(A seguinte carta foi escrita pela Pastor William Burns para a classe de jovens da Escola Bíblia Dominical de Edimburgo, em 10 de Março de 1840.)

Caro amigo pecador, se você procurou refúgio pela fé nesse sacrifício de Emanuel, você está salvo, e não cairá em condenação. Mas se você o desprezar e o rejeitar, então mais rápido céus e terra passarão, do que você conseguiria escapar do inferno por todo a eternidade pelos seus pecados!
Estou feliz em saber que alguns de vocês tiveram um vislumbre do amor de Jesus, e da preciosidade de seu sangue expiatório. Para esses eu digo: continuem no Calvário, estejam lá acordando ou dormindo, tralhando ou se divertindo, vivendo ou morrendo. Contemple essa grande visão, até que sua consciência desfrute de perfeita paz com Deus, até que seu coração esteja cheio com o amor de Emanuel, e toda a sua alma esteja transformada em Sua imagem, e seja como um espelho, finamente polido para refletir os raios de Sua graça e glória – por toda a eternidade.
“Olhe para Jesus”, é o todo do evangelho. Olhe e se maravilhe, olhe e viva, olhe e ame, olhe e adore, olhe e seja abençoado, olhe e seja glorificado, olhe eternamente – e seus corações estarão cheios de amor duradouro e sua boca com Aleluias sem fim.
Mas o que poderei dizer para aqueles entre vocês, que ouviram sobre Jesus, e cujos corações são entregues a outros – para o mundo, para eles mesmos, para a luxúria, para a paixão, para um ídolo, para o pecado, para Satanás! Ah, para o fogo do inferno vocês vão, se o Senhor, com misericórdia infinita, não intervir por você. Crianças, jovens, que ainda não vieram para Jesus, percebam que vocês estão debaixo da ira de Deus, e esse momento está chegando cada vez mais próximo e mais próximo de sua pobre alma. Desperte, levante-se, fuja sem demora para Jesus, e ache refúgio sob Sua cruz expiatória e desfrute agora e por toda a eternidade, Seu amor livre, infinito e imutável por pecadores que perecem.
Vou encontrá-los no céu, ou vê-los partir em sua impenitência e descrença para o inferno?