Friday, April 30, 2010

Com vocês, D. A. Carson.
Esse cara é inteligente. Veja esse vídeo com atenção. Mais de uma vez.

Posted on Friday, April 30, 2010 by Maurilo e Vivian

5 comments

Shai Linne sabe fazer música cristã que é teologicamente correta. Aliás, muito da música cristã que é bíblica está vindo do mundo rapper.

Posted on Friday, April 30, 2010 by Maurilo e Vivian

No comments

Thursday, April 29, 2010


"Eu vou estar precisando transferir a sua oração"...
Ainda bem que não precisamos de um call center para nossa oração chegar até Deus.
E olha que eu trabalho em um!

Posted on Thursday, April 29, 2010 by Maurilo e Vivian

1 comment

Tuesday, April 27, 2010


Semanalmente nós recebemos algum comentário de alguma Testemunha de Jeová em nosso blog dizendo que nós estamos falando mal de Jeová. Veja alguns exemplos:

Me poupe, aguentar vcs do pés descalços, discaradamente deturpar o nome de Jeová Deus é brincadeira....
...eu tenho pena do que vc tá fazendo com sua propria vida falando mal de jeová...
...vc vai prestar contas com Jeova pela difamaçao do nome Dele...

São tantos que esse post ficaria enorme se fosse colocar todos aqui. Você pode ver vários deles pelo blog, mas especialmente no post sobre Michael Jackson. Alguns são extremamente engraçados. Outros são de chorar. Você poder ler as nossas respostas aos comentários e perceber o quanto essa religião é falsa.
Mas voltando ao assunto, eu acho essa acusação das Testemunhas de Jeová totalmente sem sentido. Em momento algum nós falamos mal de Jeová ou difamamos seu nome. Muito pelo contrário. O que fazemos aqui é apresentar informações baseadas em fatos que provam sem menor sombra de dúvidas que a Torre de Vigia é um instrumento de Satanás para a propagação da religião falsa. Se Babilônia, A grande, o império da religião falsa possui uma sede, podemos dizer que fica na 25 Everit St, Brooklyn, Nova Iorque (aliás, estou indo para Nova Iorque semana que vem e estou pensando seriamente em fazer uma visita a Betel).
Se mostrar que a Torre de Vigia não representa Jeová na Terra é a mesma coisa que falar mal de Jeová, então, as Testemunha de Jeová equiparam a organização a Jeová, como se fossem a mesma coisa. Ora, mesmo que a Torre representasse Jeová (o que não é verdade), ainda assim ela não poderia ser equiparada com Deus, pois isso seria uma clara violação ao primeiro e segundo mandamentos. Isso faria das Testemunhas de Jeová uma religião politeísta. De certa forma eles o são, pois acham que Jesus é um deus destinto de Jeová, um outro Deus. Mas se a Torre for igual a Jeová, a coisa é bem pior.
Como eu sei que a grande maioria das Testemunhas de Jeová não vai entender esse raciocínio, eu gostaria de falar em uma linguagem mais acessível:
Eu desafio qualquer Testemunha de Jeová que venha a ler esse blog a encontrar qualquer citação da nossa parte que difame Jeová. Qualquer citação que seja dirigida diretamente ao Deus Bíblico, Jeová, criador dos céus e da terra.
Se uma única afirmação nossa contra Jeová for encontrada, eu me comprometo a apagar esse blog e me tornar a mais zelosa das Testemunhas de Jeová. Vou até morar em Betel.
Mas lembre-se bem: tem que ser uma frase nossa (não de outras pessoa) contra Jeová, não contra qualquer outra organização e tem que estar dentro do contexto. Tampouco contra uma visão deturpada que alguém tenha de Jeová. Tem de ser contra o Jeová que é descrito na Bíblia.
Citem o nome do post, e data. Se for um comentário, citem o nome e data do post e data do comentário.
O desafio está lançado. Alguém com coragem o bastante?

Divirtam-se.

PS: eu tenho uma sugestão melhor. Abandonem essa religião falsa. Olhem para seus pecados, vejam que vocês não podem nunca pagar por eles nem enganar a Deus, subornando-o com algumas horinhas de proselitismo. Jesus veio e terra e morreu na cruz em seu lugar. O castigo por seus pecados, que deveria cair sabre você caiu sobre ele. Ele morreu e ressuscitou.
E você também pode ser salvo. Assim como o ladrão na cruz. Ele não teve tempo para fazer um estudo bíblico. Ele não teve tempo de ler qualquer livro. Nem se juntar a uma organização. Nem para sair para a rua como publicador. Ele foi salvo única e exclusivamente pela sua fé.
Se arrependa dos seus pecados, coloque sua fé somente em Jesus Cristo e ele vai te salvar.
Aí você vai sair para a rua para falar sobre Jeová para as pessoas não porque precisa disso para ser salvo, mas porque você é salvo e verdadeiramente ama as pessoas. Assim como nós saímos para as ruas.
Lembre-se: se as Testemunhas de Jeová estiverem certas, nenhum problema pra mim. Eu vou morrer um dia e tudo estará acabado. Normal. Agora, se eu estiver certo e você não tiver seus pecados perdoados por Jesus Cristo e adorar um deus falso, então você vai passar a eternidade no inferno. Você tem muito mais a perder do que eu. PENSE NISSO.

Posted on Tuesday, April 27, 2010 by Maurilo e Vivian

13 comments

Saturday, April 24, 2010


Creio que o cristianismo é objetivamente verdadeiro. O que quero dizer é que o cristianismo bíblico é verdadeiro, não importa se você ou eu acreditamos nele ou não. Três razões principais que me levaram a esta conclusão:

1. O argumento teleológico diz que o design observável no mundo sugere que deve haver um projetista inteligente - Deus.
2. A Bíblia tem resistido ao teste do tempo - historicamente, cientificamente, e arqueologicamente.
3. Jesus realmente viveu, foi realmente crucificado, e só a sua ressurreição corporal é a melhor explicação para os dados históricos.

