Prefácio por Reese Chris

(Áudio MP3 aqui em breve)

Os cristãos sempre defenderam suas crenças no mercado das idéias. Um exemplo bem conhecido na vida do apóstolo Paulo, particularmente apreciada pelos apologistas é o seu discurso no Areópago de Atenas, em Atos 17. Neste local, onde importantes questões civis e religiosas eram discutidas, Paulo se dirige a um público diversificado e educado, incluindo os "filósofos epicuristas e estóicos" (versículo 18).

Paulo estava ansioso para abordar os atenienses nesse lugar porque "revoltava-se nele o seu espírito, vendo a cidade cheia de ídolos" (versículo 16). Em seu discurso, do qual podemos inferir importantes lições sobre apologética, Paulo procurou estabelecer uma base comum com o seu público por elogiar a devoção religiosa dos atenienses, citando dois dos seus poetas, ligando as suas intuições sobre o "deus desconhecido" ao Deus das Escrituras e a pessoa e obra de Jesus Cristo.

Dois mil anos mais tarde, aqueles de nós que se esforçam para proclamar o evangelho e a visão de mundo cristão para um público cético estão seguindo os passos de Paulo. Uma das províncias mais importantes do mercado de idéias de hoje é a internet - um Areópago dos dias modernos. Como Paulo, ficamos impressionados com a multidão de "deuses" que comandam a devoção de tantos hoje. E vemos os efeitos destrutivos que as idéias falsas causam na vida das pessoas ao nosso redor. Mas, como Paulo, optamos por assumir uma posição e de uma forma cativante, apresentar a fé cristã no meio de céticos, críticos, investigadores e curiosos. No caso de Paulo, "uns escarneciam" e alguns foram cuidar de seus negócios, mas alguns "se juntaram a ele e creram" (versículos 32-34).

Devido a constante necessidade de articular e defender o evangelho, estou encorajado por este conjunto de pequenos ensaios defensores da fé cristã. Muitos de nós que mantêm blogs e sites dedicados a apologética estão na linha de frente para alcançar aos mais jovem, mais brilhante e mais articulados céticos da religião e do cristianismo. Enquanto eu admiro e respeito apologistas profissionais e acadêmicos que escrevem e falam sobre estes temas, é preciso um exército de evangelizadores comprometidos como você e eu para nos envolvermos um-a-um com os milhões de não-crentes online que querem fazer perguntas, debater, e por vezes buscar respostas para perguntas honestas.

Então, eu o encoraja a manter o bom trabalho. Eu vejo os nossos blogs e sites como ilhas da verdade e da luz em um vasto oceano de confusão e desespero. Fique perto de Cristo e comprometa sua vida e seu trabalho para Ele. Dedique tempo para estudar teologia, apologética e filosofia. Envolva aqueles que visitam o seu site com sabedoria, respeito e amor. Lembre-se que você está interagindo com pessoas de carne e osso e que muitas vezes têm tido más experiências com a religião ou igreja. Fale a verdade em amor. Conheça alguns colegas blogueiros de apologética e mantenha contato com regularidade. Ajudem-se mutuamente e promovam o trabalho um do outro. Eu acredito que nós estamos fazendo a diferença lá fora, diariamente e que Deus abençoe os nossos esforços se os consagrarmos a Ele e darmos as razões da esperança que há em nós.

International Outreach Coordinator,
Evangelical Philosophical Society