Sunday, May 30, 2010


Por DOUGLAS GROOTHUIS

Kenneth Samples em Without a Doubt /Sem Dúvida/ (Baker, 2004) resumiu apropriadamente dez maneiras nas quais a crença cristã cria um ambiente favorável para a investigação científica. (Eu os modifiquei um pouco.)

1. O universo físico é uma realidade objetiva, que é ontologicamente distinto do Criador (Gênesis 1:1, João 1:1).

2. As leis da natureza demonstram ordem, padrão e regularidade, pois são criados por um Deus ordeiro (Salmo 19:1-4).

3. As leis da natureza são uniformes em todo o universo físico, uma vez que Deus o criou e providencialmente o sustenta.

4. O universo físico é inteligível porque Deus nos criou para conhecê-Lo, conhecer a nós mesmos e todo o resto da criação. (Provérbios 8 e Gênesis 1-2 ).

5. O mundo é bom, valioso e digno de um estudo cuidadoso, porque foi criado com um propósito por um Deus perfeitamente bom (Gênesis 1). Os seres humanos, como os portadores da imagem original de Deus, foram criados para discernir, descobrir e desenvolver a bondade da criação para a glória de Deus e a promoção humana através do trabalho. O mandato da criação (Gênesis 1:26-28) inclui a atividade científica.

6. Porque o mundo não é divino e, portanto, não é um objeto apropriado de adoração, pode ser um objeto de estudo racional e de observação empírica.

7. Os seres humanos possuem a capacidade de descobrir a inteligibilidade do universo, pois somos feitos à imagem de Deus e fomos colocados na terra para desenvolver suas potencialidades intrínsecas.

8. Porque Deus não revela tudo sobre a natureza, a investigação empírica é necessária para distinguir os padrões de Deus estabelecidos na criação.

9. Deus encoraja, até mesmo impulsiona, a ciência através de seu imperativo para o homem de ter domínio sobre a natureza (Gênesis 1:28).

10. As virtudes intelectuais essenciais para a realização do empreendimento científico (estudo, honestidade, integridade, humildade e coragem) fazem parte da lei moral de Deus (Êxodo 20:1-17).

Enquanto o cristianismo e a ciência tiveram suas brigas, não há nada inerente à cosmovisão cristã que a torne inimiga da ciência corretamente entendida.