Estes argumentos não são novos - nem são os únicos argumentos que confirmam a minha tese - mas eu os considero atraentes. Começando com o argumento teleológico: ele vai muito além do design aparente, visto em todos os seres vivos no ambiente em que vivemos. Ele vai além da mera perplexidade de como funciona o mundo físico. Não é apenas o argumento da complexidade irredutível. O ponto que eu quero chegar é que vivemos em um planeta que está perfeitamente situado na nossa galáxia, para que possamos ver, medir e estudar o universo. Nós desenvolvemos tecnologia para que possamos aprender e nós descobrimos que vivemos em um momento único na história do universo. Se tivéssemos chegado daqui a alguns milhões de anos, muito das evidências para a estrutura do universo teria sumido assim como evidências para o Big Bang.

Mas o mais importante para mim é que as constantes físicas foram precisamente sintonizada para a nossa existência - e acontece de estarmos na melhor localização possível para vê-las! É como um artista /músico nos tivesse colocado nos melhores assentos com a melhor acústica e visão da ação. Isso se encaixa com o Deus descrito na Bíblia, colocando-nos todos no melhor lugar possível para ter um relacionamento com Ele (Atos 17). (Lawrence Krauss não concorda com a conclusão de que Deus estabeleceu nosso universo, mas ele admite que estas são as condições em que vivemos.)

Quanto à Bíblia, muitas pessoas tentaram prova-la como errada através da ciência, história e arqueologia. Mas acredito que ela tem resistido ao teste do tempo. Em vez de ser provada como errada, acredito que foi confirmada através de descobertas da história, ciência e arqueologia. Por exemplo, a Bíblia descreve uma nação chamada de filisteus. Se os filisteus nunca existiram e nenhuma evidência jamais fosse encontrada, então isso poderia colocar as escrituras em dúvida. Entretanto, a evidência arqueológica confirma esse povo e inúmeros outros fatos históricos. A Bíblia passa pelo teste do tempo e mais de uma vez. Você pode encontrar mais evidências em vários lugares, mas você pode começar com este link (em inglês).

Temos mais de 200 citações extra bíblicas de Jesus Cristo - sabemos que houve um homem chamado Jesus de Nazaré, que pregou na Palestina durante o início do primeiro século d.C. Ele foi crucificado sob Pôncio Pilatos, e três dias após sua morte, seu túmulo estava vazio. Seus seguidores proclamaram que Jesus estava vivo e ressuscitado dentre os mortos. Isso mudou todo o mundo para sempre. Mesmo os estudiosos mais liberais concordarão com estas verdades fundamentais. As verdadeiras objeções de estudiosos para a ressurreição nunca se centraram sobre a existência de Jesus, mas sobre se este realizou ou não milagres e se realmente ressuscitou dos mortos.

Ao estudar as teorias alternativas para a ressurreição, nenhuma delas parece se encaixar ou responder satisfatoriamente a todos os dados. Os discípulos estavam dispostos a ir para a morte ao invés de negar que viram e interagiram com o Cristo ressuscitado - um fato que eles estavam em posição de saber em primeira mão. Alguns estudiosos, como Bart Ehrman são a favor da ideia de que Pedro e os outros 10 discípulos, que estavam com Jesus durante seu ministério tiveram uma alucinação compartilhada ou realmente acreditavam que viram Jesus, porque queriam vê-lo e não queriam deixar o movimento de Jesus que tinha acabado de começar, morrer. O problema é que duas ou mais pessoas não podem compartilhar a mesma alucinação! Elas podem alucinar simultaneamente, mas elas não podem experimentar a mesma alucinação. Também isso não explica o irmão de Jesus, Tiago, nem Saulo - que se tornou o apóstolo Paulo. Nenhum deles acreditavam em Jesus ou tinham um motivo para se tornar seus seguidores. Eles eram hostis até que alguma coisa aconteceu com eles.

Além disso, se o túmulo de Jesus não estava vazio, por que os líderes judeus não silenciaram Pedro e aos demais, trazendo o corpo? Se os apóstolos tinham roubado o corpo, como conseguiram passar pelo túmulo fechado e pelos guardas? Acho que a resposta é simples. Deus ressuscitou Jesus exatamente como Ele disse que faria. E porque este é o argumento decisivo para mim? Os apóstolos reconheceram isso dois mil anos atrás. O cristianismo se sustenta ou desmorona em uma coisa - a ressurreição de Cristo. É o ponto central. Sem ele, o cristianismo é inútil. Esta era a sua crença central e está no centro do Evangelho. Veja 2 Pedro 1: 3-11 e 1 Coríntios 15: 1-11. Utilize este link (em inglês) para explorar mais sobre a ressurreição de Jesus.

por Marcus McElhaney

Posted on Saturday, April 24, 2010 by Maurilo e Vivian

No comments


De acordo com a teoria do Big Bang, toda a matéria do universo começou a existir em um momento em particular em um passado remoto. O proponente de tal teoria, pelo menos seu ele for ateu, deve acreditar que toda a matéria do universo veio do nada e através de nada.

Anthony Kenny

Posted on Saturday, April 24, 2010 by Maurilo e Vivian

2 comments

Friday, April 23, 2010


Eu encontrei na internet dez razões comuns em defesa do aborto. Vou postá-las abaixo e colocar minha defesa para cada uma delas. Na verdade, tenha a sensação que vou conseguir mostrar o erro na escolha pelo aborto com uma frase padrão, que não vai mudar, mesmo quando o cenário mudar.
Minha resposta está em itálico.

Dez razões mais comuns em defesa do aborto.
• Ela (a mulher) não está preparada pela mudança de ser uma mãe trará em sua vida: Seria difícil manter o seu trabalho, continuar a sua educação, e/ou cuidar das suas outras crianças.
Então é melhor matar um ser humano indefeso.

• Ela não tem como sustentar uma criança agora.
Então é melhor matar um ser humano indefeso.

• Ela não quer ser mãe solteira: ela não quer se casar com o pai da criança, ele não pode ou não quer casar com ela ou ela não tem um relacionamento com o pai.
Então é melhor matar um ser humano indefeso.

• Ela não está pronta para a responsabilidade.
Então é melhor matar um ser humano indefeso.

• Ela não quer que ninguém saiba que ela teve sexo ou ficou grávida.
Então é melhor matar um ser humano indefeso.

• Ela é muito jovem ou muito imatura para ter uma criança.
Então é melhor matar um ser humano indefeso.

