Essa semana resolvi me envolver um pouco mais nos debates das comunidades cristãs do Orkut. Achei que era hora de testar algumas das coisas que temos aprendido, compartilhar idéias e aprender. Achei que seria uma experiência legal e enriquecedora e seria interessante por ser em um ambiente cristão. Me enganei totalmente.
Entrei em algumas comunidades, vi alguns tópicos que achei interessantes e postei meus comentários e idéias. Voltei à noite para ver as respostas. E que respostas!
Fiquei surpreso com a agressividade daqueles que discordavam dos meus pontos. Eu não me incomodo com alguém discordar de mim, mas sempre me incomodou quando alguém faz ataques ad hominem e não abordam diretamente o assunto discutido. E o pior, praticamente todos se consideravam cristãos! Mas pelo palavreado, dificilmente poderiam ser considerados assim. Eu quase senti falta das minhas discussões com o Darius. Pelo menos ele é mais consistente e um pouco mais respeitoso.
O que também me assustou foi o pouco conhecimento de teologia e de Bíblia das pessoas ali. Muitas simplesmente não conheciam o que a Bíblia diz e faziam afirmações teológicas totalmente sem sentido. Parecia um grande buffet de idéias desconexas que pouco lembrariam o cristianismo clássico. Fiquei assustado.
Além de uns loucos, como um que fez uma ginástica com letras para provar que o nome Jesus é do diabo, que deveríamos chamar Jesus pelo nome dele original em hebraico. E que o nome Jesus era uma variação de Zeus. Detalhe, tudo isso e muito mais foi revelado a ele diretamente por Deus e que se eu quisesse saber mais, deveria comprar a apostila.
Enfim, essa foi minha primeira experiência em comunidades cristãs (???) no Orkut, mesmo depois de muitos anos como membro.
Mas não vou desistir. Tenho certeza que existe algo ali importante para compartilhar idéias e também aprender. Nem todos ali são agressivos ou incapazes de sustentar um pensamento teológico coerente. Vou continuar enquanto der.
Mas que foi uma surpresa, isso foi.