Tradução: Pés Descalços

Posted on Sunday, May 30, 2010 by Maurilo e Vivian

No comments

Wednesday, May 26, 2010


“Você sempre usa o mesmo exemplo” é uma frase típica da minha esposa na volta pra casa após a ministração do nosso curso de evangelismo em alguma igreja. E é verdade, eu preciso arrumar um exemplo melhor. Mas até lá, vou continuar usando esse mesmo exemplo em nossos cursos, porque ele é característico de uma resposta comum quando se fala de evangelismo na igreja.
Ora, que exemplo é esse, você está se perguntando. Deixe-me explicar.
Um belo dia, alguns anos atrás em uma igreja evangélica conhecida à qual fazíamos parte, estávamos conversando com uma amiga filha de pastor sobre evangelismo (o que mais existe pra conversar?) e a convidamos para sair com a gente e pregar o evangelho.
Algo aconteceu.
Gostaria de ter as habilidades literárias necessárias ou mesmo o talento para descrever o rosto de nossa amiga. Ela empalideceu. Ficou sem cor. Seus olhos pareciam ter fugido para algum lugar muito distante, temendo que algo terrível acontecesse com ela. Eu nunca vi uma expressão de medo tão grande por causa de uma única frase. E a resposta que ela me deu me permitiu entender o porque de tanto medo: “eu nunca fiz evangelismo”, ela disse, “não sei o que dizer”. Relembrando, ela era filha de pastor. “Quanto tempo você é cristã”, e tive como resposta “toda a minha vida, mas nunca fiz evangelismo”.
Infelizmente essa é uma resposta muito comum quando convidamos as pessoas para colocarem sua fé em prática e cumprir o mandamento de pregar o evangelho. Muitos ficam com medo porque não sabem o que dizer. Tanto na hora de abordar uma pessoa, quanto na hora de apresentar o evangelho e também na hora de defendê-lo. Eu entendo tudo isso e possuo uma certa simpatia pelos irmãos que se sentem aterrorizados pela idéia de evangelizar. Mas esse medo é irracional e posso mostrar isso com algumas considerações.
Já abordamos a questão da abordagem (eu falei que faltavam habilidades literárias) em um post anterior. Não vou voltar nesse assunto, mas só quero dizer que é uma das principais barreiras ao evangelismo. Uma vez vencida, tudo daí em diante segue relativamente bem. Leia dois posts importantes sobre isso que vão te ajudar a vencer essa barreira. O primeiro é Diário de um evangelista: abordagem e o outro Dica de Evangelismo: ganhando sempre. Vença essa barreira e você vai ter resolvido 80% dos seus medos de evangelismo.
Vamos agora falar sobre os dois outros pontos que geram medo na hora de evangelizar.
Como apresentar o evangelho?
Essa é uma pergunta estranha. Na verdade, ela é comum, mas se bem analisada, ela é estranha. Se uma pessoa que se diz cristã não sabe apresentar o evangelho, é porque ele também não foi apresentado para ela. E isso é facilmente comprovado empiricamente. Vá para uma igreja evangélica qualquer, escolha aleatoriamente um membro qualquer dessa igreja e peça para que ele de uma explicação do que é o evangelho. Existe uma enorme chance que você receba uma resposta medíocre. Para dizer o mínimo. Eu já fiz isso algumas vezes e os resultados quase sempre foram os mesmos.
Seja como for, o evangelho é simples. Se você tem alguma dificuldade em apresentá-lo, lembre-se do seguinte: Deus criou o homem para ter um relacionamento conosco. Mas nós pecamos (mentira, roubo, blasfêmia e tantas outras coisas) e isso trouxe separação entre o homem e Deus. Não só isso, mas Deus separou um dia para julgar a humanidade e todos aqueles que forem considerados pecadores (ou seja, todos nós), serão condenados a pagar por seus pecados, recebendo a justa ira de Deus sobre eles. Mas Deus eu seu grande amor, enviou seu Filho Jesus Cristo para viver uma vida perfeita por nós e morrer na cruz em nosso lugar, recebendo a ira de Deus e disponibilizando assim a salvação para todos aqueles que se arrependerem de seus pecados e colocarem sua fé em Jesus Cristo. Esse é um bom resumo do evangelho. Simples assim. Claro, nada disso é simples, mas se você guardar essas informações poderá compartilhar o evangelho de forma simples e efetiva. Também recomendo o nosso Manual de Evangelismo, que pode ser baixado gratuitamente e é uma ferramenta maravilhosa para aqueles que querem realmente aprender a evangelizar.
E a última grande questão: e seu eu tiver que defender a nossa fé? E se eu encontrar alguém que sabe mais que eu, que é de outra religião, ou alguém fizer uma pergunta que eu não sei responder?
A resposta é simples: diga que não sabe, se realmente não souber. Diga que vai pesquisar sobre isso, que responde depois.
Mas você pode melhorar essa resposta. Algumas semanas atrás postamos sobre a Tática Columbo, que é uma maravilhosa tática que sempre me ajuda na hora de analisar as idéias concorrentes com o cristianismo que nos são apresentadas. Especialmente quando não sabemos a resposta.
Agora, leia isso com muita atenção: eu tenho um treinamento avançado em apologética. Ele me é muito útil e quero continuar sempre melhorando nisso, com a ajuda do Espírito Santo. Mas poucas vezes tive que usar de artilharia apologética pesada. Poucas vezes alguma pergunta mais complexa foi feita e nenhuma vez uma pergunta ficou no meio do caminho impedindo o evangelismo. Nenhuma vez!
Portanto, não deixe com que isso seja um impedimento. Prepare-se, estude, aprenda. Mas não fique esperando o dia que você for um mestre da apologética para finalmente sair para compartilhar sua fé. A prática é fundamental no aprendizado. Eu digo isso por experiência própria.
Portanto, vá e vença seus medos.

Posted on Wednesday, May 26, 2010 by Maurilo e Vivian

8 comments

Saturday, May 22, 2010


"Teologia é para todo mundo. Na verdade, todo mundo precisa ser um teólogo. Na verdade, todo mundo é um teólogo – de um tipo ou de outro. E aí está o problema. Não existe nenhum problema e se ser um teólogo amador um teólogo profissional, mas existe um grande problema em ser um teólogo ignorante ou ruim".
Dr. Charles Ryrie

Posted on Saturday, May 22, 2010 by Maurilo e Vivian

No comments

Um dos mais excelentes livros para uso no estudo e evangelização de Testemunhas de Jeová é o livro "As Testemunhas de Jeová refutadas versículo por versículo. Ainda estou para achar um livro tão útil quanto esse.
Abaixo você pode ler o livro em sua versão on line ou pode baixá-lo para seu computador.
O mais legal é que essa edição é: legal, pois David A Reed liberou os direitos para publicação na internet.
Leia. Releia. Estude. E coloque em prática.

Posted on Saturday, May 22, 2010 by Maurilo e Vivian

2 comments


Somente 2% desse grupo de jovens "curtiu" Jesus no Facebook?!? Por quê?????