• Ela já tem todas as crianças que ela quer.
Então é melhor matar um ser humano indefeso.

• O seu marido, companheiro ou pais querem que ela tenha um aborto.
Então é melhor matar um ser humano indefeso.

• Ela ou o seu Feto tem um problema de saúde.
Então é melhor matar um ser humano indefeso.

• Ela foi vitima de estupro ou de incesto.
Então é melhor matar um ser humano indefeso.

Qualquer que seja a razão, o importante é considerar todas as suas opções e tomar a sua própria decisão.
Isso é verdade, desde que essa decisão não leve a morte de um ser humano indefeso.

Posted on Friday, April 23, 2010 by Maurilo e Vivian

No comments


Eu não sei quantas pessoas são a favor e quantas pessoas são contra o aborto no Brasil. Procurei algumas pesquisas por cima na internet mas não encontrei nada. Talvez não tenha procurado direito.
Algumas pessoas são contra o aborto. Mas não totalmente. Já ouvi várias vezes de pessoas que se posicionam contra o aborto que este é aceitável em caso de estupro. Mesmo entre cristãos.
Eu sempre me perguntei o que leva alguém a manter essas duas posições. Talvez, a primeira delas, contrária ao aborto, não possua uma boa base de sustentação e varia conforme a circunstância.
Eu sou contra o aborto, mesmo em caso de estupro. Vou apresentar minha defesa, que eu acredito que é cientificamente e, mais importante, biblicamente correta. E não vou precisar citar nenhum versículo bíblico para isso. Vou fazer isso em outro post.
Primeiro, devo dizer que sou bastante solidário a uma situação como essa e sei que não é algo fácil. É uma experiência traumática e devastadora. Mesmo assim, eu não acredito que a melhor saída para uma mulher que engravida após um estupro seja o aborto.
Devemos definir aquilo que está dentro do útero. O que encontramos dentro do útero de uma mulher grávida? Um ser humano. Mesmo com pouquíssimas células, ainda assim um ser distinto, com DNA diferente da mulher que o está gerando.
Algumas objeções a isso:
Ele depende da mulher para sobreviver. Isso não o desqualifica como ser humano. Muitos outros seres humanos depende de outras pessoas para sobreviver. Veja pacientes de UTI. Precisam de cuidados intensivos. Pacientes diabéticos são dependentes de insulina, mas ainda assim são seres humanos.
Ele está dentro do útero. Localização não altera a condição humana de alguém. Eu sou um ser humano, seja aqui em casa, seja no espaço, seja coberto com músculo ou líquido aminótico. Localização não muda nossa condição.
Ele é parte do corpo da mulher. Não, ele está dentro do corpo da mulher, mas é um corpo a parte. Ele possui DNA próprio. Se ele fosse parte do corpo da mulher, teria o mesmo DNA.
Existem outras objeções, mas todas facilmente refutáveis.
Uma vez que se estabelece o que o feto é (um ser humano), devemos levantar a questão: o que justifica matar um ser humano? Mais ainda, o que justifica matar um ser humano indefeso? Existe alguma justificativa para tirar a vida de um ser humano indefeso? Não, não existe. Ninguém jamais poderia ser justificado em matar um ser humano indefeso.
A palavra indefeso parece uma tentativa de gerar um sentimento de comoção no intuito de se desviar da questão em si. Mas a palavra indefeso vem bem a calhar no caso de um feto. Ele é indefeso. Qual mecanismo de defesa possui um feto? Nenhum. Uma criança pequena, mesmo um recém-nascido pode chorar quando agredida, mas essa não é uma opção válida para um feto. Como um paciente em coma em uma maca (que ainda assim é um ser humano), ele é totalmente indefeso.
Mas e no caso de estupro? Não seria justificado o aborto em uma situação como essa?
Para resolver essa situação, vamos nos perguntar o seguinte: duas escolhas erradas fazem uma certa? Estupro é errado? Sim, sem sombra de dúvida e o indivíduo que comete tal crime contra uma mulher deve pagar por isso. Aborto é errado? Sim, pois o aborto tira a vida de um ser humano indefeso. Portanto, como seria possível corrigir um estupro com um aborto? Como a morte de um ser inocente, que de todas as pessoas é a menos culpada de toda a situação, pode ser considerada justa?
Aborto é uma operação traumática. Não se cura um trauma com outro. Se a mulher não deseja criar a criança por ser fruto de um estupro, seria melhor entregá-la para adoção. Matar um ser humano indefeso nunca é justificado, em qual fase da vida esteja, seja idoso, seja adulto, seja criança, seja um bebê, seja um feto. Seja o fruto de um estupro. Não podemos esquecer que esse fruto também é um ser humano indefeso.

Posted on Friday, April 23, 2010 by Maurilo e Vivian

No comments


Cartaz: São Pedro
"Tanto faz, você sabe que eu ainda não acredito nisso".

Essa é uma das frases que a gente mais ouve no evangelismo quando falamos sobre o julgamento vindouro!

Posted on Friday, April 23, 2010 by Maurilo e Vivian

No comments

Monday, April 19, 2010

dona laura mãe do cantor roberto carlos
Dona Laura Moreira Braga, mãe do cantor Roberto Carlos faleceu no último dia 17 de Abril, devido a uma pneumonia.
Um boato que tem circulado na rede é que ela era Testemunha de Jeová. Seria isso verdade?
Não sei, eu não a conheci e enquanto era Testemunha de Jeová nunca havia ouvido falar sobre isso. Só fui ter conhecimento desses boatos muito tempo depois de sair da organização por meio de fóruns de discussão de ex-testemunhas de jeová.
O Roberto Carlos sempre viaja com a gente. Se algum dia eu encontrar com ele, posso perguntar.
Eu estava vendo a página sobre ela no Wikipédia e ali diz: “Muito católica, Laura Moreira Braga era devota de Nossa Senhora de Fátima e também de São Judas Tadeu”.
E vamos ser sinceros, se está na Wikipédia, só pode ser verdade (???????).
Nesse momento, se ela foi testemunha de jeová ou uma católica fervorosa, pouco importa. Não temos como saber com absoluta certeza o destino final de uma pessoa. Mas podemos fazer uma coisa importante para nós mesmo. Podemos responder a pergunta: para onde vamos quando morrermos?
Você tem certeza que, caso seu coração pare nesse momento, você vai para ser salvo? Você tem certeza que se você se apresentar perante Deus nesse momento e Ele for te julgar pelos seus atos e pensamentos, tendo os 10 Mandamentos como fundamento de bondade, você tem certeza que escaparia da ira vindoura?
Se você não tem essa certeza, ou mesmo se tem, mas gostaria de confirmar, leia o texto “A pergunta de um milhão de dólares” , com link para nosso site e veja se você é salvo ou não.
Momentos como esse devem servir para nos levar a uma auto-reflexão sobre nosso própria mortalidade.
Seja você ateu, católico, testemunha de Jeová, protestante, espírita ou qualquer outra coisa. Todos vamos morrer. Esteja preparado.

