Tuesday, September 29, 2009


(William Dyer, "O Grande Dia da Ira de Deus!")

"Porque o grande dia da Sua ira chegou - e quem poderá suportar!" Apocalipse 6:17

Quem poderá suportar o dia da sua vinda? Quem poderá subsistir quando ele aparecer? Oh, amado! este não é o dia da ira do homem! Os homens tiveram seus dias de reino e fúria, e desprezo a Deus - mas aquele dia acabou e se foi, e agora o dia de Deus chegou! Este é o dia da Sua ira - e aí do ímpio, aí da prostituta da Babilônia, a hora do seu juízo chegou!

Este será um dia de grande espanto para os maus e os ímpios, “O Senhor te ferirá com loucura e cegueira, e com pasmo de coração”! Deuteronômio 28:28

Este será um dia de grande terror para aqueles que não conhecem a Deus e não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus! Portanto, diz o apóstolo: “Portanto, conhecendo o temor do Senhor, procuramos persuadir os homens”. 2 Coríntios 5:11

Este dia da ira de Deus será um dia de grande sofrimento para os ímpios. “Também eu me rirei no dia da vossa calamidade; zombarei, quando sobrevier o vosso terror, quando o terror vos sobrevier como tempestade, e a vossa calamidade passar como redemoinho, e quando vos sobrevierem aperto e angústia”. Provérbios 1:26-27

Este dia da ira de Deus será um dia de grande desprezo para os ímpios. “O Senhor Todo-Poderoso tem este desígnio para denegrir a soberba de toda a glória, e para pôr em desprezo todos os ilustres da terra”! Isaías 23:9

Este dia da ira de Deus será um dia de grande destruição. “Os ímpios são reservados para o dia de destruição, eles devem ser trazidos para o dia da ira”! Jó 21:30

Oh, amado! A grande ira de Deus será terrível para os maus!
1. A grande ira de Deus irá rasgá-los em pedaços como um leão! “Eu serei como um leão para Israel, como um leão forte e jovem para Judá. Vou rasgá-los em pedaços! Vou levá-los, e ninguém será deixado para resgatá-los”! Oséias 5:14. “Considere isso, todos os que se esquecem de Deus, ou eu vou rasgá-lo em pedaços, sem ninguém para salvá-lo”! Salmo 50:22

2. A grande ira de Deus irá consumi-los como fogo! “O Senhor Todo-Poderoso diz - O dia do julgamento está chegando, queima como um forno. Nesse dia, os arrogantes e os maus serão queimados como palha. Eles serão consumidos - raízes, galhos e tudo”. Malaquias 4:1

3. A grande ira de Deus vai engolir todos os seus inimigos! “A tua mão alcançará todos os teus inimigos, a tua destra alcançará todos os que te odeiam. Tu os farás qual fornalha ardente quando vieres; o Senhor os consumirá na sua indignação, e o fogo os devorará”. Salmos 21:8-9

Oh! a ira do Todo-Poderoso é chamada nas Escrituras:
“O furor da Sua grande ira”! 2 Reis 23:26.
“O furor da sua ira, a ira e a indignação”! Salmo 78:49.
“A fúria de sua ira”! Apocalipse 16:19.

Ninguém escreve sobre inferno como os puritanos... meu amigo, fuja dessa ira enquanto é tempo. Pense sobre seus pecados e a justa punição que está diante de você e se lance aos braços amorosos do Salvador. Ele morreu para que você tivesse vida. Se arrependa de seus pecados e coloque sua fé em Jesus Cristo como seu único e verdadeiro Salvador!

Posted on Tuesday, September 29, 2009 by Maurilo e Vivian

No comments

Sunday, September 27, 2009


Charles Spurgeon (editado)

Um mal está no campo dos "professos" do Senhor, tão grosseiro em seu descaramento, que o cristão mais míope dificilmente deixaria de notá-lo. Durante os últimos anos, este mal tem se desenvolvido a um ritmo alarmante. Ele tem agido como fermento até que toda a massa fermente!

O demônio raramente fez uma coisa mais inteligente, quanto sugerir à Igreja que parte de sua missão é prover entretenimento para o povo, a fim de ganhá-lo. De proclamar o evangelho, a Igreja gradualmente baixou o tom do seu testemunho e também tolerou e desculpou as frivolidades da época. Depois, ela as tolerou em suas fronteiras. Agora as adotou sob o argumento de atingir as massas!

Meu primeiro argumento é que prover entretenimento para o povo não é descrito em parte nenhuma das Escrituras como uma função da Igreja. Se é um trabalho cristão porque Cristo não falou dele? "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura, e proporcionem divertimento para aqueles que não tem prazer no evangelho".

