Estou tendo uma agradável trocas de email com uma Testemunha de Jeová sobre transfusão de sangue.
É interessante pra mim como esse assunto sempre foi periférico mas às vezes ele se demonstra um bom exemplo para o uso da eisegese, ou seja, para a inserção de idéias dentro de um texto, ao invés da exegese, que é a retirada de idéias de um texto, que é o método mais correto de estudo das Escrituras.
Eu devo editar um pouco a troca de email para preservar o nome de meu interlocutor e vou postá-lo em breve, talvez hoje, junto a minha última resposta. Como provavelmente vai ficar um texto muito grande, vou colocar no Scrib e postar aqui. Assim, qualquer um pode lê-lo on line ou baixá-lo e talvez imprimi-lo, se achar que vale o esforço.
Eu gosto muito de trocas de emails. É como se fosse um debate onde ambas as partes possuem a oportunidade de pesquisar e expandir seus argumentos. Esses debates podem se lançar ao infinto (eu bem sei disso porque tenho um longo debate com outra Testemunha de Jeová ainda não terminado), mas ainda assim são bons exercícios de apologética. E acima de tudo, alguém pode se salvar, seja nosso interlocutor, seja outra pessoa lendo.
Se der tempo posto hoje.
Mas agora preciso ficar um pouco longe do computador.