Minha esposa estava conversando com uma amiga cristã sobre ir em uma entrevista de trabalho e ter que mentir sobre isso para a chefe. Aí essa amiga comentou “e se eu mentir e Jesus voltar logo em seguida? ” Quando a Vivian me contou essa conversa, eu fiquei pensando sobre o significado dessa pergunta.
Uma vez, um irmão em Cristo me chamou a parte para fazer a mesma pergunta de uma forma diferente. Sua pergunta era: “se eu cometo um pecado e morro logo em seguida, eu perco a minha salvação?”
Esse tipo de questionamento nos revela um grande desentendimento sobre a fundamentação de nossa salvação. Isso é normal dado o desprezo que as igrejas evangélicas tem por Teologia. A falta de ensino do povo sobre o que é o cristianismo e os ensinos bíblicos sobre o mesmo faz com que muitos passam a compartilhar as mesmas crenças ensinadas por seitas. É o resultado do evangelho da prosperidade somado ao evangelho do “eu, eu, eu”. Enfim, chega de momento revolta e vamos ver o que está errado nesse pensamento.
Qual é a fundamentação da nossa salvação? Nós mesmos? Nossas boas obras?
A nossa salvação não é pelas obras, como lemos em Efésios 2:8-9, um texto bem conhecido pelos protestantes. Somos salvos pela graça de Deus, através da fé em Jesus Cristo. Leia todo o capítulo 2 de Efésios. Nós fomos vivificados em Cristo. Fomos ressuscitados com Ele. Criados em Cristo para as boas obras. Estamos perto de Deus, por causa de Cristo.
Qual é o foco de Efésios 2? Cristo. É por Ele, através Dele que somos salvos. Nossa salvação está fundamentada Nele. Outros muitos textos nos mostram isso, mas eu quero focar nesse momento em Efésios 2 por causa da riqueza desse texto em nos mostrar o papal fundamental de Cristo em nossa salvação.*
Cristo é o fundamento da nossa fé. Nossas obras são reflexo de nossa salvação. O versículo 10 desse mesmo capítulo nos diz que “fomos criados em Cristo Jesus para as boas obras”. Não fomos criados em Cristo por causa das boas obras, mas criados Nele PARA as boas obras. É por isso que Tiago 2:17 diz que “a fé sem obras é morta”. As obras são reflexos da nossa salvação. Os frutos mostram que uma árvore está viva. Não são os frutos que dão vida à árvore. Mas são eles que nos mostram que a árvore está viva.
Se a nossa salvação está fundamentada em Cristo, quão seguros podemos estar em relação a isso? Hebreus 13:8 diz que Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Ele não muda. Quem garantia a sua salvação quando você foi salvo ainda o garante hoje, pois Ele não muda.
Um outro ponto importante é nos lembrarmos que, apesar da nossa nova natureza em Cristo, ainda temos nossa carne, com a qual lutamos e combatemos. Todos nós pecamos. Paulo relata em Romanos 7 a luta entre sua nova natureza em Cristo e sua carne. Paulo sabia (como todo cristão que é honesto consigo mesmo) que continuamos pecando. A diferença é hoje nós lutamos contra isso, na busca da mortificação de nossa carne. Antes vivíamos no pecado e isso não era incomodo. Paulo dá graças a Deus por Jesus Cristo, pois é por causa Dele que não existe nenhuma condenação para nós. Mesmo quando pecamos.
Assim, podemos responder ao questionamento dos meus amigos: se eu for encontrado pecando na hora da morte/volta de Cristo, o que acontecerá comigo?
Se você é salvo em Cristo, vai acontecer com você o mesmo que aconteceria se você fosse encontrado não pecando naquele momento, porque a sua salvação não está fundamenta em você mesmo, mas sim em Cristo. Se você é cristão, se realmente foi salvo pela graça maravilhosa de Deus, você tem a garantia Daquele que nunca muda (Hebreus 13:8). Se você é cristão, você não vai viver um estilo de vida pecaminoso (1 João 3:4; não estou sendo licencioso com o pecado aqui, se você vive um estilo de vida pecaminoso, você não cristão. O cristão verdadeiro luta contra o pecado mortificando a sua carne. Mas a motivação é diferente. Ele faz isso não para ser salvo, mas porque ele é salvo), mas vai eventualmente pecar. Se nossa salvação dependesse de nossa boa conduta, mesmo depois de salvos, estaríamos irremediavelmente perdidos.
Por isso, se você realmente é salvo (faça o teste aqui), você pode ter certeza que a fundamentação da sua salvação é inabalável. E mesmo que, na infelicidade de no momento da sua morte ou da volta de Cristo, você tenha pecado, estará coberto pela graça maravilhosa de um Deus mais do que amoroso, que o trouxe para perto de Si mesmo em Jesus Cristo.
Como disse Paulo “Graças a Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor!”

*Essa história toda me lembrou a conversa que eu tive uma vez com uns missionários mórmons que está gravado em vídeo. Você pode assisti-lo aqui. Em um dado momento da conversa, falando sobre salvação, eu perguntei para o missionário qual era o papel de Cristo na salvação do ser humano e ele me respondeu com uma pergunta que me deixou perplexo: “como assim?” Esse foi uma das comprovações que mormonismo infelizmente não é o mesmo que cristianismo.