Nenhuma destas palavras, no entanto, podem ser encontradas. Não parecem ocorrer a Ele. Onde entram os animadores? O Espírito Santo é omisso em relação aos mesmos. Foram os profetas perseguidos porque divertiram o povo ou porque eles os enfrentaram? “Concertos” não possuem uma lista de mártires.

Novamente, prover entretenimento está em direto antagonismo ao ensino e à vida de Cristo e todos os Seus apóstolos. Qual foi a atitude da Igreja apostólica ao mundo? “Vós sois o sal do mundo”, não o doce açúcar; mas algo que o mundo irá cuspir e não engolir.

Se Jesus tivesse introduzido mais elementos brilhantes e agradáveis em seus ensinamentos, ele teria sido mais popular. Quando “muitos dos seus discípulos voltaram atrás e já não seguiam” eu não o ouço dizer: “Corra atrás destas pessoas, Pedro, e diga-lhes que teremos um estilo diferente de culto amanhã; algo curto e atraente, com pouca pregação. Teremos uma noite agradável para as pessoas. Diga-lhes que não se esqueçam de se divertir! Seja rápido, Pedro, nós devemos ganhar estas pessoas de alguma forma"!

Não! Jesus se compadeceu dos pecadores, suspirou e chorou por eles, mas nunca procurou entretê-los!

Em vão as epístolas podem ser vasculhadas para se encontrar qualquer vestígio do “evangelho de entretenimento”. Sua mensagem é: “Portanto, saía do meio deles e apartai-vos deles ... Não toque em suas coisas imundas ...” Algo que se aproxime de diversões é notável por sua ausência. Eles tinham ilimitada confiança no evangelho e não empregavam outra arma.

Depois que Pedro e João foram presos por pregar o evangelho, a Igreja teve uma reunião de oração, mas eles não oraram: “Senhor, concedei aos vossos servos que através de um uso inteligente e perspicaz de uma inocente recreação possamos mostrar a estas pessoas quão felizes nós somos”.

Não! Eles não deixaram de pregar Cristo. Eles não tinham tempo para arranjar entretenimentos. Dispersos pela perseguição iam pregando o evangelho. Eles viraram o mundo de cabeça para baixo, essa é a única diferença da igreja de hoje.

Por último, entretenimento falha em realizar os fins desejados. Permita que os oprimidos que encontraram paz através de um concerto musical não se silenciem! Deixe que o bêbado, para quem o entretenimento dramático foi o caminho de sua conversão, se levante! Não há ninguém para responder! A missão do entretenimento não produz convertidos!

A necessidade desta hora para o ministério de hoje é a espiritualidade séria juntamente a uma doutrina bíblica, de tal forma entendida e sentida, que acenda os homens em fogo.

Senhor, limpe a igreja de toda a podridão e lixo que o diabo impôs sobre ela, e traga-nos de volta aos métodos apostólicos!

Tradução: Pés Descalços

Posted on Sunday, September 27, 2009 by Maurilo e Vivian

2 comments

Friday, September 25, 2009


Se a Epístola de Paulo aos Gálatas fosse publicado na revista Christianity Today...

