Lição de Vida 6: Se você errar, não é culpa dos seus pais, então não fique choramingando sobre seus erros, aprenda com eles.

Tiago fez uma pergunta óbvia sobre a fonte da nossa raiva.
Eu acredito que a maioria dos cristãos não entende funcionalmente a resposta para essa pergunta.
Eu acho que muitos cristãos podem dar a resposta teológica correta, mas quando chega a parte funcional – a prática, eles realmente não entendem de onde a raiva se origina.

De onde vem as guerras e as brigas entre vocês? Tiago 4:1

Uma coisa é saber em nossas cabeças o que a Palavra de Deus diz e é outra coisa totalmente diferente como você vive a Palavra de Deus em sua vida.
Somente o conhecimento não irá te ajuda. É a prática desse conhecimento que faz a diferença (Tiago 1:22).
Satanás acredita em Deus e tem mais conhecido sobre Deus do que qualquer um de nós, mas ainda assim ele é o demônio e sua condenação é certa (Tiago 2:22).
Mesmo você sabendo de onde vem a sua raiva, vamos assumir que você sabe, pouco importa até que você assuma a sua raiva e mude. É assim que Tiago responde a sua própria pergunta:

Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis.Tiago 4:1-2

Em sua primeira pergunta, ele usa “vem” duas vezes. Ele realmente quer saber de onde vem. Se você está bravo não é porque o diabo o fez ficar assim ou que seus pais o fizeram ficar assim. Ele responde a sua pergunta com outra pergunta.
Ele usa três palavras, que são basicamente sinônimos – cobiça, inveja e guerra (por desejo). Todas essas três palavras significam ídolo. Um ídolo é algo que você quer mais do que você deseja a Deus e se você não consegue aquilo que você quer, você peca – nesse caso, você fica irritado.
Tiago coloca a causa de sua raiva nas suas paixões, desejos e/ou cobiça. Sua raiva está em você. Você é a causa da sua raiva. E ai você diz, “mas eles errarram comigo. Eles me machucaram. Você não entende.
E eu digo, “Eu entendo”.  É por isso que eu estava falando antes sobre esse mundo e as pessoas que estão nele não são justas. A vida não é justa. Nós nos machucamos, temos feridas e somos largados. A vida é assim. Lembre-se: Adão caiu e todos nós nos machucamos.
E então você diz, “mas eu orei a Deus tantas vezes para que Ele levasse meus problemas pra longe e eles nunca vão embora”. Eu entendo essa oração também. E Tiago também. É por isso que ele acrescenta a seguinte frase ao final de sua explicação sobre a origem da raiva:

Não têm, porque não pedem. Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres.Tiago 4:2-3

Nós oramos para que Deus faça muitas coisas, e entre elas para levar a dor embora. Algumas vezes Deus faz isso, outras Deus não faz. Algumas vezes Deus permite a dor e o sofrimento do coração em nossas vidas para nos ajudar..