J. C. Ryle

"Eu odeio o orgulho e a arrogância!" Provérbios 8:13

É um fato horrível, quer gostemos de permitir ou não – que o ORGULHO é um dos pecados comuns que assalta a natureza humana. Todos nós nascemos Fariseus. Todos nós naturalmente achamos que somos melhores do que realmente deveríamos pensar. Todos nós naturalmente achamos que merecemos algo melhor do que temos.

O orgulhos é um pecado antigo. Começou no jardim do Éden, quando Adão e Eva acharem que eles não haviam recebido tudo que por seus méritos desejavam.

Orgulho é um pecado sutil. Ele reina e controla o o coração de muitos sem ser detectado e pode até mesmo ter a aparência de humildade.

O orgulho é o pecado que mais destrói almas. Ele impede o arrependimento, faz com que os homens evitem Cristo, retira o amor entre os irmãos e abocanha os desejos espirituais em seu início.

Vamos ficar atentos contra o orgulho e de guarda levantada guarda.

De todas as vestimentas, nenhuma é tão graciosa, nenhuma cai tão bem e nenhuma é tão rara – quanto a verdadeira humildade. “E cingi-vos todos de humildade uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes." 1 Pedro 5:5