O Inferno é uma doutrina importante do Cristianismo que parece desalentar tanto cristãos quanto não cristãos. Em um post recente no blog, eu contei a história de uma mulher que está profundamente perturbada pela existência do inferno. Não é possível dar um tratamento exaustivo para esse assunto em um post de blog, mas eu gostaria de tentar responder algumas questões básicas sobre o inferno.

Pergunta 1: Deus manda as pessoas para inferno contra a vontade delas?
Resposta 1: Não. Aqueles que vão para o inferno depois da morte tomaram uma decisão consciente de rejeitar o conhecimento, a luz de Deus que foi oferecida a eles enquanto estavam vivos.

Pergunta 2: Aqueles que estão no inferno buscam escapar de lá?
Resposta 2: Não. O inferno é o que eles desejam, um lugar onde eles podem estar longe de Deus e seguir seus próprios desejos. Eles podem não gostar dos aspectos do inferno, mas eles preferem reinar no inferno do que se submeter no céu.

Pergunta 3: Deus tortura aqueles que estão no inferno?
Resposta 3: Não. Se estamos pensando em Deus infligindo tortura física, como um guarda de um campo de prisioneiros, a resposta é não. O tormento que aqueles que estão no inferno sofrem é a falta de um relacionamento com Deus. Já que todos os seres humanos foram feitos para esse relacionamento, então aqueles sem isso irão certamente sofrer. Esse tormento será terrível e algo que ninguém gostaria de experimentar, mas aqueles que estão no inferno desejam algo que é impossível para Deus dar – felicidade sem Deus.

Pergunta 4: Existe alguma chance das pessoas que estão no inferno se arrependerem?
Resposta 4: Não. A porta está fechada por dentro. Deus conhece minuciosamente cada coração humano, e Ele sabe que aqueles que estão no inferno nunca iriam se arrepender, não importa o quão evangelizadas fossem. O inferno é o lugar onde Deus confirma a escolha dessas pessoas que O rejeitaram, uma rejeição que eles manterão para sempre.

Pergunta 5: É justo que aqueles que estão no inferno fiquem lá para sempre?
Resposta 5: Sim. Lembre-se, eles rejeitaram Deus para sempre, então sua separação de Deus deve ser para sempre.

Pergunta 6: O inferno é uma punição para aqueles que estarão lá?
Resposta 6: Sim. No sentido que as pessoas que estão no inferno estão lá por causa de seus atos pecaminosos, então é uma punição. Elas recebem o que mereceram pelos seus atos.

Pergunta 7: Aqueles que estão no inferno podem ser reabilitados?
Resposta 7: Não. Porque eles nunca irão se arrepender de sua rejeição de Deus, eles não podem ser reabilitados.

Pergunta 8: Deus enviará para o inferno alguém que não merece ir pra lá?
Resposta 8: Não. Deus é o padrão absoluto de justiça, então é impossível para Deus fazer algo injusto. Seria a maior de todas as injustiças se Deus enviasse para o inferno alguém que o amaria livremente, portanto aqueles que estão no inferno estão lá de forma justa. Nenhum erro cometido.
Eu sei que essas perguntas e respostas breves somente arranham a superfície, mas essas são algumas das perguntas mais comuns que eu recebo. Espero que sejam úteis pra você.