Por DOUGLAS GROOTHUIS

Kenneth Samples em Without a Doubt /Sem Dúvida/ (Baker, 2004) resumiu apropriadamente dez maneiras nas quais a crença cristã cria um ambiente favorável para a investigação científica. (Eu os modifiquei um pouco.)

1. O universo físico é uma realidade objetiva, que é ontologicamente distinto do Criador (Gênesis 1:1, João 1:1).

2. As leis da natureza demonstram ordem, padrão e regularidade, pois são criados por um Deus ordeiro (Salmo 19:1-4).

3. As leis da natureza são uniformes em todo o universo físico, uma vez que Deus o criou e providencialmente o sustenta.

4. O universo físico é inteligível porque Deus nos criou para conhecê-Lo, conhecer a nós mesmos e todo o resto da criação. (Provérbios 8 e Gênesis 1-2 ).

5. O mundo é bom, valioso e digno de um estudo cuidadoso, porque foi criado com um propósito por um Deus perfeitamente bom (Gênesis 1). Os seres humanos, como os portadores da imagem original de Deus, foram criados para discernir, descobrir e desenvolver a bondade da criação para a glória de Deus e a promoção humana através do trabalho. O mandato da criação (Gênesis 1:26-28) inclui a atividade científica.

6. Porque o mundo não é divino e, portanto, não é um objeto apropriado de adoração, pode ser um objeto de estudo racional e de observação empírica.

7. Os seres humanos possuem a capacidade de descobrir a inteligibilidade do universo, pois somos feitos à imagem de Deus e fomos colocados na terra para desenvolver suas potencialidades intrínsecas.

8. Porque Deus não revela tudo sobre a natureza, a investigação empírica é necessária para distinguir os padrões de Deus estabelecidos na criação.

9. Deus encoraja, até mesmo impulsiona, a ciência através de seu imperativo para o homem de ter domínio sobre a natureza (Gênesis 1:28).

10. As virtudes intelectuais essenciais para a realização do empreendimento científico (estudo, honestidade, integridade, humildade e coragem) fazem parte da lei moral de Deus (Êxodo 20:1-17).

Enquanto o cristianismo e a ciência tiveram suas brigas, não há nada inerente à cosmovisão cristã que a torne inimiga da ciência corretamente entendida.

Tradução: Pés Descalços