"e havendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim!" João 13:1

Um amigo é aquele que ama - e não deixa de amar. Cristo tendo amado o seu povo - os ama até o fim.

Uma qualidade da verdadeira amizade é a confiança. O que poderia ser mais sagrado do que o conforto de sentir-se seguro com uma pessoa, absolutamente seguro? Esse é o tipo de amigo que Jesus é. Você sempre pode se sentir seguro com ele. Você pode confessar os seus pecados a Ele. Você pode dizer-Lhe todos os seus defeitos e suas falhas - como você o negou na outra noite, como você conseguiu ser fiel a Ele, e todos os maus pensamentos de seu coração, e Ele será tão terno e gracioso - como se você nunca tivesse pecado! Ele ama até o fim!

Nenhum de nós gostaria de ter fotografado nosso coração, e levantar tal imagem diante dos olhos de nossos vizinhos! Nós não queremos que mesmo os nossos melhores amigos vejam a transcrição completa da nossa vida secreta - o que se passa dentro de nós:
os ciúmes,
as invejas,
os sentimentos amargos,
os pensamentos impuros,
a maldade,
o egoísmo,
as suspeitas,
as dúvidas e medos!
No entanto, Cristo vê toda essa vida indigna interior - Ele sabe o que de pior existe em nós - e ainda assim nos ama! Nós não precisamos esconder Dele as nossas fraquezas. Ele nunca retira o Seu amor. Nós podemos confiar Nele absolutamente e para todo o sempre!

"e havendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim!" João 13:1

(J. R. Miller, "When the Song Begins", 1905)