1. Os Cristãos precisam começar a usar linguagem cognitiva e não somente linguagem da fé.

Os Cristão precisam usar termos relativos ao conhecimento, evidência, razão e pensamento, em adição à linguagem relativa a um coração tenro e relativa à fé. A Bíblia usa mais a palavra “conhecimento” do que a palavra “fé”. Os Cristão devem se tornar confortáveis com a idéia de sermos uma comunidade de pessoas instruídas e pensativas. Um Cristão pode ser instruído sem ser pretensioso ou arrogante.

Se o conhecimento “estufa”, a solução não é IGNORÂNCIA. A solução é HUMILDADE.

2. Os cristãos precisam ser ensinados em como argumentar pela fé e defender sua fé. Os Cristão precisam ser ensinados porque eles acreditam no que eles acreditam.

3. Os Cristãos precisam restaurar uma visão de Jesus Cristo como um intelectual; como uma pessoa inteligente e pensativa com conhecimento da realidade – em adição à sua santidade. Os Cristãos devem restaurar o valor da vida da mente na comunidade cristã.

A separação com a sociedade contemporânea é fundamentalmente um choque de visões de mundo – entre aqueles que acreditam em um Deus transcendente e aqueles que acreditam que ciência é o único caminho para a realidade e o mundo físico é tudo o que existe

Nesse contexto, os Cristãos não podem arcar com a propagação de nossa religião baseada na afirmação que funciona, que fala ao coração e que você deve acreditar nela com um ato de fé cega. Os Cristãos devem restaurar a nossa mensagem como baseada no conhecimento da realidade. Uma pessoa pode saber que Deus existe – ela não precisa apenas acreditar que Ele existe.

Adaptado de uma mensagem entitulada Love Your God with All Your Mind /Ame o Seu Deus com toda a sua mente/

O Cristão espiritualmente maduro é uma pessoa sábia. E uma pessoa sábia tem a experiência e as habilidades necessárias para viver uma vida exemplar e para abordar os assuntos atuais de uma forma responsável, atrativa e que traz honra a Deus. A sabedoria é fruto de uma vida de estudo e desenvolvimento da mente. Sabedoria é a aplicação do conhecimento ganho através do estudo tanto da Sua Palavra quando da Sua verdade revelada na criação. Se vamos ser sábios, pessoas espirituais preparadas para ir de encontro com a crise de nossa era, devemos ser uma comunidade que estuda e aprende, que valoriza a vida da mente. Claramente, para se tornar espiritualmente formada em Cristo – uma pessoa sábia – requer que sigamos os ensinos de Cristo nessa área crítica – e foi Ele quem nos ensinou a amar o Senhor nosso Deus com toda nossa mente (conhecimento).

(Dr J.P. Moreland, Love Your God With All Your Mind, /Ame o Seu Deus com toda a sua mente/ 1997, p. 39)