Posted on Monday, April 19, 2010 by Maurilo e Vivian

No comments


Desde a publicação do post “Morre Michael Jackson, a mais famosa das Testemunhas de Jeová", temos recebido vários comentários dos membros dessa organização. Uma boa parte é para nos alertar que estamos errados (cachorro volta ao vômito, porca a sua sujeira, coisas do tipo), que são até leves. De vez em quando recebemos alguns ataques pessoais. Veja os comentários postados por Lauro abaixo:
“Maurílio, vc é mais um que faz parte da cristandade, ou seja, "BABILÔNIA A GRANDE", nós Tjs não vamos perder tempo falando com vc. saiba que é Jeová que atrai as pessoas. Então, se vc ainda nao foi atraído,é pq nao tem capacidade pra fazer parte de seu povo. Estude as escrituras sagradas. não faça como os fariseus... “
“nao podemos perder tempo com hipócritas, ainda mais com essa barbixa.. rsrsrs será que Deus aprova essa barbixa seu retardado. Rsrsrrsrs”
Veja quanto amor esse querido seguidor da Torre exala em seus dois comentários.
Como responder a um comentário como esse?
A primeira coisa é não ficar irado. Esse tipo de reação é normal quando se lida com a Torre de Vigia e seus seguidores. Existe um ditado em inglês que diz que se você jogar um pedra em um bando de cachorros, aquele que latir é o que foi atingido. Essa é uma reação natural. E por um motivo bem simples.
Veja que não existe no comentário do Lauro (o qual não possui um perfil que possa ser acessado) qualquer tipo de argumento. Nenhuma contestação, somente acusações. É fácil perceber que seu comentário é até contraditório. Ele diz “não vamos perder tempo falando com você”, mas ele volta logo depois para postar mais um comentário para dizer que “não podemos perder tempo com hipócritas”. Mas não é exatamente isso que ele está fazendo? Perdendo tempo conosco?
Ele nos chama de hipócritas. O que é ser hipócrita? É agir de forma diferente daquela que se fala. Pois bem, ele está dizendo para não perder tempo com a gente mas ele volta para nosso blog para fazer aquilo que ele diz que não deve ser feito: perder tempo. Não seria isso hipocrisia?
A grande maioria dos comentários das Testemunhas de Jeová seguem essa linha. São sempre acusações, mas dificilmente eles apresentam algum argumento sólido, baseado em fatos e com conteúdo bíblico. Quando isso aparentemente acontece, é fácil perceber que o argumento é uma cópia “ipsis litteris” de algum texto da Torre, e quando esse texto é desafiado, nenhuma resposta mais é dada.
Se você quiser ver claros exemplos dessa tática “atira e corre” da Torre de Vigia você pode ler os vários comentários no post sobre o Michael Jackson.
Eu concordo com Lauro que é Jeová quem atrai as pessoas. Mas discordo em dois pontos. Primeiro, Jeová atrai as pessoas para Ele e não para uma organização. Na verdade, a Bíblia nos diz isso em João 12:32. Jesus diz:
“E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim”.
É verdade que é Jeová quem atrai as pessoas. Jesus disse isso sobre si mesmo, porque Ele é Jeová, Deus Filho.
O texto acima não diz “todos atrairei para uma organização”. Não. Ele diz “todos atrairei a mim”.
Segundo, Jeová nos atrai não por causa de qualquer coisa boa ou merecedora em nós. Esse é um dos grande mitos que as Testemunhas de Jeová propagam. Eles se sentem merecedores da salvação (que na verdade é apenas a esperança que seu clone irá viver para sempre no paraíso, mas isso eu vou explorar em outro momento), tem muito orgulho disso, mas se esquecem de Tiago 4:6 “Deus resiste ao orgulhoso; dá, porém, graça ao humilde”. E como eu sei que nenhum de nós é merecedor? Simples, veja o que diz Provérbios 20:6 “Muitos há que proclamam a sua própria bondade; mas o homem fiel, quem o achará”?
E não podemos nos esquecer de Salmo 53:3 “Desviaram-se todos, e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um”. Quantos existem que façam o bem? Nenhum sequer.
É por isso que Paulo disse “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie”. Efésios 2:8-9.
E por último, é uma pena que ele não gosta da minha barbicha. Aliás, barbicha se escreve com ch não com x (se você fizer uma leitura atenta dos comentários vai perceber a quantidade absurda de erros de português das Testemunhas de Jeová. Minha teoria é que isso acontece por excesso de leitura da Sentinela), mas deixando isso de lado, eu fico me perguntando: o que a minha barbicha tem a ver com isso? Ter ou não ter barbicha influencia a veracidade daquilo que estou afirmando? Essa é mais uma tática para não lidar com o argumento apresentado e partir para o ataque pessoal.
Eu estou feliz com a minha barbicha e especialmente minha esposa está muito feliz com ela.

Posted on Monday, April 19, 2010 by Maurilo e Vivian

1 comment

Sunday, April 18, 2010


Ano passado nós criamos uma rede social para evangelistas chamada Evangelismo e Evangelistas. Temos um banner no final da página para quem quiser fazer parte. Mas acho que nunca falamos sobre essa rede aqui. Vamos consertar esse erro agora.
A rede Evangelismo e Evangelistas tem por objetivo ser um local na web onde todos aqueles que desejam ganhar almas possam seguir para compartilhar experiências, aprender a evangelizar, compartilhas fotos, vídeo, arquivos, tirar dúvidas, divulgar seu blog ou website e também eventos evangelísticos.
Também é uma rede onde podemos pedir oração e orar por todos aqueles que estão compartilhando o evangelho. Postar notícias.
Esse é um espaço para falarmos de e sobre evangelismo.
Visite, entre, participe e divulgue. Queremos que essa ferramente seja útil para a ampliação do Reino.

