Rick Warren(1) está errado quando ele postou no Twitter que Deus não julga o mundo através de catástrofes (Romanos 1:18).

Pat Robertson(2) está errado quando ele afirma saber por que o terremoto haitiano aconteceu (Deut.29: 29).

Talvez esses princípios nos ajudarão a descobrir por que as tragédias acontecem e quem é responsável.

DEUS

Deus controla tudo, diretamente ou indiretamente, restringindo a Sua graça ou permitindo ao diabo um pouco mais de ação. De qualquer maneira, Deus é soberano sobre tudo e felizmente aceita a responsabilidade pelo bem e pelo mau (mas não pelo pecado).

SATANÁS

O diabo não controla o tempo ou governa as nações.

PESSOAS

Existem apenas dois grupos de pessoas sobre a terra: pagãos e cristãos.

PORQUÊ?

Quando Deus envia/permite desastre para os pagãos, Ele o faz por duas razões: como um julgamento ou como um apelo ao arrependimento. Um desastre não é ainda ira suficiente para os pagãos, pois é apenas uma amostra do castigo eterno de Deus se não se arrependerem e confiarem no Salvador.

Quando Deus envia/permite desastre para os cristãos, Ele o faz por duas razões: para nos podar ou matar e nos levar para casa. Uma catástrofe nunca é demais ou muito pouco para o cristão, a poda causa/permite apenas a quantidade certa para o nosso bem e a Sua glória.

Enquanto Deus pode estar enviando julgamento para uma nação inteira, cada indivíduo (pagão e cristão) deve procurar determinar por que Deus causou/permitiu que ele se ferisse.

Os cristãos não são vítimas de efeitos colaterais. Embora possa haver uma razão primária para Deus enviar/permitir uma catástrofe, Deus orquestra todos os detalhes em cada situação.

Catástrofes acontecem para os pagãos como um ato de juízo de Deus, mas eles acontecem para os cristãos como um ato de misericórdia severa.

Deus envia/provoca um desastre para os espectadores reagirem com apatia ou bondade.

SUPORTE BÍBLICO

Jesus nos deu a declaração definitiva sobre catástrofes em Lucas 13:1-5. Por favor, gaste um momento para ler esse texto e você nunca vai cometer o erro de Rick Warren ou Pat Robertson.

Pegadinha

Deus não deve ser culpado pelo terremoto, como sendo exatamente a coisa certa a fazer. Enquanto Deus recebe o crédito pelo terremoto, Ele nunca deve ser culpado por nada. Charles Wesley escreveu uma série de hinos agradecendo a Deus por dois terremotos que abalaram a Inglaterra em 1751. Devemos fazer o mesmo.

CONCLUSÃO

Embora cada indivíduo deve se esforçar para aprender a lição que Deus tem na tempestade, existe um propósito final (quarenta dias ou não): Deus está trabalhando para glorificar o Seu Filho. Deus envia uma amostra de sua ira para os pagãos para que eles possam olhar para a cruz e serem salvos. Deus poda os cristãos para que vivamos em maior gratidão pelo que Jesus fez para nos salvar da destruição eterna.

Catástrofes, como tudo, tem a ver com a cruz.


Notas do Tradutor:
1 – Rick Warren, pator americano da Saddleback Church, postou no dia 14 de Janeiro em seu Twitter: “Marcar qualquer desastre natural como o julgamento de Deus é um absurdo. O verdadeiro "julgamento começa com a família de Deus" 1 Pedro 4:17, não com os outros.

2 – Pat Robertson, fundador de inúmeras organizações nos EUA, faz parte da denominação Batista do Sul e é apresentador do programa The 700 Club. Eu seu programa na CBS Robertson alegou que o terremoto no Haiti foi conseqüência de um pacto feito pelo haitianos com o diabo para se livrarem dos franceses há muitos anos atrás.

By Wretched Radio