Posted on Saturday, May 22, 2010 by Maurilo e Vivian

No comments


Eu estava lendo Estudo Perspicaz das Escrituras e cheguei na parte sobre a ressurreição. E percebi que existe uma falha terrível no raciocínio da Torre de Vigia (novidade) que se for percebido pelos seguidores dessa religião, pode fazer com que muitos deles caiam fora do barco religioso. O interessante é que muitos não percebem essa falha. Alguns porque estão tão ocupados com a quantidade absurda de leitura e respostas automáticas (as respostas já estão enumeradas nas literaturas) que não tem tempo de raciocinar sobre o que estão lendo. Outros, porque não se pode questionar o corpo governante. Se falaram que é assim, é assim. Se falarem que vacina é prejudicial à saúde, todos vão aderir. Ah, isso já aconteceu. Deixa pra lá. Mas outros simplesmente não percebem essa falha porque falta capacidade cognitiva para isso, seja porque nunca a tiveram, seja porque a leitura em excesso da Sentinela levou a esse estado atrofiado.
Minha tese é simples e responde à pergunta desse post, que é “existe esperança para as Testemunhas de Jeová que morrerem antes do Armagedom?'' Minha tese é: não! Todas as Testemunhas de Jeová que morreram antes do Armagedom não possuem qualquer tipo de esperança. A bem da verdade, todas vão ter exatamente o mesmo destino daqueles que não são Testemunhas de Jeová. Também terão o mesmo destino dos apóstatas e dos mais terríveis dos seres humanos. A bem da verdade, eles serão tratados por Jeová da mesma forma como Jeová tratou Hitler, Mao Tse-tung, Stalin e tantos outros. E todas essas afirmações estão sendo feitas com bases nos próprios escritos da Torre de Vigia. Na verdade, eu estou utilizando o Estudos Perspicaz das Escrituras (EPE), o livro mais parecido com teologia sistemática para uma Testemunha de Jeová (eles não gostam de usar a mesma terminologia do cristianismo, é parte da formação de identidade quando se cria uma seita) e uma edição da revista A Sentinela.
Vamos então explorar o texto e ver como essa afirmação (não há esperança para eles) é uma conclusão lógica dos ensinos da Torre.
Começando com a frase a seguir, retirada de EPE, volume 3, página 436: “Por todas as Escrituras torna-se evidente que não existe nenhuma 'alma imaterial' separada e distinta do corpo. A alma morre quando o corpo morre. Até mesmo sobre Jesus Cristo está escrito que 'esvaziou a sua alma até a própria morte'. Sua alma estava no Seol. Durante esse período, ele não existia como alma ou pessoa. (Is 53:12; At 2:27; compare isso com Ez 18:4; veja ALMA.) Por conseguinte, na ressurreição, não há uma nova junção da alma com o corpo.”
Segundo essa declaração, é crença da Torre de Vigia que quando uma pessoa morre, não apenas seu corpo morre, mas também a alma. A pessoa deixa de existir. Totalmente. Não existe mais nada que possa ser considerado como pessoa. Inclusive a alma. Ou espírito. Absolutamente nada sobrevive à morte. As Testemunhas de Jeová acreditam tão piamente nisso que chegam a ponto de alegar que mesmo Jesus Cristo deixou de existir pelo tempo que se passou entre sua morte e ressurreição. Apesar de ser uma crença contrária às Escrituras (vou tentar escrever sobre isso com mais detalhes em outro momento), vamos aceitar essa crença como se fosse verdadeira por causa do argumento que está sendo apresentado. É nela que a falha reside.
Uma crença também importante das Testemunhas de Jeová é que o próprio Jeová irá ressuscitar aqueles que morreram antes do Armagedom (todos aqueles que eram Testemunhas de Jeová fiéis, além dos que morreram antes do surgimento da Torre de Vigia e mais algumas pessoas). Mas se a pessoa deixou de existir, como então poderá Jeová ressuscitá-las? O parágrafo seguinte de EPE explica essa dúvida:
“Mas será que o velho corpo é reajuntado na ressurreição? Ou trata-se duma réplica precisa do corpo anterior, feita exatamente como era quando a pessoa morreu?...
...Os celestiais recebem um corpo espiritual, pois apraz a Deus que tenham corpos apropriados para o meio ambiente celestial. Mas, àqueles a quem Jeová se agrada em levantar para uma ressurreição terrestre, que corpo Ele lhes dá? Não poderia ser o mesmo corpo, tendo exatamente os mesmos átomos. Se um homem morre e é sepultado, o seu corpo, mediante o processo de decomposição, converte-se em substâncias orgânicas que são absorvidas pela vegetação. Pessoas talvez comam tal vegetação. Os elementos, os átomos daquela pessoa original, acham-se agora em muitas outras pessoas. Na ressurreição, é óbvio que os mesmos átomos não podem estar na pessoa original e em todas as outras, ao mesmo tempo".