PS: a imagem acima é uma mapa do que seria a rede social de Jesus, incluindo os personagens do Antigo Testamento.

Posted on Sunday, April 18, 2010 by Maurilo e Vivian

No comments


Primeiro, leia a reportagem abaixo que está no site CREIO e depois você pode ler minhas impressões sobre issso.

51% NUNCA LERAM A BÍBLIA TODA
Segundo estudo, metade dos pastores nunca leram toda a Bíblia
Por: Vinícius Cintra - Redação Creio

Cerca de 50,68% dos pastores e líderes nunca leram a Bíblia Sagrada por inteira pelo menos uma vez. O resultado é fruto de uma pesquisa feita pelo atual editor e jornalista da Abba Press & Sociedade Bíblica Ibero-Americana Oswaldo Paião, com 1255 entrevistados de diversas denominações, sendo que 835 participaram de um painel de aprofundamento. O motivo é a falta de tempo, apontaram os entrevistados.
Oswaldo conta que a pesquisa se deu através de uma amostragem confiável e que foi delimitada. Segundo ele a falta de tempo e ênfase na pregação expositiva são os principais impedimentos. "A falta de uma disciplina pessoal para determinar uma leitura sistemática, reflexiva e contínua das escrituras sagradas e pressão por parte do povo, que hoje em dia cobra por respostas rápidas, positivas e soluções instantâneas para problemas urgentes, sobretudo os ligados a finanças, saúde e vida sentimental”, enumera Oswaldo.
A maioria dos pastores corre o dia todo para resolver os problemas práticos e urgentes dos membros de suas igrejas e os pessoais. Outros precisam complementar a renda familiar e acaba tendo outra atividade, fora a agenda lotada de compromisso. Os pastores da atualidade, em geral, segundo Paião,são mais temáticos, superficiais, carregam na retórica, usam (conscientemente ou não) elementos da neurolinguística, motivação coletiva, força do pensamento positivo e outras muletas didáticas e psicológicas. Oswaldo arrisca dizer que muitos ‘pastores precisam rever seus conceitos teológicos e eclesiológicos, sem falar de ética e moral, simplesmente ao ler com atenção e reflexão os livros de Romanos, Hebreus e Gálatas. E antes de ficarem tocando Shofar e criando misticismo, deveriam ler a Torá com toda a atenção, reverência e senso crítico’.

Eu gostaria de fazer uma pergunta, algo que para mim é óbvio mas no texto acima não foi abordado: como eles se tornaram pastores sem terem lido a Bíblia toda? Isso deveria ser um pré-requisito para um pastor. Eu acho inaceitável alguém que é cristão por mais de 5 anos e nunca leu a Bíblia toda. Isso é ridículo. TODO cristão deveria ler a Bíblia no mínimo uma única vez.
Se é ridículo alguém que é cristão já faz um tempo nunca ter lido a Bíblia, quanto mais alguém ser alçado ao pastorado e nunca ter lido o nosso texto base. É como um cirurgião que diz que nunca estudou todo o livro de cirurgia. Eu me lembro das minhas aulas de anatomia e de ficar para cima e para baixo com o meu bom e velho Sobotta, o livro básico de anatomia. Imagine agora o meu professor, o grande Montagna, nos dizendo que, apesar de ser um professor de anatomia, não tinha passado por todo o Sobotta nem uma única vez. Tinha partes do corpo humano que ele simplesmente desconhecia. Isso não é aceitável para um professor. Também não é aceitável para um pregador.
O artigo diz que a pregação expositiva é um dos fatores que contribuí para o problema de leitura dos pastores. Eu discordo. A pregação expositiva (que eu defino como expor a Bíblia do começo ao fim) é a melhor maneira de resolver esse problema, não só dos pastores mas também do povo.
Se o pastor que for pregar iniciar suas pregações em Gênesis e terminar em Apocalipse, passado livro por livro, capítulo por capítulo e versículo por versículo, não somente ele mas também seu rebanho vai conhecer todo o desígnio de Deus para seu povo.
Talvez o autor da pesquisa tenha uma definição diferente para pregação expositiva, talvez isso explique a diferença, pois a pregação expositiva é a solução, não o causador do problema.
Apesar disso, o correto seria nem deixar esses homens se tornarem pastores, até que tenham lido toda a Bíblia pelo menos uma vez!
Se você também nunca leu toda a Bíblia, queremos te recomendar um programa de leitura maravilhoso que temos usado desde o ano passado e isso tem sido uma grande fonte de alimento espiritual. Clique aqui e veja sobre o programa Grant Horner de leitura da Bíblia.

“Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”.
2 Timóteo 2:15

Posted on Sunday, April 18, 2010 by Maurilo e Vivian

No comments

Se você segue o nosso blog e gosta do conteúdo encontrado aqui, agora você pode nos ajudar a divulgar nosso trabalho.
Criamos abaixo um banner pequeno que pode ser colocado no seu website ou blog.
Veja abaixo o banner e também o código fonte para colocar em seu site.


Posted on Sunday, April 18, 2010 by Maurilo e Vivian

No comments


Hoje fomos ao parque da Luz em São Paulo. A Vivian foi participar de um estudo fotográfico junto a sua turma de fotografia. Eu aproveitei para ir junto e tentar conversar sobre o evangelho com algumas pessoas.
Uma pessoa que eu consegui conversar foi com o senhor Wilson, que vive sempre nas imediações do parque.
Ouça abaixo o áudio do evangelismo com o Wilson.