CARTAS AO EDITOR

Cara Christianity Today:
Em resposta ao artigo de Paulo D. Apóstolo sobre a igreja da Galácia em sua edição de janeiro, tenho de dizer que estou chocado com o tom anticristão deste texto. Por que a negatividade? Ele foi à igreja da Galácia recentemente? Eu conheço algumas das pessoas daquela igreja, e eles são as pessoas mais amorosas e cuidadoras que eu já conheci.
Phyllis Snodgrass, Ann Arbor, MI
------------------------
Prezado Editor:
Quão arrogante da parte do Sr. Apóstolo achar que ele tem o direito de julgar essas pessoas e classificá-las como amaldiçoadas. Esse não é o trabalho de Deus? Independentemente da questão da circuncisão, estes Gálatas crêem em Jesus, tanto quanto ele crê, e é muito farisaico condená-los apenas porque diferem em uma questão tão secundária. Pessoalmente, eu não quero um instrumento afiado em nenhum lugar perto do meu zíper, mas isso não me dá o direito de julgar como alguém segue a Cristo. Será que não podemos apenas focar no nosso compromisso comum em Cristo e promover o seu reino, em vez de diminuir irmãos crentes por questões doutrinárias mesquinhas?
Ed Bilgeway; Tonganoxie, KS
-------------------------
Caro CT:
Eu já vi outros artigos dúbios do Apóstolo Paulo no passado e, sinceramente, estou surpreso que você achou que suas críticas recorrentes a igreja mereciam ser publicadas em sua revista. O Sr. Apóstolo há muitos anos tem tido uma propensão para pensar que ele tem direito a "marcar" certos professores cristãos que não concordam com sua posição bíblica. Certamente eu o parabenizo por desejar permanecer fiel à palavra de Deus, mas eu acho que ele erra em ser tão dogmático sobre suas visões a ponto de se sentir livre para atacar abertamente os seus irmãos. Sua atitude torna difícil a plena unificação da Igreja, e dá crédito à vista da oposição de que os cristãos ficam julgando, são um povo arrogante, que nunca mostra o amor de Deus.
Ken Groener, San Diego, CA
--------------------------
Para os editores:
O Apóstolo Paulo diz que espera que os professores de Gálatas cortem suas regiões privadas? Que tipo de atitude cristã é esse? Que vergonha!
Martha Bobbitt, Boulder, CO
--------------------------
Cara Christianity Today:
O fato de o Apóstolo Paulo se gabar de sua discussão em público com Pedro Cefas, um líder bem respeitado e irmão em Cristo, expõe o Sr. Apóstolo para a figura divisora que ele se tornou na Igreja de hoje. Sua dissertação exaltada contra a Igreja da Galácia é apenas mais do mesmo foco equivocado em uma dependência antiquada por doutrina, em vez do amor e da tolerância. Basta olhar como sua atitude hipercrítica tem denegrido crentes homossexuais e mulheres mais velhas! O verdadeiro problema dentro da Igreja hoje, não é a falta de dedicação doutrinária, como apóstolo parece acreditar, mas em nossa incapacidade de sermos transformados pelas nossas jornadas individuais no Espírito. Evidentemente, o apóstolo não se distancia de seu passado como fariseu legalista, e é incapaz de deixar estar e experimentar o verdadeiro amor de Cristo que está vindo dos Gálatas que se esforçam para adorar a Deus em sua própria maneira especial.
William Zenby; Richmond, VA
--------------------------
Queridos Editores:
Acontece que eu sou um membro da Primeira Igreja Cristã da Galácia, eu tenho um problema com o artigo do Sr. Apóstolo. Como pode ele criticar um ministério que tem sido tão abençoado por Deus? Nossa igreja tem muitos novos membros batizados e tem criado caminho para dentro da comunidade judaica com a nossa visão pragmática sobre a circuncisão. Tal abordagem “sensível aos interessados” deu aos judeus o respeito que merecem por ser povo escolhido de Deus por milhares de anos. Além disso, todos os gentios em nosso meio se sentiram honrados em participar nos muitos rituais edificadores do patrimônio hebraico, inclusive a circuncisão, sem perder a sua paixão por Jesus. Meu conselho ao Sr. Apóstolo é para se manter firme em espalhar a mensagem do evangelho do amor incondicional de Cristo, e parar de criticar o que Deus está claramente abençoando em outras igrejas.
Miriam "Betty" Ben-Hur; Galácia, Turquia
---------------------------

NOTA DO EDITOR: Christianity Today se desculpa por nossa decisão precipitada em publicar a exposição do Apóstolo Paulo sobre a igreja da Galácia. Se tivéssemos conhecido do grau em que os nossos leitores e anunciantes retirariam seu apoio financeiro, nunca teríamos publicado uma verdade bíblica tão impopular. Pedimos desculpas por qualquer dano que possa ter causado em propagar as doutrinas de Cristo.


