“O mito secular continua com um cenário desenhado pelo historiador do século 18 Edward Gibbon:  O Cristianismo destruiu civilizações clássicas e trouxe a Idade das Trevas. A civilização escapou da Idade das Trevas somente com a ascensão do homem renascentista e da ciência. O pensamento secular ajudou a chacoalhar os grilhões da religião e criou o mundo moderno. Hoje, somente os vestígios da religião organizada previnem a humanidade de alcançar seu completo potencial.   Ajudando a “vender” esta história está a promessa que o secularismo irá finalmente permitir total liberdade pessoal, especialmente na área da sexualidade. Esse é um ponto que [Christopher] Hitchens afirma explicitamente ao final de sua “jeremiado” Deus Não é Grande.

“. . . As boas novas para o teísta cristão é que a história de Hitchens é simples ao ponto de ser simplista e os cristãos tem uma história melhor para contar. A história básica é a seguinte: a combinação da filosofia grega e o cristianismo gerou a cristandade, que produziu a maioria das coisas boas do nosso mundo. A cristandade cria um ambiente tanto para a razão quando para o sentido. Ela balanceia lei e liberdade. Torna o amor o motivo central para as ações humanas e um Deus racional o alvo desse amor.

“Enquanto os cristãos muitas vezes falham, a idéias básicas da cristandade continua puxando a humanidade de volta da beira do tiranismo completo e do caos social ruinoso. A falha cristã cria  secularistas, que muitas vezes servem como críticos internos úteis das inconsistências cristãs. Os secularistas modernos muitas vezes fazem contribuições subsidiárias úteis e importantes para as instituições originadas por cristãos, como hospitais e universidades.

“No pior dos casos, os evangelistas secularistas são cínicos destrutivos vivendo parasitariamente dentro de estruturas com origens cristãs e minando as bases filosóficas e teológicas para sua existências.”

John Mark Reynolds em Against All Gods: What’s Right and Wrong about the New Atheism, 102-103. / Contra todos os Deuses: O que está Certo e o que está Errado com o Novo Ateísmo /

Postagem original Cloud of Witnesses