Uma coisa interessante é que conversamos em um dos coretos do parque e ao nosso lado tinha umas quatro pessoas, que ouviam atentamente a nossa conversa. Quando percebi que essas pessoas estavam interessadas, comecei a falar mais alto. 5 pessoas evangelizadas ao mesmo tempo. Uma mini pregação ao ar livre.
Às vezes, as pessoas gostam de puxar a conversa para outro lado, especialmente quando querem se justificar. É muito importante não deixar que isso aconteça. Traga-o de volta para a Lei e deixe o Espírito Santo fazer o trabalho.
Uma pequena nota: esse senhor freqüenta a Igreja Mundial do Poder de Deus, mas não tinha noção do que era o evangelho. Infelizmente não é a primeira pessoa dessa igreja que eu encontro que não entende bulhufas do evangelho. Também é verdade que esse não é um problema exclusivo dessa denominação, mas junto a Universal e à Internacional da Graça, é bem mais explícito.
Nunca assuma que alguém conhece o evangelho só porque freqüenta alguma igreja, seja ela qual for, mesmo que sejam as tradicionais. Certifique-se que essa pessoa nasceu de novo. Se você perceber que ela não conhece o evangelho, compartilhe com ela.

Posted on Sunday, April 18, 2010 by Maurilo e Vivian

2 comments

Friday, April 16, 2010

Veja abaixo os slides da apresentação do nosso Curso de Evangelismo Bíblico

Posted on Friday, April 16, 2010 by Maurilo e Vivian

No comments

O presidente norte-americano Barack Obrama soube usar como ninguém as mídias digitais.
Veja abaixo o documentário que mostra em detalhes esse uso.
Está mais do que na hora de usarmos as mídias digitais na propagação do evangelho/

A tempo: eu não gosto do Obama nem da plataforma dele. Eu o admiro pelo carisma e capacidade de mobilização, mas para ai. Facilitar o assassinato de milhões de bebês inocentes não é digno de admiração.

Posted on Friday, April 16, 2010 by Maurilo e Vivian

No comments

Wednesday, April 14, 2010


Para aqueles que viram um ou outro dos 10 mitos da evolução darwiniana (sendo a evolução um mito em si), colocamos abaixo os links para todos os 10 mitos.
Leia cada um desses mitos e esteja preparado para a próxima vez que alguém lançar alguns desses jargões evolucionistas. Saiba como responder.





Mito 5 - Design ruim





Posted on Wednesday, April 14, 2010 by Maurilo e Vivian

No comments


Hoje fiquei sabendo que o famoso ex-ateu Antony Flew morreu semana passada, dia 8 de Abril.
Fiquei triste em saber disso porque mantinha Flew em minhas orações para que ele se convertesse ao cristianismo. Não sei se ele deu esse passo ou não, mas espero de todo o coração que tenha feito.
Mas por que isso é importante? Quem foi Antony Flew?
Flew foi um dos mais famosos (e brilhantes) ateus que já entraram no debate sobre a existência de Deus. Ele escreveu o clássico Theology and Falsification (1950) e acreditava que o peso da prova para a existência de Deus estava sobre o ombro daqueles que acreditavam em sua existência.
Flew tinha como ponto chave da sua filosofia o princípio socrático “eu tenho de seguir a evidência para onde ela aponta”.
E também foi essa frase usada por Flew para explicar sua conversão do ateísmo para o teísmo. E o argumento que o levou a essa conversão foi o argumento do design. Para Flew, os últimosa avanços em estudos do DNA mostram que existe inteligência por trás do código genético humano.
Essa foi uma grande mudança, já que Flew era um estudioso respeitável, um verdadeiro filósofo. Diferente de Richard Dawkins e Christopher Hicthens, que apenas conseguem reclamar sobre os males da religião, mas não se engajam na discussão de forma positiva sobre a existência de Deus, Flew podia ser considerado um oponente de peso em uma discussão. E também leal. Durante muitos anos ele manteve uma grande amizade com Gary Habermas. Aliás, foi com Habermas que ele Flew se abriu quando passou a ver que as evidências levavam a uma crença em Deus.
Apesar de passar a crer no teísmo, Flew não se converteu ao cristianismo, apesar de passar a ser mais amigável com nossa religião e até acreditar que Jesus ressuscitou dos mortos. Mesmo assim, ele se manteve longe de qualquer religião organizada.
Talvez Gary Habermas lance alguma nota sobre isso. Tenho interesse em saber como ele estava nos últimos anos de sua vida.

Posted on Wednesday, April 14, 2010 by Maurilo e Vivian

No comments

O pessoal do Way of the Master fez uma grande distribuição de cópias de Origens das Espécies, de Darwin, com uma introdução de Ray Comfort explicando sobre criacionismo e a história do evolucionismo e detalhes que as pessoas não conhecem.
A distribuição estava programada para o dia 19 de Novembro nas universidades dos EUA e do Reino Unido, mas devido a protesto de muitos ateus e fãs de Richard Dawkins, que planejavam fazer uma grande queima de livros (isso me traz estranhas lembranças...), a distribuição se deu um dia antes do programado.
Encontrei esse vídeo promocional da distribuição legendado em português.
Pretendo comprar esse livro agora no próximo mês, mesmo já tendo uma versão em português de Origens. Mas a introdução do Ray sempre dá um toque especial.

Posted on Wednesday, April 14, 2010 by Maurilo e Vivian

No comments

Tuesday, April 13, 2010


Hoje pela manhã estávamos lendo no UOL sobre vídeos de pastores da igreja Universal ensinando seus liderados como tirar dinheiro das pessoas mesmo durante a crise de 2008.
Apesar do absurdo do vídeo, o que me chamou a atenção não foi somente o treinamento financeiro dos pastores. O que mais me chamou a atenção foi a nota da igreja para a Folha, dizendo o seguinte:
"Como já explicado reiteradas vezes à Folha de S. Paulo, a Iurd (Igreja Universal do Reino de Deus) é uma denominação evangélica neopentecostal que possui como doutrina a Teologia da Prosperidade. Ou seja, acredita na intervenção divina também para o bem-estar material do homem. O exercício de fé pregado por seus bispos e pastores tem como único fundamento a prática dos ensinamentos da Bíblia"
De acordo com essa nota, a Iurd assume que prega a Teologia da Prosperidade. Provavelmente isso não seja uma novidade, mas é o bastante para considerar essa igreja como uma instituição herege. Se eles assumem que ensinam esse desvio doutrinário, que deturpa o evangelho, gera adoração a um deus que não existe e torna o objetivo da vida do cristão o aqui e o agora, então, não podemos considerar essa igreja como ortodoxa e parte da fé cristã. Assim como outras organização pseudo-cristãs (Torre de Vigia, IJSUD, Adventistas e tantas outras), a Iurd se afastou dos ensinos do cristianismo bíblico (se é que algum dia esteve próximo).
Algo que para mim encerra esse argumento é que se a Teologia da Prosperidade for verdadeira, nenhum dos doze apóstolos poderiam ser considerados cristãos, porque nenhum deles viveu uma vida próspera. Muito pelo contrário. Veja a baixo quadros que mostram o destino de Estevão, Pedro e Paulo.
Além disso, o próprio Jesus seria uma vergonha para esse evangelho. Veja o que Jesus diz para um jovem que queria segui-lo:
“Respondeu-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça”. Lucas 9:58
Animador não?
O maior inimigo da Teologia da Prosperidade é o evangelho que se encontra nas Escrituras.