Não poderia ser mais verdadeiro... hahahaha

Posted on Friday, September 25, 2009 by Maurilo e Vivian

2 comments


Normalmente a vida dos famosos (ou coisas do tipo) pouco nos interessa. Suas estripulias, falas, casos, realizações, via de regram não vão gerar em nós qualquer reação digna de nota. Com uma única exceção: quando o assunto em pauta de tal pessoa envolve religião. Aí sim, nosso interesse é acionado.
Em uma pequena reportagem sobre as visitas (quatro no total) a uma igreja evangélica feitas nos últimos meses pela dona da Daslu, Eliana Tranchesi, católica de carteirinha segundo a revista, pode-se ler a reposta a uma pergunta relativamente direta, “a senhora virou evangélica”? “Sempre tive fé no Evangelho”, ela respondeu, “então não precisaria me converter. Acredito nas religiões do cristianismo, sem preconceito”.
Seria possível alguém dizer tudo sem falar nada?
Vamos observar dois pontos interessantes nesta resposta, que demonstra o que ela tem aprendido (ou não) na Igreja Evangélica de Jesus Cristo, localizada na casa da pastora (????) Vera Domingues, que conta com cerca de 30 pessoas por reunião. Os caracteres totais do nome da igreja são 33 (diga trinta e três) e superam o número médio de participantes. Seja como for, não existe dificuldade em se discipular alguém em um igreja que possui um número de membros menor do que a quantidade de letras de seu nome.
Eliana disse “sempre tive fé no Evangelho, então não precisaria me converter”. O que será que ela quis dizer com isso? Ela sempre teve fé no Evangelho? Em qual evangelho? Existe uma diferença bem grande na visão que os católicos e os protestantes possuem do evangelho e seus resultados. Um acredita na infusão da retidão de Cristo e daí em frente podemos trabalhar nossa salvação. Se no final da vida, morrermos sem pecados, vamos para o céu. Ao contrário, se morrermos em pecado, podemos ir para o purgatório, desde que não seja um pecado capital, se não para o inferno vamos nós!
O outro entende que somos pecadores miseráveis (I'm the wretch, the song refers to...), que merecem receber a ira de Deus mas pela obra de Cristo na cruz temos todos os nossos pecados perdoados (passados, presentes e futuros) e a retidão de Cristo é creditada em nossa conta. Nada do que podemos fazer irá nos tornar mais salvos. Mas pela fé podemos ter confiança em nossa salvação única e exclusivamente por causa de Cristo.
Em qual evangelho ela já acredita para não precisar se converter?
Além do mais, para nós protestantes (e evangélicos até onde eu sei) a conversão é necessária para a salvação, pois a conversão é o nascer de novo (João 3:5). Conversão não é mudar de religião. É a ação de nos arrependermos de nossos pecados e colocar nossa fé em Cristo. Graça, fé e arrependimento. Nesse momento o Espírito Santo age em nossa vida e nos dá uma nova natureza. Nascemos de novo, nos convertemos. Sem isso, sem salvação. Ela não precisa ser salva?
Segunda frase que nos chamou a atenção; “Acredito nas religiões do cristianismo, sem preconceito”. O que isso quer dizer exatamente? Ela acredita em todas as variações que existem dentro do cristianismo? Mesmo quando elas discordam totalmente?
O catolicismo vê a salvação de uma forma diferente do protestantismo. Também entendem a importância das Escrituras de forma diferente. Para a igreja católica, os dogmas são desenvolvidos pela interpretação das Escrituras pelo magistério (igreja) somado às tradições. Os protestantes, somente as Escrituras (sola scriptura) com liberdade de leitura e interpretação para cada cristão. Para as Testemunhas de Jeová (faz um tempinho que não escrevemos nada sobre elas...) Jesus Cristo não é Deus, para os protestantes e católicos, com certeza o é. Mormons acham que Jeová é o pai de toda a humanidade, teve muitos filhos com uma mãe cósmica e que todos somos irmãos, inclusive de Jesus e do diabo. A igreja Ortodoxa rejeita a “Imaculada Concepção de Maria”, assim como os protestantes, mas é uma doutrina de grande importância para os católicos.
Podemos enumerar várias e várias outras diferenças no que ela chama de “religiões do cristianismo”. Como é possível para ela acreditar em todas essas “religiões” se elas não concordam entre si?
Ela só foi até o momento a quatro reuniões na igreja de nome grande. Mas não seria o suficiente para saber que o cristianismo bíblico é totalmente diferente de qualquer outra religião? Não seria o suficiente para saber que você pode aceitar ou negar a mensagem do Evangelho, mas não tem como agir de forma indiferente, se aquilo que ela prega é verdadeiro? Não seria o suficiente para ela saber que aqueles que já se converteram, que nasceram de novo, dão frutos de sua salvação e acreditam que Cristo é o único e verdadeiro caminho e difere daqueles que o representam de forma errada?
Quatro reuniões são mais do que suficiente para isso. Quando estamos fazendo evangelismo na rua, o evangelizado entende tudo isso em menos de 15 minutos e pedimos para que ele repita para nós o que acabou de ouvir. Se a pessoa vai se converter ou não é outra história, já que esse é um trabalho para o Espírito Santo. Mas ela sai dali com uma mensagem muito clara do evangelho.
A pregação somente da graça de Deus sem a lei tem a tendência de criar pseudocristãos. É por isso que Tiago disse “Deus resiste ao orgulhoso” (não preciso me converter), “mas dá graça ao humilde” (Tiago 4:6)

Posted on Friday, September 25, 2009 by Maurilo e Vivian

No comments

Tuesday, September 22, 2009


Está a fé em oposição ao conhecimento? Os cristãos são ignorantes, por definição, ou há um lugar para a razão e a fé?

Por: Gregory Koukl

Materialistas - pessoas que não acreditam em Deus e nas almas e em demônios e em anjos e no céu e no inferno e na vida após a morte e em tudo isso - acredite no que você pode experimentar com os cinco sentidos, e esse é o reino físico. Essa é a visão metafísica que possuem. Visões metafísicas são pontos de vista sobre o que você acredita que é real, e um materialista acredita que a única coisa que é real é matéria em movimento. Richard Dawkins e Christopher Hitchens, por exemplo, se prendem a essa visão. “Materialismo” é a visão de que, pelo menos metodologicamente, dirige a ciência moderna. É a visão de mundo dos “novos ateus” que estão argumentando muito agressivamente que a religião é irracional e perigosa.
Eles dizem que você pode acreditar em Deus, se quiser, mas quando se trata de fazer ciência, você não pode fazer referência à agentes fora do reino natural. Materialistas possuem uma enorme quantidade de confiança que a ciência vai responder a todas as questões relevantes, porque todas as questões relevantes apenas implicam coisas que são físicas, pois só as coisas físicas existem. Não há necessidade, em outras palavras, para colocar Deus nas chamadas lacunas.

