A Sociedade Torre de Vigia (STV) nega a divindade e a personalidade do Espírito Santo. Ensina ela: “Quanto ao ‘Espírito Santo’, a suposta terceira pessoa da Trindade, já vimos que não se trata de uma pessoa, mas da foca ativa de Deus”.1 Depois da referida declaração, procura justificá-la com dois argumentos, que refutaremos à luza da Bíblia. Os argumentos das páginas 20 – 23 da brochura estão bem refutadas por Bowman, na obra Por que se Deve Crer na Trindade – Uma resposta às Testemunhas de Jeová.

1 – Como pode ser o Espírito Santo uma pessoa e se alguém cheio dele?
A organização faz a seguinte exposição:
“João, o batizador, disse que Jesus batizava com espírito santo, assim como João batizava em águas. Portanto, assim como a água não é pessoa, tampouco o espírito santo é pessoa”.2
Acrescenta ainda que a Bíblia fala de pessoas que foram “cheias do Espírito Santo”, de pessoas que foram “ungidas pelo Espírito Santo”. Então, questiona a STV, como pode ser o Espírito Santo uma pessoa? Como pode uma pessoa ou um grupo de pessoas serem cheio de uma pessoa? Com essas conclusões nega ser o Espírito Santo uma pessoa e simultaneamente a sua divindade.3
O Corpo Governante, porém, no mesmo livro ensina que Satanás é uma pessoa, nestes termos:
“Satanás, o Diabo, é uma pessoa real... Tanto Deus como o Diabo são pessoas espirituais”.4
No entanto, a própria Tradução do Novo Mundo (TNM), diz em Lucas 22:3: “Mas Satanás entrou em Judas, o chamado Iscariotes”. Agora sou eu quem pergunto às Testemunhas de Jeová: como pode um pessoa entrar na outra? Personalidade, portanto, não é corporalidade. Deus é pessoal, mas não tem corpo material: “Deus é Espírito”(João 4:24). Isso prova que a STV confunde o significado de personalidade.
Essa comparação, entre batismo no Espírito Santo e batismo nas águas, é muito pobre. É argumento inconsistente, uma vez que o batismo nas águas representa imersão nela, significado de uma nova vida com Cristo (Romanos 6:4,5), e o batismo no Espírito Santo significa ser alguém revestido dele. Em 1 Cor. 10:2 lemos que o povo de Israel foi batizado em Moisés. Então a STV deveria também negar a personalidade de Moisés. Como pode um povo ser batizado em Moisés?
O fato de alguém estar cheio do Espírito Santo, ou revestido dele, não quer dizer que ele seja impessoal. Para esses mesmos argumentos da STV nós temos a resposta com outra pergunta: Como pode ser Jesus uma pessoa e ser alguém morada dele? Disse Jesus: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada” (João 14:23). O apóstolo Paulo disse: “Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós” (Gálatas 2:20). Como a STV explica este fenômeno? Nega também a personalidade do Senhor Jesus Cristo por causa disso? Claro que não. Por que pois negam a personalidade do Espírito Santo, utilizando-se do mesmo argumento? Aí está o artifício da STV: usa dois pesos e duas medidas, sem a preocupação de ensinar a Bíblia, mas de impor crenças peculiares.

2 – Personalizar não prova personalidade
O Corpo Governante cita Provérbios 1:20-23; Mateus 11:19 e Lucas 7:35, querendo provar que a sabedoria personificada não é uma pessoa.5 Os “filhos da sabedoria” é uma expressão hebraísta que diz respeito aos efeitos ou às obras da sabedoria. A Bíblia não personaliza o Espírito Santo, pois não há necessidade disso, por ser ele uma pessoa. Em nenhum lugar da Bíblia diz que a sabedoria é uma pessoa, enm apresenta atributos pessoais e divinos. É o contrário do Espírito Santo. Esse argumento, portanto, da STV é tão paupérrimo que só pode convencer as Testemunhas de Jeová, e, mesmo assim, porque elas são privadas de examinar qualquer tratado teológico, fora de sua organização.

3 – O Espírito Santo não tem identidade pessoal?
A STV ensina que o Espírito Santo não tem identidade pessoal porque tal expressão ocorre 21 vezes no Novo Testamento sem o artigo.6 Os integrantes da STV não ensinam que o artigo grego aponta o objeto ou chama a atenção para ele, e que a sua ausência pode ou não indicar indefinição. O nome de Jesus ocorre mais de 900 vezes no Novo Testamento e aparece cerca de 350 vezes sem o artigo, e nem por isso Jesus deixa de ter identidade pessoal. Se a STV se preocupasse em ensinar a Bíblia, assim como ela é, e a defender sua doutrina sem preconceito, os seus “eruditos” teriam publicado (no lugar onde diz que o artigo definido não aparece 21 vezes, onde ocorre a expressão “Espírito Santo”) que 73 vezes o Espírito Santo aparece com o artigo definido. Não o fazem porque tal procedimento atrapalha a explanção de suas crenças, e com isso provam que a STV não merece confiança.

Notas
1 Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra, página 40.
2 Op. Cit., página 40.
3 Raciocínios à Base das Escrituras, página 143.
4 Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra, página 18.
5 Ajuda ao Entendimento da Bíblia, 1982, página 542, 543.
6 Op. Cit., página 543.

Fonte: Como Responder às Testemunhas de Jeová, Esequias Soares da Silva, Editora Candeia, 1995.