O Facebook é um bom lugar para ver algumas pérolas emergindo do oceano web. Uma dessas que eu vi hoje foi o artigo “10 vezes em que pastores quebraram os 10 mandamentos”. Não resisti e dei uma olhada no artigo.
O objetivo do artigo é mostrar que mesmo aqueles que dizem basear suas decisões na Bíblia violam os 10 Mandamentos. E ele pega aquilo que existe de pior no meio evangélico e coloca como exemplo de pastores violando os 10 Mandamentos.
Não quero fazer nenhuma defesa dos pastores ali, até porque não cabe. Eles são todos culpados de violá-los, mas quero destacar algumas coisas que me chamaram a atenção.
Primeiro, a interpretação que o autor tem dos Mandamentos. Por exemplo, quando ele cita o Primeiro Mandamento, amar a Deus, ele diz que um pastor que condena outras religiões está violando esse mandamento porque está condenando outras formas de amar a Deus.  Outra interpretação estranha é que se algum pastor falar algo do tipo “a mão de Deus vai pesar em cima de vocês” ele estará violando o Segundo Mandamento (já falo sobre o sistema de numeração que ele usou).  Sobre honrar pai e mãe, o Quarto Mandamento do texto, é violado quando os pastores se posicionam contra a adoção de crianças por casais homossexuais. E por ai vai.
O autor ignora que o próprio Deus condena a adoração a qualquer outro Deus que não seja aquele revelado nas Escrituras (Deu 13.6-10). Também diz o que Deus deve ou não estar fazendo ("Ele deve estar mais ocupado com outras coisas") cometendo o mesmo erro que atribui a Waldemiro e não cita o texto em que Jesus define a família desde o início como homem e mulher (Mat 19.4 e 5).
Mas o mais interessante é que o autor errou completamente o verdadeiro objetivo da Lei. E o pior: esse mesmo erro é cometido por muitos na igreja, em graus diferentes.
Qual é o objetivo da Lei? Paulo diz que é trazer conhecimento do pecado (Rom 7.7). Ela serve para tornar toda a humanidade culpada perante Deus (Rom 3.19) e mais uma vez fazer com que tenhamos consciência de nossos pecados (Rom 3.20). O que é pecado? É a transgressão da Lei (1 João 3.4). A Lei é boa, desde que usada de forma correta (1 Tim 1.8) e ela é nosso tutor até Cristo (Gál 3.24).
Ou seja: a Lei não nos  justifica, ela não deixa culpado. Ela existe exatamente para mostrar que todos somos pecadores (inclusive cada pastor da lista do texto). Inclusive o autor do texto! Todos nós?
Se eu tivesse perante o autor eu perguntaria? Você acha que cumpre os 10 Mandamentos? Me diga, quantas mentiras você já contou na sua vida? Já pegou algo que não te pertencia, não importa o valor? Já olhou para alguém com desejo sexual em seu coração (Jesus disse que isso é adultério do coração). Eu o passaria por cada um dos Mandamentos, mostraria que seria culpado de violá-los e que a única opção de um Deus bom e justo seria condená-lo ao inferno por seus atos de rebeldia. E se ele demonstrasse que isso o preocupa, aí eu apresentaria a graça de Deus para ele, mostrando quanto Deus o ama a ponto de mandar seu único Filho para morrer na cruz em seu lugar.
Não vamos usar a Lei de forma diferente do planejado. Vamos usá-la de forma bíblica, para mostrar e pecaminosidade do homem e sua necessidade de um salvador e não para mostrar o quanto somos bons cumprindo os Mandamentos. Não somos. Isso é impossível (Rom 3.10).
E por último, o autor usa a versão católica dos 10 Mandamentos. Existe isso? Sim, existe. Veja abaixo uma tabela dos 10 Mandamentos católicos e das outras vertentes cristãs:

N Católico Outros
1 Não terás outros deuses além Mim Não terás outros deuses além Mim
2 Não dirás em vão o nome do SENHOR, o teu Deus Não farás para ti nenhum ídolo
3 Lembra-te do dia de sábado para o santificar Não dirás em vão o nome do SENHOR, o teu Deus
4 Honra teu pai e tua mãe Lembra-te do dia de sábado para o santificar
5 Não matarás Honra teu pai e tua mãe
6 Não adulterarás Não matarás
7 Não furtarás Não adulterarás
8 Não darás falso testemunho contra o teu próximo Não furtarás
9 Não cobiçarás (a mulher do teu próximo) Não darás falso testemunho contra o teu próximo
10 Não cobiçarás (nada do que pertença a teu próximo) Não cobiçarás

Perceberam a diferença? No catolicismo, o Segundo Mandamento (Não farás para ti nenhum ídolo) é suprimido e o Terceiro vira Segundo. Para continuar com 10, o último Mandamento é dividido em dois. Isso faz sentido, já que muito do catolicismo está baseado na veneração às imagens. Como diria um amigo alemão: “espertinhos eles não senhor Maurilo?”.