Parece que toda páscoa um ataque é feito contra a história da ressurreição. Alguns anos atrás o Código DaVinci de Dan Brown causou um agito. Depois do Código DaVinci, o evangelho de Judas foi usado para mostrar que a história de Jesus era falsa. Mais recentemente, James Cameron, do famoso Avatar, produziu A Tumba da Família de Jesus (2007), que questionava o túmulo vazio. Cada tentativa de desaprovar o Jesus do Novo Testamento falhou vergonhosamente. Na verdade, não existe nenhum evidência por aí que desaprova a ressurreição de Jesus.

O Novo Testamento foi escrito de uma maneira que convida ao questionamento. O apóstolo Paulo até mesmo convidou as pessoas de seu tempo para examinar as evidência (1 Cor. 15:6). O cristianismo não se intimida com a investigação, mas de fato a encoraja (1 Tess. 5:21). Em relação à ressurreição, Paulo afirma, "se Cristo não ressuscitou, nossa pregação é em vão e assim também é nossa fé (1 Cor. 15:14). Paulo entendeu que uma fé cega em Jesus simplesmente não sobreviveria a uma ataque contra a ressurreição.

Por 2000 anos, vários ataques à ressurreição aconteceram. A maioria dos ataques ocorreram nos últimos séculos dos cristianismo. Nenhum ataque desaprovou a história da ressurreição, porque os ataques nunca responderam as evidências cumulativas a favor da ressurreição. Quais evidências para a ressurreição existem?

1. Existiam profecias sobre o nascimento, vida e o tipo de morte que Jesus experimentaria.
2. O próprio Jesus predisse sua ressurreição (Mat. 26:61, Mat. 16:4).
3. O túmulo conhecido foi encontrado vazio três dias depois.
4. Jesus apareceu para muitos.
5. Jesus primeiro apareceu para mulheres.
6. A vida transformadas daqueles que encontraram o Jesus ressurreto.
7. O céticos em relação a Jesus se tornaram seus seguidores (João 7:3-5, Atos 8:3).
8. A igreja começou no centro do Judaísmo.
9. A história da ressurreição era recente (1 Cor. 15:3-8).

Muitos histórias alternativas para a ressurreição de Jesus foram apresentadas nos últimos anos, mas nenhuma tem respondido satisfatoriamente à história da ressurreição. Por que? Assim como tudo que é acreditado como verdade, é necessária haver evidência explicativa suficiente para dar suporte para uma afirmação. Dois mil anos depois da ressurreição, somente uma história consegue se encaixar nas evidências e essa é a história da ressurreição corpórea de Jesus dos mortos. Paulo corretamente demonstra a importância da ressurreição ao dizer que, se Jesus não ressuscitou, todos os que acreditam nele são seguidores de uma falsa crença patética (1 Cor. 15:19). Paulo e outros acreditam nas evidências e não estavam interessados em desilusões.

A ressurreição passou pelo teste do tempo e da razão. Considerando as evidências, não existe um conjunto compreensivo de explicações que respondam amplamente a história da ressurreição além dos documentos do Novo Testamento. A história da ressurreição do Novo Testamento mostra que ela se encaixa nas evidências de uma forma compreensiva combinando com a verdade da morte, sepultamento e ressurreição de Jesus.