Segundo EPE, aqueles que forem ressuscitados no Armagedom não receberão o mesmo corpo, uma vez que aquele foi destruído. Nem mesmo os átomos poderão ser o mesmos. Portanto, é criado um novo corpo para os ressuscitados. Mas isso impõe uma questão interessante: se a alma é igual a vida que é igual ao corpo (no sentido que se um morre, o outro morre, se um deixa de existir o outro deixa de existir) e o corpo antigo foi destruído (assim como a alma) e um novo corpo, com nova vida (e nova alma, por assim dizer) está sendo criada, não seria essa pessoa uma nova pessoa? Como poderia essa nova pessoa que está sendo ressuscitada/criada a mesma pessoa que deixou totalmente de existir no momento da morte? Lembre-se que não existe uma alma/espírito que será introduzida nesse novo corpo. Tudo isso deixou de existir. Aquela pessoa não existe mais. Nenhuma traço dela existe mais. Já que corpo é igual a alma, novo corpo não seria o mesmo que nova alma?
Existe uma tentativa de resposta a esse questionamento na revista A Sentinela de 1 de Abril de 1999, página 18, parágrafo 17:
“Visto que Jeová Deus é infinito em sabedoria e tem memória perfeita, ele pode facilmente ressuscitar alguém. Para ele não é problema lembrar-se do padrão de vida dos falecidos — de seus traços de personalidade, da sua história pessoal e de todos os pormenores da sua identidade”.
A resposta para a questão é simplesmente a seguinte: Jeová irá recriar todos os traços de personalidade da pessoa falecida. Suas memórias, sua história pessoal, sua personalidade, “todos os pormenores da sua identidade.”
É uma boa resposta. Mas que se levada a sério, implica em uma conclusão bastante óbvia: esse novo ser é uma nova pessoa. Não é a mesma. É uma cópia melhorada, mas ainda assim não é a mesma pessoa. É um novo corpo, melhorado, com uma cópia das memórias da pessoa antiga. Mas ainda assim é uma nova pessoa. Não existe continuidade da vida antiga para a nova vida. Como nada daquela pessoa sobreviveu, não existe um material básico sobre o qual a nova vida é constituída. Tudo é absolutamente novo. O corpo “ressuscitado” na verdade deveria ser chamado de clonado, pois é basicamente a mesma coisa. Jeová usa sua memória para recriar a nova pessoa. Tanto o físico quanto a alma. Tudo do zero.
Para ilustrar de forma mais clara toda essa situação: imagine que eu sofra um acidente que me deixe em estado de coma e com poucos dias de vida. E nesse cenário imaginário, a ciência avançou o suficiente para ser capaz de clonar meu corpo exatamente como ele está. Não só isso, também é capaz de gravar em um HD cada uma das minhas memórias, meus pensamentos, tudo o que eu aprendi. Ou seja, cada pormenor da minha identidade, de forma perfeita.
Após gravar todos esses dados e copiar meu DNA, eu vou a óbito. Os cientistas então fazem um clone a partir do meu DNA e transferem todo o conteúdo da HD para o cérebro desse meu clone. Quando ele é despertado, ele pensa, age e reage como eu reagiria nas situações que se apresentassem. Esse meu clone acreditaria piamente que era eu. Mas isso levanta a pergunta: esse clone seria eu? Ou seria uma outra pessoa, com todas as minhas características?
A única conclusão lógica é que é uma nova pessoa, ainda que acreditasse ser eu. Eu deixei de existir. Não experimento mais nada nessa vida. Me clone “pegou o bastão”, por assim dizer, da minha vida da onde eu larguei. Mas é ele quem está vivendo agora, não eu.
E é por esse processo de clonagem que as Testemunhas de Jeová trabalham diligentemente. Todas aquelas que morrerem antes do Armagedom deixarão de existir. Jeová, de acordo com as suas crenças, irá criar um clone de cada uma. Mas será esse clone que irá desfrutar dos benefícios da vida eterna na terra. Não será a pobre Testemunha de Jeová que trabalhou tanto por sua salvação que irá viver para sempre. Será outra pessoa.
Por isso que eu posso afirmar confiantemente, com base nos próprios escritos da Torre de Vigia que não existe esperança para as Testemunhas de Jeová que morrerem antes do Armagedom. Elas trabalham para que uma outra pessoa, um outro ser humano desfrute no futuro.
Elas trabalham em vão.

