez mais não se sentem acanhadas  em relação ao pecado. Muitas pessoas são idólatras, sem mencionar aqueles que são sexualmente imorais, ou que cometem adultério, ou que roubam e que são gananciosas e se embebedam e caluniam os vizinhos e trapaceiam os outros. Acontece o tempo todo. E cada um desses pecados não arrependidos é o mesmo no sentido de julgamento de Deus. Todos merecem sua ira. E somos constantemente lembrados que “assim foram alguns de vocês” (1 Coríntios 6.11). Você na igreja.

A Respeito da Opinião Popular

Mas até onde eu saiba, nenhum desses pecados é aplaudido tão agressivamente por grupos inteiros de pessoas que defendem a sua normalidade. Imoralidade sexual não é mais a vanguarda do impulso progressista. Adultério ainda é desaprovado por muitos. Acusações de ganância ainda mancham a campanha política de um candidato. Roubo ainda não é abertamente adotado e não existe nenhuma iniciativa oficial dizendo que é certo pegar coisas que não pertencem a você. Não existe nada ainda como uma agenda dos bêbados. A maioria não tem orgulho de escolher uma bebida ao invés da estabilidade e não existe nenhuma petição para que o governo retire as restrições para dirigir de indivíduos embriagados. Caluniar pessoas ainda não é visto como o melhor jeito de ganhar amigos. Trapacear, especialmente no nível corporativo, normalmente leva a pessoa pra cadeia. De fato, a infraestrutura da economia americana depende, em alguma medida, em um desdém compartilhado pelos vigaristas coniventes.

Exceto talvez por fornicação, esses pecados ainda são visto em uma perspectiva bem negativa. Mas não a prática homossexual, não por aqueles que estão falando mais alto e possuem posições proeminentes. De acordo com o consenso emergente, homossexualismo é diferente.

O que Ser Contra

Como cristãos, nós acreditamos com grande sinceridade que a adoção de práticas homossexuais, juntamente com outros pecados, mantém as pessoas fora do reino de Deus. E se a nossa sociedade celebra isso, não dá pra ser amável e mesmo assim não dizer nada. Muita coisa está em jogo. Isso significa que é uma enorme simplificação dizer que os cristãos – ou evangélicos conservadores –são simplesmente contra o homossexualismo. Nós somos contra qualquer pecado que impede as pessoas de desfrutar da alegria eternal em Deus e a prática homossexual apenas recebe toda a atenção da mídia porque, nesse momento cultural, é o principal pecado que é tão recentemente endossado em nosso contexto pelos poderosos. Vamos torcer para que se houver uma nova agenda promovendo roubo – uma que diga que agora é nosso direito pegar qualquer coisa dos outros por quaisquer meios – que os cristão falem contra isso. A questão é pecado. É disso que somos contra. E é isso que deveria tornar a nossa voz tão única quando falamos nesse debate.

Alguns gostariam de ver toda essa questão do homossexualismo dividido em dois campos: aqueles que celebram e aqueles que odeiam. Ambos os grupos existem na nossa sociedade. Existe um número crescente, sob grande pressão social, que aplaudem o homossexualismo. Podemos chamá-los de esquerda. E existem pessoas que odeiam o homossexualismo, com o mais intolerante dos raciocínios e longe de qualquer preocupação cristã. Podemos chamá-los de direita.

Essas Palavras Gloriosas

O debate atual é afligido por essa lente binária. Os que estão à esquerda tentam aglomerar qualquer um que discorda com eles no lado direito. Se você não apoia, você odeia. Enquanto isso, aqueles à direita veem concordância e covardia em qualquer um que não fica vermelho de raiva e é militante. Se você não odeia, você apoia.

Mas os verdadeiros seguidores de Jesus não seguem em nenhum destes caminhos. Nós temos algo a dizer que ninguém mais está dizendo ou pode dizer.

Distanciando-nos tanto da esquerda quanto da direita, nós não celebramos a prática homossexual, nós reconhecemos a clara revelação de Deus que afirma que é pecado; e nós não odiamos aqueles que abraçam o homossexualismo, nós os amamos o suficiente para não colidir sob a pressão da  sociedade. Falamos a verdade em amor dentro dessa confusão, dizendo, simultaneamente, “é errado” e “eu amo você”. Não somos a esquerda, falamos isso é errado. Não somos a direita, falamos você é amado. Falamos as boas novas, com as mais doces, profundas e gloriosas palavras da cruz – as mesmas palavras que Deus falou para nós – “você está errado e você é amado”.

Deus nos diz que estamos errados, que o salário do pecado é a morte, que a rebelião não arrependida traz julgamento, que o nosso resgate exigiu a maldita morte de seu Filho (Rom 3.23; João 3.36; Gal 3.13). E Deus nos diz que somos amados, que mesmo enquanto éramos pecadores, Jesus morreu por nós, que enquanto ainda éramos ímpios, Jesus sofreu em nosso lugar, que apesar de estarmos destinados à ira, Jesus nos convida em sua glória (Rom 5.8; 1 Pedro 3.18; Efe 2.1-7).

Onde o Evangelho Brilha

Você está errado e você é amado – essa é a voz única ao cristão. É isso que nós dizemos, falando da nossa experiência, como Tim Keller coloca tão bem, “nós éramos piores do que jamais imaginamos e muito mais amados do que jamais pudéssemos sonhar”.

Essa é a nossa mensagem nesse debate, quando a elite da sociedade nos despreza, quando as canções populares nos vilipendiam, quando ninguém tem mais nada a dizer fora dos dois extremos, nós temos essa oportunidade incomparável para deixar o evangelho brilhar, para alcança-los em graça: você está errado e você é amado. Temos que dizer isso.

Por isso o homossexualismo não é como os outros pecados.