Eu acho que os cristãos são, em parte, responsáveis pela confiança que os materialistas têm que a ciência vai preencher as lacunas, porque muitos cristãos cometem um erro consistente sobre a relação entre fé e razão. O erro em si é evidenciado nesta pergunta que eu ouço de variadas formas o tempo todo: “Se há tantas evidências de Deus, então qual é a necessidade da fé”? Se nossa evidência para o cristianismo é tão grande que permite dar-nos conhecimento de fatos que nós podemos saber ao certo, então ela espreme a fé diretamente para fora da equação.

Perceba algo que é muito importante sobre essa perspectiva que muitos cristãos sustentam. Ela coloca a fé em oposição ao conhecimento. Há uma relação inversa entre os dois, de tal forma que quando você aumenta um, você diminui o outro. Você aumenta o conhecimento, diminui a fé, porque você não pode ter fé no que você conhece. Fé é o que você exercita quando você não conhece. Isto lança a fé como uma espécie de pensamento positivo religioso porque pensamento positivo é tudo o que está disponível para você quando você não sabe algo.

O conhecimento é o que você conhece, portanto a fé é reservada para a ignorância. Isto é o que algumas pessoas pensam que Paulo queria dizer quando disse: “Nós caminhamos pela fé e não pela visão”. Caminhamos pelo acreditar – fé, não pelo conhecimento – visão. E se sabemos, não é mais fé. O conhecimento, nessa equação, é o inimigo da fé, e os cristãos são orientados a ter fé.

Esta visão é claramente falsa quando fazemos uma reflexão e um exame das Escrituras. O oposto do conhecimento não é fé, é ignorância. E o oposto da fé não é conhecimento, é incredulidade.

Também não é o que a Bíblia ensina sobre a fé, e este é um ponto a se salientar. Há muitos cristãos que têm uma visão de fé que não é bíblica. Na verdade, é contrária à Bíblia. E esta visão de fé, que é contrária à Bíblia acaba por ajudar e facilitar as coisas para o materialismo, o principal rival da visão de mundo teísta em nosso tempo.

A Bíblia ensina que a fé é confiar no que você sabe que é verdade, porque você tem razão para acreditar que é verdade. Desenvolvo este ponto em profundidade em um artigo intitulado "A fé não é desejar”, então eu não vou me aprofundar nos detalhes aqui, exceto para dar-lhe alguns exemplos.

Jesus disse em Marcos 2, “Para que saibais que o Filho do Homem tem o poder para perdoar pecados”, porque Ele tinha acabado de dizer ao paralítico: “Seus pecados estão perdoados”. Isso irritou o povo. Naturalmente, ninguém podia ver se os pecados foram realmente perdoados, então Ele disse: “Para que saibais que eu tenho o poder de perdoar pecados, eu vos digo, toma o teu leito e vai para casa”. O ato de curar era algo que podiam ver para garantir a realidade, o conhecimento, a certeza, o fato de algo que não podiam ver – o perdão dos pecados. E foi isso que inspirou os seus atos de confiança. Eles tinham conhecimento de que o pecado podia ser perdoado, e é precisamente por isso que eles foram capazes de exercitar confiança.

Atos 2, domingo de Pentecostes. Pedro deu a sua mensagem sobre a ressurreição de Cristo e os efeitos visíveis do Espírito Santo em suas vidas, as manifestações de falar em muitas línguas e línguas de fogo que o povo viu e ouviu. Pedro disse: “Nós não estamos bêbados. Este é o Espírito Santo”. Este é um cumprimento da profecia, uma outra prova. Ele explica as evidências das manifestações que pudessem ver e ouvir, a prova da profecia cumprida, e Jesus ressuscitou dos mortos. “Este homem que vós crucificastes, Deus o ressuscitou dentre os mortos”. Isso é outra proclamação de uma prova – o sepulcro vazio, a ressurreição de Cristo – e isso também foi profetizado. Davi, o salmista falou sobre isso – outra evidência. Ele dá evidências após evidências após evidências e em seguida, conclui, vamos todos da casa de Israel dar um grande salto de fé, porque você não pode saber nada disso. Não, claro que não. Ele diz: “Que toda a casa de Israel tenha certeza de que Deus o levou a ser o Senhor e Messias, esse Jesus, a quem vocês crucificaram”. Não há nenhum salto de fé. Não existe fé baseada na ignorância, mas sim um ato de confiança que se baseia no conhecimento e o conhecimento é baseada na evidência.