Ps: para sorte das Testemunhas de Jeová, os ensino bíblico sobre a alma e vida após a morte é bem diferente do que é ensinado pela Torre de Vigia. Assim sendo, existe esperança para as Testemunhas de Jeová, desde que elas abandonem essa religião falsa e sejam salvas pelo verdadeiro Jesus Cristo, aquele que se revelou nas Escrituras. Leia o texto “A pergunta de um milhão de dólares” na lateral dessa página e você verá que existe uma esperança.

Posted on Saturday, May 22, 2010 by Maurilo e Vivian

1 comment

Wednesday, May 19, 2010

Nessas nossa última férias, compramos o Kindle, o leitor de livros digitais da Amazon.
Estava muito receoso em comprar esse equipamento porque ninguém que eu conheça tem um Kindle ou já usou um Kindle. E ele custa quase US$ 250, o que não é um investimento pequeno. Mas ainda assim resolvemos comprar.
E foi uma ótima decisão! Estou muito feliz com ele.
Baixamos alguns livros para ele e começamos a ler!
É muito fácil ler no Kindle, seja em casa, seja na rua. A tela é bem visível mesmo com luz do sol diretamente sobre ela. A mudança de páginas é bem tranqüila. O menu de navegação é bem intuitivo. E a conexão 3G por conta da Amazon facilita a compra em qualquer lugar, mesmo aqui no Brasil.
A única coisa que se deve tomar cuidado é que é fácil demais comprar um livro. Até sem querer. Eu acabei comprando uma biografia da Oprah Winfrey (credo) sem querer enquanto mostrava para minha cunhada o quanto é fácil navegar na loja do Kindle pelo próprio aparelho. Mas tá valendo. Mais um para livro pra ler.
Depois de um tempo, você meio que esquece que está lendo em algo que não é exatamente um livro. Ainda mais porque a tela nos dá uma sensação de livro.
Uma característica que para mim é fundamental é que ele tem leitor nativo para PDF. É só transferir o arquivo pelo cabo USB e ele abre com uma ótima visualização. Eu tenho milhares de arquivos em PDF e vai ser bem mais fácil ler agora do que ler no laptop. Especialmente na cama.
É necessário alguma fonte de luz para ler. Ele não tem luz própria. Mas nada que um abajur ou mesmo uma daquelas luzes de leitura portátil para resolver o problema.
Veja a foto do nosso Kindle com a capinha de couro que compramos para protegê-lo e deixá-lo mais discreto.




Posted on Wednesday, May 19, 2010 by Maurilo e Vivian

No comments

Tuesday, May 18, 2010

Veja abaixo o vídeo com a mensagem ministrada no culto de jovens da igreja Comunhão em Cristo, em 15 de Maio de 2010.

Evangelismo: é mesmo necessário?

Posted on Tuesday, May 18, 2010 by Maurilo e Vivian

No comments

Monday, May 17, 2010


No último dia 15 participamos de um culto de jovens em uma igreja que temos trabalhado de uma forma mais próxima no último mês. A igreja Comunhão em Cristo teve sua noite de louvor chamada “Correndo pra ti”. Foi um tempo muito bom. Tivemos duas bandas ministrando louvor em dois momentos diferentes. Também tivemos uma palavra do pastor Jefferson sobre a convicção do cristão em nossa sociedade.
A mim coube, como sempre, a tarefa de falar sobre evangelismo. E é uma das tarefas que eu mais gosto.
Tenho aprendido sobre o poder de se contar histórias. E resolvemos compartilhar a história do bombeiro negligente. É uma história que apresenta bem o estado atual da igreja em relação a evangelismo. Foi uma ministração legal (pelo menos para a gente). Falamos sobre a necessidade do evangelismo, mesmo para aqueles que mexem com adoração e louvor. É muito comum ministros de louvor não se envolverem com evangelismo por acharem que já fazem tudo o que é necessário. E isso não é verdade.
Uma coisa legal também foi que a igreja estava vendendo pastel na porta de entrada. Foi bom por dois motivos. Primeiro, porque a gente pode comer pastel (eu comi três, a Vivian eu não posso contar) e segundo porque muitas pessoas de fora da igreja entraram pra comprar pastel. É uma boa oportunidade para evangelismo e em breve faremos bom uso dessa oportunidade.
Esteja orando por esse ministério. Esses queridos irmãos em Cristo estão se empenhando na obra de ganhar almas e desejam de todo coração servir ao Senhor.
Sabemos que toda vez que cristãos se empenham nessa obra, Deus opera de forma maravilhosa. Mas também sabemos que são imediatamente trazidos para o campo de batalha espiritual. Eles vão precisar de nossas orações se querem ser sal da terra e luz do mundo aqui na Zona Norte. Orem por eles.
Veja abaixo as fotos do culto.





Posted on Monday, May 17, 2010 by Maurilo e Vivian

No comments


"Eu percebi que todos aqueles que são a favor do aborto um dia nasceram".
Ronald Reagan

Posted on Monday, May 17, 2010 by Maurilo e Vivian

No comments

Friday, May 14, 2010


Havia um capitão de um navio que era amado por sua tripulação. Todos os que trabalhavam para esse capitão tinham um profundo amor por ele e sempre estavam dispostos a agradá-lo.
Um dia, esse capitão recebeu um sinal de socorro vindo de um navio que estava naufragando. O capitão rapidamente mudou o curso do navio e o levou imediatamente para o local do naufrágio.
Ao chegar no local, era possível ver a terrível cena do desastre. Um navio em chamas naufragando e milhares de pessoas lançadas ao mar gelado. Gritos podiam ser ouvidos por toda parte. Era nítido que aqueles pessoas ainda podiam ser salvas e precisavam de ajuda imediata.
O capitão então chamou todos os seus tripulantes e em uma declaração inflamada convocou todos para que participassem intensamente na salvação daquelas vidas. Mas algo totalmente inesperado aconteceu.
Ao invés de fazerem aquilo que seu amado capitão estava pedindo, todos começaram a declarar seu amor e respeito pelo capitão, dizendo o quanto ele era bom e o quanto o amavam. E começaram a cantar canções em louvor ao capitão. Enquanto isso, muitos que estavam na água gelada sucumbiam à uma terrível morte por congelamento.

