Sair de casa, ir para a rua, abordar um completo estranho para falar sobre um dos assuntos mais controversos do mundo: religião... Não parece uma idéia muito agradável não é verdade? Bom, pelo menos para a maioria das pessoas, certamente não é.
Então a pergunta que se faz é: por que eu deveria fazer isso? Por que sair de casa, do meu conforto, de estar somente entre os meus amigos e irmãos, em um lugar seguro, para colocar minha fé à prova?
Eu gostaria de oferecer alguns “por ques”, três pensamentos que juntos podem te motivar a sair de sua zona de conforto, pegar sua varinha e se prontificar para pescar almas. Mas antes, só quero deixar bem claro que essa não é a única forma de evangelismo. Não somente o sair especificamente para isso. Mas também trazer o evangelismo para seu dia-a-dia. No trabalho, na família, na escola, na internet, na igreja (tem muita gente não salva frequentando as igrejas, não se esqueça disso).
Por que evangelizar?


Para adorar a Deus
Muitas pessoas não pensam no evangelismo como uma forma de adoração, mas quando nós levamos a palavra do Reino para esse mundo, estamos declarando os preceitos do Senhor, as boas novas, o ano aceitável do Senhor (Lucas 4:18-19). Estamos declarando que um Deus Todo Poderoso ama pecadores imundos como nós e que Ele está pronto a perdoar nossos pecados. Ele está pronto a nos regenerar, a nos tornar Seus filhos. O milagre da salvação traz glória à Deus, através de seus vasos de misericórdia (Romanos 9:23). Se criar o Sol já é um milagre incrível, perdoar e salvar um pecador imundo que é Seu inimigo é um milagre ainda maior (Romanos 5:10). Além disso, existe alegria juntos aos anjos de Deus quando um pecador se arrepende (Lucas 15:10). A Bíblia também nos diz que tudo o que fazemos, devemos fazer para a glória de Deus (1 Coríntios 10:31). Portanto, se você quer adorar a Deus em sua plenitude, evangelize o perdido e deixe a glória de Deus se manifestar na salvação.

Para obedecer o Nosso Senhor
Jesus foi bastante explícito em suas últimas palavras: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações” (Mateus 28:19); “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15); “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas” (Atos 1:8). Jesus disse que aquele que O ama, guarda seus mandamentos (João 14:15). Jesus deus um mandamento muito específico para todos nós. Não somente os apóstolos ou os discípulos que viram Jesus. Foi para todos nós. Tanto isso é verdade que Paulo disse “Como pois invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? assim como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam coisas boas!” (Romanos 10:14-15, por isso nossos pés são “descalços”). Se você ama ao Senhor, você vai querer agradá-lo, não para alcançar algo, mas porque você o ama e Ele é digno. E se você o ama, você vai querer levar o evangelho da salvação para aqueles que necessitam.

Por amor às almas
Você sabia que todo o dia mais 150 mil pessoas morrem? E milhares delas sem a salvação em Jesus Cristo? Existe um senso de urgência na mensagem pregada pelos apóstolos porque eles sabiam que o que estava em jogo era o destino eterno das pessoas. O destino dos perdidos te preocupa?
Spurgeon uma vez disse: “Você não tem preocupação com a salvação de almas? Então, você também não é salvo, tenha certeza disso”. Eu concordo com Spurgeon. Se nós realmente amamos a Deus, também iremos amar aqueles que são objeto de seu amor. Quando lembramos que nós também estávamos entesourando para nós mesmos para o dia da ira (Romanos 2:5) e Deus nos salvou, isso deveria trazer um temor em nosso coração em relação às almas. Por favor, não endureça seu coração para isso. Todos nós vamos prestar contas à Deus por todas as coisas, incluindo o evangelismo que fizemos ou não fizemos (Ezequiel 3:18-21).

Aí está. Três bons motivos para compartilhar sua fé. Se você precisa de motivação, eu espero que esses três pontos façam o trabalho.

Sempre que começo a desanimar quanto a manter um estilo de vida evagelístico, eu me lembro que eu quero glorificar a Deus, obedecer ao Senhor e amar as almas. Quando todas essas coisas são colocadas em perspectiva, eu me sinto mais motivado para cumprir com a grande comissão.

E eu espero que ajude você também.