Tradução Pés Descalços

Eu normalmente sou questionado porque eu acredito na divindade de Jesus, mas é justo perguntar porque eu acredito na divindade do Espírito Santo. Não é possível que o Espírito seja apenas o poder não-pessoal de Deus? Bem, o Espírito é descrito de forma que você não esperaria de uma força: "E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção." (Efésios 4:30 ESV)

A passagem clássica é: “Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno? Enquanto o possuías, não era teu? e vendido, não estava o preço em teu poder? Como, pois, formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.” (Atos 5:3-4 ACF) Parece aqui que Deus e o Espírito são utilizados em paralelo. Ao mentir para o Espírito, ele estava mentindo a Deus ao mesmo tempo.

No entanto, essa não é a única passagem. Em inúmeras vezes todos os três membros da Trindade são usados juntos. "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os no nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo." (Mateus 28:19 ACF) "A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós" (2 Coríntios 13:14 ACF) "Ora, há diversidade de dons, mas o mesmo Espírito; e há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo e há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos." (1 Coríntios 12:4-6 ACF) Todos os três são usados em paralelo. A questão é por quê? Se o Espírito é apenas o poder de Deus, por que não incluir um dos outros atributos de Deus também? E quanto ao amor, justiça ou misericórdia? Por alguma razão, é o Deus Pai, o Senhor Jesus e o Espírito Santo que sempre aparecem juntos. Aceito a explicação trinitária que todos os três são pessoas do Deus trino.