Posted on Tuesday, April 13, 2010 by Maurilo e Vivian

No comments

Nesse último domingo, dia 11 de Abril, ministramos o nosso curso de evangelismo na igreja Comunhão em Cristo, na Casa Verde, zona norte de São Paulo.
Tivemos um tempo muito bom com nossos irmãos em Cristo. Antes de começarmos a ministração, tivemos um ótimo café da manhã que nos preparou para as horas do curso. Sim, o curso durou um pouco mais de três horas, já que fizemos a versão completa. Mas ainda assim percebemos que os irmãos estavam realmente interessados e ficaram muito animados e encorajados com tudo o que foi dito.
Todos puderam aprender o uso da Lei no evangelismo, princípios bíblicos para um evangelismo efetivo, como abordar as pessoas, como passar do natural para o sobrenatural e muitas outras coisas. Também aprenderam sobre os princípios da apologética e como usá-la no evangelismo.
A resposta dos irmãos ao evangelismo foi maravilhosa. Todos estão animados para sair para a rua e colocar em prática tudo aquilo que aprenderam. E em breve teremos mais notícias sobre isso.
Também podemos perceber que o Senhor está abrindo outras portas para o evangelismo bíblico e em breve teremos mais novidades.
Veja abaixo as fotos do curso.





Posted on Tuesday, April 13, 2010 by Maurilo e Vivian

No comments


Quando tudo já foi dito e feito, a "prova final" da evolução é um apelo à autoridade humana. Nós somos muitas vezes lembrados por anti-criacionistas que praticamente todos os "verdadeiros" cientistas concordam que a evolução aconteceu.
Ao analisar esse mito, deve-se ter em mente que aqueles que fazem essa afirmação muitas vezes confiam na crença de que os verdadeiros cientistas só são aqueles que aceitam a evolução. O argumento, portanto, essencialmente se resume a isto: os evolucionistas concordam que a evolução aconteceu. Isto, naturalmente, é um argumento absurdo, e nós poderíamos facilmente dizer que os criacionistas concordam que a criação aconteceu.
O principal problema, no entanto, é que mesmo que cada pessoa aceite uma idéia, isso não torna essa idéia correta. A história da ciência (e da humanidade) esta cheia das “visões da maioria” que estavam incorretas. Evolução é uma outra idéia desse tipo. Em segundo lugar, muitos cientistas aceitam a evolução, porque a única alternativa é o design, que é contrária a suas crenças naturalistas. Eles têm um compromisso prévio para manter qualquer interação miraculosa longe de suas visões de mundo, e eles aceitam a evolução por padrão.
Finalmente, há um número crescente de cientistas, criacionistas e não criacionistas, que não veem as supostas evidências para a evolução como válidas ou aceitáveis. A verdade da questão é que enquanto alguns evolucionistas gostariam que criacionistas como nós não existissem, mas nós existimos, já passou a hora dos mitos da evolução e do próprio mito da evolução serem dispensados uma vez por todas.

Posted on Tuesday, April 13, 2010 by Maurilo e Vivian

4 comments

Monday, April 12, 2010


A seleção natural é a força motriz por trás da evolução. Este mantra foi repetido com tanta frequência tantas vezes que as pessoas confundem as duas ideias. Mas são a evolução e a seleção natural a mesma coisa?
A resposta curta é que este é um dos mitos mais frequentemente repetidos. A seleção natural é um processo observável que certamente não foi descoberto pela primeira vez por Charles Darwin. Espécies com determinadas características sobrevivem melhor num determinado ambiente. No entanto, a seleção natural é não direcional e não leva a lugar nenhum. Ou seja, se o ambiente muda, os membros de uma espécie que anteriormente eram melhores adaptados podem agora não mais o ser. A evolução, por outro lado, é um processo inobserváveis que requer direção (dinossauros para as aves, por exemplo).
A seleção natural só pode agir de acordo com as informações que já existem. Quando certas características são selecionadas, o conjunto de informação genética diminui. As mutações não se mostraram capazes de reverter esse processo. Esta perda de informação pode tornar membros da mesma espécie criada incapazes de reproduzirem uns com os outros, mas isso apenas enfatiza quanta perda pode acontecer.
Muitos evolucionistas gostariam de dar poderes à seleção natural que ela não tem. Não deixe que eles enganem você.

Posted on Monday, April 12, 2010 by Maurilo e Vivian

No comments

Sunday, April 11, 2010

Posted on Sunday, April 11, 2010 by Maurilo e Vivian

No comments


Mito 3: Resistência aos Antibióticos

Você pode ter ouvido este em algum momento. O desenvolvimento e a disseminação de bactérias resistentes aos antibióticos (e plantas e insetos resistentes a pesticidas) é proclamado aos quatro ventos como prova da evolução acontecendo "agora mesmo". As pressões seletivas forçam estes organismos a evoluir, pelo menos, esta é a forma como os evolucionistas explicam o evento.
As bactérias desenvolveram resistência aos antibióticos? Sim, isto é um fato bem documentado pela ciência. Isso prova a evolução darwiniana? Não, nem de perto. Mais uma vez, os evolucionistas tomam as observações e as passam através de seus filtros de visão de mundo. O problema (para os evolucionistas) é que as mutações que fazem as bactérias (e outros organismos) superar as pressões ambientais não são as mutações de “ganho de informações” necessárias pelo postulado de Darwin. Na verdade, estas mutações geralmente vêm com um preço exorbitante para o organismo – um preço que geralmente não aparece até que a pressão ambiental seja removida - e muitas vezes, significa a incapacidade de competir com as bactérias não-mutantes.
Bactérias, de fato, mostram a criatividade incrível de Deus na medida em que podem trocar de DNA com outras bactérias. Esta característica surpreendente revela as provisões que Deus fez por elas para sobreviverem em um mundo decaído e as rápidas mudanças dos ambientes. No entanto, elas não têm como e não podem evoluir para outra coisa. Elas foram e sempre serão bactérias.