O ateu olha para a equação mal montada sobre fé e conhecimento exatamente da mesma maneira como muitos cristãos erroneamente o fazem. Existem coisas que você pode saber, e portanto não há necessidade de fé. A fé é o que você usa quando você é ignorante.

Como a ciência e outros campos do conhecimento estão avançado, somos ignorantes sobre menos coisas. Portanto, nesta definição errônea da fé, as coisas que nós podemos realmente exercer fé diminuíram porque a ciência já explicou isso. Então, essas coisas que poderíamos ter, na ignorância, atribuídas a Deus, já foram explicadas pela ciência, ou serão brevemente explicadas. A ciência tem explicado muitas coisas que pareciam precisar de Deus para dar conta delas, e há agora menos necessidade de Deus, nesse ponto de vista particular sobre a fé. Como resultado, a hipótese de Deus, então, tem cada vez menos e menos poder explicativo, porque os mistérios estão dando lugar ao conhecimento e à ciência.

Materialistas, ateus, são animados. Eles são exuberantes. E eu sou completamente simpático, pelo menos em princípio, pelo ponto dos ateus se essa é a forma como são as coisas entre fé e conhecimento. As lacunas, pelo menos em princípio, serão todas preenchidas pelo conhecimento científico e a religião será, finalmente, vista como pensamento positivo e superstição. Isso é o que nós estamos enfrentando neste ponto de vista do conhecimento e da fé, como pólos opostos.

Pelo contrário, a fé não é oposta ou contrária ao conhecimento. A expansão do conhecimento pela ciência, ou por qualquer outro meio, não é uma ameaça para a fé e o cristianismo. Se a fé envolve confiança no que sabemos, então quanto mais sabemos, mais oportunidade temos de confiar. Fé e conhecimento são companheiros que nos ajudam a colocar a nossa confiança em Deus.

No entendimento bíblico do conhecimento e da fé, à medida que aumenta o conhecimento, aumenta a capacidade de confiança - a capacidade de exercer a fé bíblica, que é um ato de confiança. Quanto mais se sabe sobre o complexo design do universo, a realidade de Jesus, o Nazareno, o fato histórico da ressurreição, bem como todas as crenças verdadeiramente justificadas, mais podemos colocar nossa confiança no Deus que se fez homem em Jesus , ressuscitou dos mortos para resgatar-nos da debilitante e ultimamente mortal doença do pecado.

Não há nenhum pensamento positivo aqui. Nenhum salto de fé. Nenhuma fé cega. Apenas um passo razoável de confiança, confiando em algo que temos boas razões para acreditar que é verdade. Essa é a visão bíblica. E isso não ajuda e não estimula o ateu.


Gregory Koukl é presidente da Stand to Reason, uma organização voltada para a defesa da fé cristã e para o treinamento de cristãos para que possam pensar de forma mais clara sobre sua fé.

Posted on Tuesday, September 22, 2009 by Maurilo e Vivian

No comments

Não poderia deixar de expressar aqui minha alegria e meu orgulho (contentamento) com a premiação que a Vivian recebeu ontem no 4º Concurso de Fotografia - Árvores da Cidade de São Paulo, promovido pelo Senac a pela Secretaria do Meio Ambiente da cidade de São Paulo.
Entre mais de 1200 fotos, ela foi selecionada entre as 20 que fizeram parte da exposição.
Além disso, ela ficou entre os 5 primeiros que foram premiados entre essas 20 melhores fotos. Além do reconhecimento, ela ganhou livros de fotografia e um ano de assinatura de uma revista sobre fotografia.
Parabéns meu amor! (Não vou deixar de usar esse meu espaço para isso...)
Veja abaixo a foto vencedora (temos de levar um torrão de açúcar para essas formigas) e também a foto da Vivian na exposição.