Essa é uma boa analogia da situação da igreja referente a evangelismo. Amamos nosso capitão, mas não estamos dispostos a prestar atenção naquilo que Ele diz e nos ordena fazer.

Posted on Friday, May 14, 2010 by Maurilo e Vivian

No comments

Tuesday, May 04, 2010


Caros amigos do blog:
Estaremos de férias pela próxima semana. Vamos descansar por uns dias, visitando alguns amigos em Dallas, no Texas e também Nova Iorque. Também vamos buscar equipamentos que vão nos ajudar na tarefa de evangelismo e pregação do evangelho.
Nesses dias dificilmente vamos atualizar alguma coisa aqui. Mas no Twitter é bem possivel.
Portanto, esteja orando por nós. Ore pela viagem, pela nossa segurança e também que Deus nos dê oportunidades para evangelizar o povo. Estamos levando as moedas com os 10 Mandamentos e também notas de um milhão de dólares.
Nós vemos em alguns dias.
Enquanto isso, aproveite para ler os posts antigos do blog. Tem muita coisa boa do ano passado.
Um grande abraço para todo mundo!


PS: apesar da foto de uma praia maravilhosa, não estamos indo para a praia... :(
Nossa, deu uma saudade de Punta Cana agora...

Posted on Tuesday, May 04, 2010 by Maurilo e Vivian

No comments

Bla, bla, bla. Greg Koukl dá um nó na cabeça distorcida de Deepak Chopra, o gura da Oprah.
Sempre tem algum idiota falando uma bobagem.
E é sempre bom ouvir Greg. Esse cara é inteligente.

Posted on Tuesday, May 04, 2010 by Maurilo e Vivian

No comments

Sunday, May 02, 2010

Não perca essa oferta!!!!!

Posted on Sunday, May 02, 2010 by Maurilo e Vivian

No comments


Quando minha esposa me informou que iria até o porque da Luz para fazer uma saída fotográfica com seus colegas do curso de fotografia, a primeira coisa que nos veio a cabeça foi: essa é uma ótima oportunidade para fazer evangelismo.
E foi o que decidimos fazer. Enquanto ela estaria tirando fotos do parque, eu tentaria abordar algumas pessoas e compartilhar o evangelho com elas. Levaria a nossa filmadora portátil, além do gravador de voz para tentar grava algum material que seria útil, tanto no blog quanto em nossos cursos.
Tudo pronto, chegou o grande dia. Fomos para o parque e uma sensação de apreensão começou levemente a tomar conta de mim. Um leve frio na barriga. Uma sensação estranha. Demos uma volta pelo local.
Próximo da entrada da pinacoteca, a Vivian encontrou seus colegas de curso e recebeu as instruções da professora. Enquanto isso, minha mente estava totalmente focada na abordagem. Como abordar as pessoas?
Engraçado que essa é a grande perguntar que todos me fazem. Pelo menos todos os que demonstram algum interesse em evangelismo. Como abordar uma pessoa? O que dizer? Como trazê-la para uma conversa espiritual?
Por mais experiência que alguém tenha no evangelismo, essas são questões que sempre vão acompanhar o evangelista.
Enquanto estava ao lado da Vivian ouvindo as instruções, comecei a colocar meus pensamentos no lugar. Orei para que Deus me desse a ousadia necessária para abordar as pessoas. Pedi para que ele me desse amor o bastante pelas almas para sair da minha zona de conforto e compartilhar o evangelho com elas. Clamei para que Ele me enchesse com a alegria do evangelho, com a alegria da salvação e que pudesse ter essa alegria como motivador para proclamar as boas novas.
O frio na barriga não sumiu. Na verdade, eu acho que nunca vai sumir. Existe uma batalha espiritual nisso tudo. E aquele parque é pesado espiritualmente. Podíamos ver muitas prostitutas, moradores de rua, pessoas desocupadas e coisas do tipo por todos os lados. O ar estava tão pesado, tão espesso que poderia ser cortado com uma faca. Tudo isso tem uma grande influência no evangelismo. Não estamos simplesmente indo fazer uma campanha de publicidade, ou falar sobre um produto legal. Não. Estamos entrando em uma batalha cósmica e antiga pelas almas de cada ser humano.
Como eu disse, o frio na barriga não sumiu. Mas uma coisa mudou. Meu desejo de compartilhar o evangelho. Ele aumentou. O Senhor trabalhou em meu coração e pela sua graça, me deu coragem para superar qualquer medo.
Assim que fomos para o local onde as fotos seriam tiradas, eu vi um senhor sentado na escada de um coreto. Imediatamente pensei: é ele. Vou falar com ele. Fui até o coreto, perguntei se podia fazer umas perguntas sobre eternidade para ele e se poderia gravar a conversa. Ele meio assustado disse que sim. Você pode ouvir o áudio desse evangelismo aqui.
Foi uma conversa muito boa. Eu fiquei feliz que não deixei que meus medos me paralisazem. Clamei ao Senhor por sua ajuda e Ele veio em meu socorro.
Mais tarde nesse dia, eu tentei conversar com um outro rapaz. Ele parecia que estava fazendo alguma coisa errada ou estava com medo de alguma coisa. Perguntei se podíamos conversar. Ele pareceu não me entender. Tentei novamente. Nada. Foi aí que percebi que ele não falava português. Ele estava ficando assustado. Parecia algum imigrante da América do sul. Tentei em espanhol, mas ele estava bastante assustado e meu espanhol ainda é muito limitado. Eu agradeci e fui embora. Ele também saiu dali.
Nem sempre tudo vai dar certo. Nem sempre nossos encontros evangelísticos vão funcionar. Nem sempre as pessoas vão querer falar conosco. Mas sempre seremos vencedores no evangelismo. Não importa o resultado. E temos essa promessa na Bíblia.
Mas só poderemos ter essa vitória quando saímos para compartilhar o evangelho. Enquanto estivermos fechados dentro de nossa zona de conforto, jamais iremos experimentar a libertação de nossos medos.
Portanto saia e vá servir ao seu Rei.