Posted on Sunday, April 11, 2010 by Maurilo e Vivian

No comments

Tuesday, April 06, 2010


Noé se prepara para mais um dia cheio...

Posted on Tuesday, April 06, 2010 by Maurilo e Vivian

No comments


Enquanto a evolução faz seu trabalho sujo, ela deixa para trás vestígios de sua maquinações, ou é assim que diz o argumento. Os evolucionistas afirmam que os seres humanos e outros animais possuem órgãos e DNA restantes que provam o poder de mutações e da seleção natural. Na verdade, isto é frequentemente apresentado como uma refutação poderosa contra os criacionistas.
Mas o mito pára aqui. Se um órgão perde a função, isto prova apenas que o órgão perdeu a função. Muitas vezes, porém, este tipo de afirmações são prematuras e com base nas expectativas da evolução. O apêndice, por exemplo, já foi um bastião do vestigialismo, mas agora sabemos qual é a sua função. Alguém pode pensar, de fato, quanto o pensamento evolucionista tem retardado a ciência, afirmando que as coisas não são mais necessárias.
No final, a perda da função (após todas as outras possibilidades terem sido eliminadas) é uma melhor evidência de um mundo que está em decadência, o que é exatamente o que a Bíblia diz sobre o universo em que vivemos.

Posted on Tuesday, April 06, 2010 by Maurilo e Vivian

1 comment

Saturday, April 03, 2010


Durante o mês de Março publicamos alguns artigos sobre os evidências históricas para a ressurreição de Cristo. Elas pode ser encontradas pelo blog.
Para facilitar a vida de quem quer aprender a compartilhar a ressurreição com outros ou mesmo trazer alguns fundamentos históricos para sua fé, colocamos o link para todos os artigos em um único post.
Leia esses artigos com atenção, pois como disse o apóstolo Paulo:

“E, se Cristo não foi ressuscitado, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé”.
1 Coríntios 15:14






Posted on Saturday, April 03, 2010 by Maurilo e Vivian

No comments


Se olharmos à nossa volta (e até mesmo em nossos próprios corpos), veremos muitas estruturas que parecem mostrar design menos do que ótimo. O que isto significa para alguns evolucionistas é que isso prova que não há nenhum criador. Afinal, um criador inteligente como Deus não teria feito desenhos imperfeitos.
Desmistificar o mito requer muito pouco esforço. Primeiro de tudo, como pode o ser humano julgar o que é o melhor projeto? Alguns projetos requerem um equilíbrio de eficiência e eficácia, tal como encontramos no olho humano (uma estrutura perfeitamente adequada para a vida humana). Além disso, dificilmente poderíamos esperar que um universo que foi amaldiçoado com a degeneração do pecado há mais de 6.000 anos manteria o seu design de forma perfeita. O fato de continuarmos a sobreviver, no entanto, é uma evidência de quão bom o projeto original era. Por último, o crescimento do campo biomimético (copiar o design da natureza) nos mostra que a criação de Deus (mesmo em seu estado caído) oferece uma riqueza de potencial de design – e um bom design.

Posted on Saturday, April 03, 2010 by Maurilo e Vivian

No comments

Friday, April 02, 2010


A sutil montagem macaco-para-humano que mostra um ser como macaco na esquerda lentamente se tornando um ser humano no lado direito faz tanto parte da nossa cultura que qualquer um pode reconhecê-la. Museus de história natural e programas de TV nos dão um suposto vislumbre do passado e como os ancestrais do humanos poderiam ter parecido. Pena que é tudo uma farsa.

Fósseis de macacos são difíceis de encontrar, mas várias espécies foram encontradas. No entanto, um fóssil de macaco novo não gera tanto interesse ou prestígio como se for chamado de ancestral "humano", razão pela qual há tanta atenção em como fósseis de macacos estão ligados com a história da evolução. O desejo de "preencher as lacunas" leva a muitas conclusões falsas. Por exemplo, algumas das supostas características “bípedes” encontradas em fósseis também são encontrados em macacos vivos que não são bípedes.
Na verdade, imaginação, ânsia e pressupostos influenciam em grande medida as “reconstruções” que encontramos em revistas, livros e na TV. Desfrute da ciência, mas não seja enganado pela ficção.

Posted on Friday, April 02, 2010 by Maurilo e Vivian

No comments

Thursday, April 01, 2010


Uma grande prova para a evolução humana é, segundo os evolucionistas, a alegada similaridade de 98% entre o DNA humano e o do chimpanzé e a evidência da fusão cromossômica. Livros didáticos nos dizem que isso prova a ancestralidade comum dos seres humanos e macacos com seres simiescos que viveram há milhões de anos atrás.
O que faz disso disto um mito, porém, é que os evolucionistas se esquecem de mencionar o problema com este argumento. Por um lado, a porcentagem de similaridade pode soar impressionante (dependendo da porcentagem que você encontrar), mas isso representa milhões de letras de diferença no DNA. Some a isso as muitas diferenças no DNA que não estão representadas nos 98% semelhantes (tais como deleções) e as diferenças epigenéticas e o abismo cresce. Em segundo lugar, ver a “história” dos seres humanos evoluindo a partir chimpanzés pelo DNA e cromossomos requer um compromisso prévio com a evolução. Os evolucionistas interpretam os dados para dizer o que eles querem que eles signifiquem, à luz do mito de Darwin.
Embora haja semelhanças entre macacos e seres humanos, esta também é uma forte evidência de um Designer comum, que deu a humanidade características diferentes de qualquer outra criatura que Ele fez. Mas isso não impede os evolucionistas, conscientemente ou não, de usar isso como propaganda direta, como no mito número 6.

Posted on Thursday, April 01, 2010 by Maurilo e Vivian

No comments