Hoje pela manhã estávamos lendo no UOL sobre vídeos de pastores da igreja Universal ensinando seus liderados como tirar dinheiro das pessoas mesmo durante a crise de 2008.
Apesar do absurdo do vídeo, o que me chamou a atenção não foi somente o treinamento financeiro dos pastores. O que mais me chamou a atenção foi a nota da igreja para a Folha, dizendo o seguinte:
"Como já explicado reiteradas vezes à Folha de S. Paulo, a Iurd (Igreja Universal do Reino de Deus) é uma denominação evangélica neopentecostal que possui como doutrina a Teologia da Prosperidade. Ou seja, acredita na intervenção divina também para o bem-estar material do homem. O exercício de fé pregado por seus bispos e pastores tem como único fundamento a prática dos ensinamentos da Bíblia"
De acordo com essa nota, a Iurd assume que prega a Teologia da Prosperidade. Provavelmente isso não seja uma novidade, mas é o bastante para considerar essa igreja como uma instituição herege. Se eles assumem que ensinam esse desvio doutrinário, que deturpa o evangelho, gera adoração a um deus que não existe e torna o objetivo da vida do cristão o aqui e o agora, então, não podemos considerar essa igreja como ortodoxa e parte da fé cristã. Assim como outras organização pseudo-cristãs (Torre de Vigia, IJSUD, Adventistas e tantas outras), a Iurd se afastou dos ensinos do cristianismo bíblico (se é que algum dia esteve próximo).
Algo que para mim encerra esse argumento é que se a Teologia da Prosperidade for verdadeira, nenhum dos doze apóstolos poderiam ser considerados cristãos, porque nenhum deles viveu uma vida próspera. Muito pelo contrário. Veja a baixo quadros que mostram o destino de Estevão, Pedro e Paulo.
Além disso, o próprio Jesus seria uma vergonha para esse evangelho. Veja o que Jesus diz para um jovem que queria segui-lo:
“Respondeu-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça”. Lucas 9:58
Animador não?
O maior inimigo da Teologia da Prosperidade é o evangelho que se encontra nas Escrituras.