Posted on Sunday, May 02, 2010 by Maurilo e Vivian

1 comment


Era uma vez um homem chamado Felipe. Ele era um guia espiritual de uma comunidade emergente. Um dia ele decidiu ir em uma viagem. Então, ele o fez. Como ele estava caminhando ao longo da estrada, concentrando-se mais na viagem do que no destino, ele se encontrou ao lado da carruagem de um oficial africano. O homem na carruagem estava fazendo a leitura de um pergaminho. Ele estava lendo em voz alta, tanto que Felipe foi capaz de ouvir o que o homem lia.

"Foi levado como a ovelha ao matadouro,
e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia,
assim ele não abre a sua boca.
Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento;
quem contará a sua geração?
porque a sua vida é tirada da terra."

Felipe se juntou a carruagem e disse: "Você leu o texto lindamente. Isso me fez sentir importante e ligado a tradições antigas ao ouvir-lo ler.”

"Eu só desejo poder entendê-lo", respondeu o homem.

"Entendê-lo? Você não precisa entender. Só precisa experimentar. Leia-o novamente, desta vez mais lentamente. Quero ouvir as formas poéticas e imaginar-me no contexto da antiga tradição", disse Felipe.

"De quem ele está falando?" O homem insistiu. "O profeta escreve sobre si mesmo ou sobre algum outro?"

"Acho que ele está escrevendo sobre todos nós", disse Felipe. "Acho que todos nós somos parte de uma história maior."

"Mas que história?", perguntou o oficial. "Parece-me que o escritor está falando de algo em particular, e eu sinto que é importante. Eu só gostaria de saber sobre o que. O que exatamente significa isso? "

"O que você acha que isso significa?", perguntou Felipe.

"Eu não sei. É por isso que estou perguntando."

"Bem, é verdade que sou um seguidor de Cristo, e a minha tradição impõe certos significados sobre este texto. Mas eu não quero forçar a minha afirmações a respeito da verdade sobre você. Suas afirmações sobre a verdade seriam igualmente válidas. Como você vê, estamos ambos em uma viagem, e nós dois nos encontramos na mesma estrada. Assim, conclui-se que o nosso destino também é o mesmo. Então, vamos aproveitar este tempo de comunidade e evitar nos dividirmos, discutindo sobre significados e dogmas", disse Felipe.

Depois de algum tempo, chegaram a um local onde havia água ao lado da estrada. Havia também uma bifurcação na estrada neste ponto, e o oficial escolheu o caminho da direita. Felipe, planejando pegar a estrada para a esquerda, primeiro se sentou à beira do lago para escrever suas experiências do dia em seu diário. Ele ficou muito contente que teve uma oportunidade única para iniciar um diálogo com a pessoa de uma cultura tão diversa da sua.

Enquanto isso, o funcionário Africano continuou no seu caminho, ainda buscando o significado do texto que poderia ter lhe trazido a vida eterna.