Posted on Tuesday, September 22, 2009 by Maurilo e Vivian

No comments


Estava lendo a revista Veja de algumas semanas atrás, sobre o médico Roger Abdelmassih que está sendo acusado de estupro e abuso sexual de muitas de suas pacientes, além de outros aspectos médicos da reprodução assistida ou fertilização in vitro e em uma rápida entrevista ele disse que na prisão está lendo dois livro, um deles era a Bíblia e o outro A Cabana.
Não sei se ele é culpado ou não. É fácil já tomá-lo como culpado por tudo o que mídia está apontando, mas esse é um trabalho que cabe a justiça. E se alguma forma essa falhar, podemos ter certeza que a justiça divina não irá. Seja para uma coisa, seja para outra.
Mas o aspecto mais importante para mim é que o Dr. Abdelmassih está lendo ao mesmo tempo livros tão antagônicos quanto seria possível.
De um lado ele está lendo a Bíblia (pelo menos é o que afirma), a revelação de Deus para o homem, que nos mostra nossa verdadeira natureza, nosso destino terrível por causa de nossos próprios pecados, nossa necessidade de um salvador, o amor de Deus providenciando esse salvador e seu amor a ponto de morrer na Cruz em nosso lugar, quando ainda eramos seus inimigos e afirmações como “eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim”.
Por outro, ele está lendo A Cabana, de William P. Young, filho de missionários que serviram no pacífico e escreveu o livro como resposta a seus próprios conflitos e sofrimentos. Na Cabana, todos são no final das contas bons, não existe o perigo de um destino de tormento por causa de nossos pecados, já somos todos salvos, a morte de Cristo (e também de Deus Pai, que de acordo com Young também morreu na Cruz) age para salvação de todos, não que essas pessoas fossem inimigas de Deus, mas esse é o melhor caminho e todas as afirmações de Cristo podem ser relativizadas: ele é o único caminho, não por que as pessoas podem seguir por ele ou não, mas sim porque todos estão nesse caminho, quer queiram, quer não. Também é possível ser um cristão “anonimo”: você é cristão, só não sabe disso. Além disso, você pode ser salvo e pertencer a qualquer outra crença. Pode ser budista, muçulmano, mórmom e talvez até ateu. Querendo ou não, você é cristão.
O Dr, Abdelmassih não faz nenhum juízo de valor sobre o livro. Não diz se está gostando ou não. Mas seja como for, é uma pena ver um livro tão danoso ao cristianismo ser elevando à categoria de best-seller evangélico.
Espero que, independente do que vier a se seguir em relação a esse caso, o Dr. Abdelmassih possa perceber que esses dois livros são antagonistas um ao outro e possa se render à mensagem daquele que é o único que pode lhe mostrar o verdadeiro e único caminho para a vida eterna. Ele já o possui em suas mãos. Só falta fazer a escolha certa.

Posted on Tuesday, September 22, 2009 by Maurilo e Vivian

No comments

Saturday, September 05, 2009


No mesmo dia que fomos fazer evangelismo de forma bíblica na feira, conversamos com algumas pessoas.
Já colocamos abaixo um dos audios e estamos colocando aqui um outro aqui.


A conversa com esse rapaz, que tinha 13 anos na época, foi bem interessante. Primeiro, porque ele sabia os Dez Mandamentos de cor e isso vimos pouquíssimas vezes. Mesmo pastores não consguiram citar os Dez Mandamentos para nós.
Também existe uma certa arrogância por parte do garoto, em não se humilhar para receber a graça de Deus por nós pecadores. Muito provavelmente ele acha que deve pagar por seus pecados porque ele ainda não entendeu a gravidade da ira de Deus. E também porque nós não explicamos isso direito.
Mas pelo menos plantamos a semente no coração dele e de alguma forma, ele estava buscando alguma verdade espiritual.
Orem por ele e por todos aqueles que ouviram o evangelho naquele dia.