Posted on Sunday, May 02, 2010 by Maurilo e Vivian

3 comments


Um dos motivos que muitos alegam para não se fazer evangelismo é o medo.
Entre esses vários medos, está o de não saber o resultado final de um evangelismo.
É importante lembrar que não é nosso trabalho converter. Esse é um trabalho do Espírito Santo (João 16:8).
Uma das formas de superarmos esse medo é sabermos quais são os tipos de resultados finais possíveis em um encontro evangelístico e nos prepararmos para ele.
Vamos ler o seguinte texto de Atos:

Atos 17:32-34
“Mas quando ouviram falar em ressurreição de mortos, uns escarneciam, e outros diziam: Acerca disso te ouviremos ainda outra vez. Assim Paulo saiu do meio deles. Todavia, alguns homens aderiram a ele, e creram, entre os quais Dionísio, o areopagita, e uma mulher por nome Dâmaris, e com eles outros”.

Esse texto é muito bom para analisarmos os três tipos de resultados possíveis no evangelismo.
a) A pessoa pode se converter (v34).
b) A pessoa vai pensar. A semente foi plantada (v32b).
c) A pessoa rejeitar a mensagem (v32a).

Podemos dizer que o primeiro cenário (a) é o melhor cenário possível. A pessoa ouve a mensagem e se converte. É sempre uma grande felicidade quando isso acontece. Vamos chamar essa situação de situação vencedora.
O segundo cenário (b) talvez não seja o ideal em um primeiro momento, mas com ele podemos dizer que cumprimos com nosso dever. A pessoa ouviu a mensagem do evangelho e não a rejeitou naquele momento, mas vai ficar pensando sobre isso. A semente foi plantada. Missão cumprida. Podemos chamar também essa situação de uma situação vencedora.
O último cenário (c) é aquele que todos temos medo. A pessoa que está sendo evangelizada rejeita a mensagem do evangelho e pior ainda (como no caso de Paulo) ainda zomba do mensageiro. Não podia ser pior. Vamos chamar essa situação de situação perdedora.
Se fossemos montar uma tabela com o resultado possíveis para um encontro de evangelismo, vamos ter vencedora, vencedora, perdedora.

A – Vencedora / B – Vencedora / C - Perdedora

Analisando com mais calma, dois terços de todos os encontros evangelísticos possíveis vão resultar em uma situação vencedora. Essa é uma taxa muito boa de sucesso. Em qualquer empreitada.
Deveríamos nos sentir animados o bastante com essa média. Deveria ser o bastante para nos sentirmos incentivados a sair e compartilhar o evangelho com o mundo.
Se 2/3 de todo evangelismo feito podem ser considerados como sucesso e se isso já deveria ser um grande fatos motivador, quão motivador seria se pudéssemos afirmar que todos os nossos evangelismos podem ser considerados vencedores? Cem por cento das vezes?
Vamos analisar um pouco melhor a terceira situação, que chamamos de perdedora.
Mark Cahill, grande evangelista, em seu livro “One Thing you can't do in heaven” aborda essa questão sobre os resultados finais de um evangelismo. Refletindo sobre essa ultima situação, a chamada perdedora (c), dois versículos bíblicos vieram à mente:

1Pe 4:14
"Se pelo nome de Cristo sois vituperados (zombados), bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória, o Espírito de Deus.
Se um evangelismo, a pessoa rejeitar o evangelho ou mesmo nos insultar, temos a garantia de Deus que isso é bom para nós. Somos bem aventurados, somos felizes! E isso é bom".

Lucas 6:22-23
"Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem, e quando vos expulsarem da sua companhia, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como indigno, por causa do Filho do homem. Regozijai-vos nesse dia e exultai, porque eis que é grande o vosso galardão no céu; pois assim faziam os seus pais aos profetas".

Além de sermos bem aventurados por termos sido rejeitados, ainda devemos nos regozijar, porque grande é o nosso galardão no céu.
Veja que mesmo na situação que consideramos como perdedora, quando analisamos do ponto de vista bíblico, essa é mais uma situação vencedora! Ou seja, 10 em cada 10 evangelismos vão terminar de uma forma positiva para o cristão, desde que ele tenha em mente a perspectiva bíblica do que é positivo.
Não existe motivo para não evangelizarmos. A nossa taxa de garantia é de 100%. E 100% de garantia é uma taxa incrível para qualquer empreitada.
Resumindo: você não tem o que temer quando for evangelizar. Você tem 100% de garantia dos resultados! Você vai sempre ser um vencedor no evangelismo! E essa é uma garantia bíblica!

Posted on Sunday, May 02, 2010 by Maurilo e Vivian

No comments


Um brinde luterano!
"Pior para vocês batistas!!!!

Esse post tinha que ter saído no dia 16 de Abril, em comemoração à chegada de Martinho Lutero na Dieta de Worms (que é luterano sobe do que estou falando). Mas eu esqueci...

Ps: os batistas poderiam adotar algumas práticas luteranas fundamentadas na tradição, como beber cerveja por exemplo...

Posted on Sunday, May 02, 2010 by Maurilo e Vivian

4 comments