Posted on Saturday, September 05, 2009 by Maurilo e Vivian

9 comments


Em nossa casa, temos um consumo muito grande de jornal. Pilhas e pilhas são gastas todos os meses. Gostaria de dizer que tudo é o resultado de uma intensa leitura de jornais, mas na verdade quem realmente consome os jornais são nossos animais de estimação. Quem mora em apartamento sabe como é.
Por conta disso, muitos de nossos amigos nos entregam seus jornais após os terem lidos.
Hoje uma colega do trabalho me entregou um jornal chamado “Show da Fé”, da Igreja Internacional da Graça de Deus. Com uma óbvia curiosidade pelo conteúdo do jornal, me propus a lê-lo antes que esse cumprisse sua missão final no grande ciclo da vida.
Eu tenho uma certa (certa) simpatia pelo missionário R. R. Soares. Eu acho ele mais consistente do ponto de vista bíblico do que os outros pregadores dessa vertente “evangelho da prosperidade” e movimento “palavra de fé”. Percebo essa consistência menos em suas pregações e mais em suas respostas dada a perguntas feitas em seu programa de televisão.
Duas coisas me chamaram a atenção no jornal e uma terceira que confirma minhas observações sobre Soares.
A primeira coisa que me chamou a atenção no jornal foi a forma como o cristianismo é apresentado. Lendo os artigos e testemunhos publicados, percebe-se o foco em um cristianismo que liberta a pessoa do domínio de Satanás e traz como resultado imediato a benção e a prosperidade. Como afirmou R. R. Soares em um artigo sobre evangelismo (que começou de forma promissora, mas teve um desfecho desapontante) “a missão mais importante a se cumprir, que é a pregação do evangelho, com os sinais que o Mestre fazia, já está bem adiantada em todo o mundo”. Veja a qualificação que é acrescentada “com os sinais que o Mestre fazia”. Essa parte é importante nesse tipo de mensagem.
Mais adiante, no mesmo artigo, falando sobre aqueles que devem ser evangelizados, ele diz que “são pessoas maravilhosas, mas que ainda não sabem o que sucedeu no Calvário”. Contrariando as Escrituras que diz que não há ninguém que seja bom, senão Deus (Mar 10:18), que todos pecaram (Rom 3:23), ninguém que busque a Deus (Salmo 53:2,3) e que nossas melhores obras são como trapos de imundícia (Isaías 64:6), esse texto nos prepara para algo que é constante em todo o jornal: o evangelho como opção para uma vida melhor. A palavra pecado pouco aparece no jornal e a palavra inferno é inexistente. A mensagem evangelística pode ser resumida em “se você já tentou tudo em sua vida e ela não deu certo até agora, venha para Jesus e ele vai mudar sua vida para melhor”. Nenhuma menção sobre o quanto pecamos contra Deus, nenhuma menção sobre nosso destino eterno se morrermos em nossos pecados, nada sobre o sacrifício de Cristo para nos salvar da ira vindoura (mas sim para nos libertar de nossos problemas), da ressurreição e da necessidade de nos arrependermos e colocar nossa fé em Cristo como nosso único e verdadeiro salvador. Nada disso. Somente a mensagem do venha para Jesus, mude de religião e está tudo certo. Isso é nítido por todos o jornal. Veja por exemplo os títulos de alguns dos artigos “O que mudou na vida deles”, “Saúde restaurada”, “Renda triplicada”, “O que eu mais queria era paz”, A obediência à Deus é o caminho para a prosperidade” e por aí vai. Com uma dose cavalar de pelagianismo, esse evangelho do cristianismo apenas como um estilo de vida melhor do que os anteriores vai sendo levada às multidões em nosso país.
E é essa orientação filosófica do cristianismo que também me chamou a atenção. Não somente você poder mudar sua religião, como você também pode se cercar de toda uma gama de produtos que vão mostrar esse novo estilo de vida. Tudo o que o mundo tem para oferecer encontra sua versão evangélica para saciar o convertido. Do vestuário e musicas até TV a cabo, passando por bolachas e macarrão instantâneo com a logomarca da igreja. Você pode mudar sua religião e também seus hábitos de consumo.
E a terceira coisa que confirmou as minhas observações foi uma resposta dada pelo missionário R. R. Soares a uma pergunta feita em uma sessão do jornal.
Uma mulher diz ter tido uma vida promíscua antes de sua conversão e que após esse evento se casou e hoje possui um filho com síndrome de Down. Ela gostaria de saber se a doença de seu filho é um tipo de castigo por parte de Deus por causa de sua vida pré-conversão.
A resposta de Soares foi categórica: Não! E explica. “Todos os nossos pecados do passado foram perdoados e jogados no mar do esquecimento (2 Cor 5:17; Mi 7:19; Isaías 43:25)”. Foi uma alegria ler essa resposta, mesmo sendo essa a única vez que uma explicação mais bíblica do evangelho foi apresentada.
Esse texto confirma minhas observações sobre a maior consistência de Soares em relação aos outros pregadores da mesma vertente. Ele sabe dessas coisas.
Isso lança alguma esperança para o futuro desse ministério. Se ao menos missionário pregasse e ensinasse mais sobre essas coisas e menos sobre o evangelho da prosperidade...
Espero que seja menos show e mais fé cristã. Milhões que ouvem a R. R. Soares seriam expostos ao verdadeiro evangelho bíblico.
Vamos continuar em oração para que esse dia chegue o mais rápido possível.

Posted on Saturday, September 05, 2009 by Maurilo e Vivian

4 comments

Wednesday, September 02, 2009


Após muitos anos fazendo evangelismo, tivemos contato com a verdadeira maneira bíblica de evangelismo em 2007. Após ouvir vários audios e ver vários vídeos e ler vários textos (além de mergulhar em uma leitura bíblica intensa), resolvemos colocar tudo isso em prova. Tudo o que precisavamos era arrumar uns pecadores e ver se esse negocio realmente funcionava.
E uma dessas tentativas foi gravada e você pode ouvir abaixo. Foi interessante porque gravamos com nosso mp3 player, o som é horrível, mas dá pra ouvir.
Nós já tentamos postar esse audio aqui, mas não deu certo. Agora que descobrimos como colocar audio aqui (graças ao Archive.org), vai ficar mais fácil.


Posso garantir que estavamos muito nervosos nesse dia. Mas foi uma alegria imensa estar compartilhando o evangelho com alguém.

Posted on Wednesday, September 02, 2009 by Maurilo e Vivian

1 comment