Tuesday, June 30, 2009

“Não é forma de perseguição religiosa alguém dizer e mostrar que a religião de outrem é falsa. Não é perseguição religiosa uma pessoa informada expor publicamente uma religião falsa”.
A Sentinela de 15/05/1964.

Pela primeira vez, concordo plenamente com as Testemunhas de Jeová...

Posted on Tuesday, June 30, 2009 by Maurilo e Vivian

No comments

Entre os vários comentários feitos no post Morre Michael Jackson, a mais famosa das Testemunhas de Jeová, estava o questionamento sobre ele ter feito ou não parte da organização.
Muitos diziam que ele nunca foi oficialmente uma Testemunha de Jeová.
Essa útlima semana foi bastante rica em tudo o que se relaciona com a vida de Michael Jackson e entre elas algumas sobre sua experiência como Testemunha de Jeová, entrevista para a Time, para a Despertai e até uma comunicação interna da Torre de Vigia falando sobre a dissociação de Michael. Veja abaixo o comunicado e a tradução do texto.


Tradução não-oficial (por: Fabi)
8 de Junho de 1987
COMITÊS DOS CONGRESSOS DE DISTRITO NOS ESTADOS UNIDOS
Prezados irmãos:
Tem havido uma certa publicidade recentemente a respeito de Michael Jackson. A essência dessas notícias tem a ver com sua própria dissociação da organização das Testemunhas de Jeová. Alguns telefonemas foram também recebidos sobre uma carta da Sociedade, cópias que aparentemente foram disponibilizadas para a mídia de notícias, assim como outras, com o propósito de que ele não mais se considera uma Testemunha de Jeová e que a Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados não mais considera Michael Jackson uma Testemunha de Jeová.
Não há necessidade de o departamento de serviço de notícias ou outros fazer nenhum comentário em relação à personalidades fora das que estão no programa do congresso e os oradores serem citados no lançamento de notícias que vocês têm como parte do Kit de Serviço de Noticias.
Na eventualidade de representantes da mídia de notícias ou outros abordarem seu departamento de notícias do congresso e questionarem sobre Michael Jackson e sua posição, seria melhor para os irmãos responsáveis não comentarem. Deveriam apenas dizer que eles ouviram ou sabem sobre a informação e não têm mais nenhum comentário. Sobre a carta, os comitês de congresso de distrito ou pessoal não escreveram a carta e assim não estão em posição de comentá-la. Diretrizes já foram providenciadas sobre como o departamento de serviço de notícias pode tratar do assunto com respeito a programar o material que desejamos ter publicado.
Que as ricas bençãos de Jeová estejam sobre o programa do congresso e que tudo ocorra para fazer conhecidas as boas novas do Reino.
Estejam certos de nosso amor e saudações cordiais.
Seus irmãos.

Agradecimentos aos amigos do blog Ex Testemunhas de Jeová pela imagem e pelo texto.
Pelo documento acima, fica claro que, não importando o que estejam dizendo hoje em dia, a Torre de Vigia considerava Michael Jackson uma Testemunha de Jeová e aceitou sua dissociação.
Com pessoas racionais esse documento seria suficiente para colocar um fim na questão. Mas tenho a sensação que isso não será suficiente....

Posted on Tuesday, June 30, 2009 by Maurilo e Vivian

10 comments

Sunday, June 28, 2009



Uma pergunta recorrente para nós é como evangelizar uma Testemunha de Jeová? Como podemos fazer com que vejam que estão vivendo no engano de uma seita horrível?
Bom, na verdade não podemos faze-los ver isso. Esse é um trabalho do Espirito Santo (João 16:8). O que podemos fazer é compartilhar o evangelho com eles e orar para que o Espirito esteja agindo em suas vidas. Lembre-se sempre de focar no evangelho, primeiro apresente o evangelho, depois você pode passar para qualquer outra discussão, pois senão pode perder a chance de pregar-lhes o evangelho, que é o poder de Deus para salvação do homem.
De uma lida em nosso manual de evangelismo. Você pode baixá-lo gratuitamente aqui.
Vamos mostrar abaixo uma conversa típica com uma Testemunha de Jeová que pode vir a bater em sua porta. É só uma conversa de exemplo, mas serve bem para mostrar como o fazemos. Tiramos esse diálogo do livro de Ray Comfort World Religiosn in a Nut Shell. Já experimentamos esse tipo de conversa e sempre se segue mais ou menos dessa forma.
Antes do diálogo gostaríamos de dar algumas dicas valiosas:

-Tenha um entendimento claro da sua própria fé e da Bíblia.
-Faça um plano bem definido para o evangelismo e mantenha essa iniciativa.
-Esteja pronto para citar e explicar passagens bíblicas específicas que dão sustentação à doutrina cristã.
-Defina bem seus termos e peça para que a Testemunha de Jeová também defina os dele.
-Foque a discussão no assunto principal da pessoa e obra de Jesus Cristo. Enfoque a necessidade de um relacionamento pessoal com ele.
-Compartilhe seu testemunha pessoal da graça de Deus e sua fé em Jesus Cristo como seu salvador.
-Ore e peça para que o Espírito Santo o guie.

Abaixo segue um diálogo típico com as Testemunhas de Jeová.

Batida na porta.
João: eu sou João e este é Gil. Estamos nessa área falando com as pessoas sobre assuntos espirituais.
Você: interessante. Meu nome é ... Prazer em conhece-los.
João: prazer.
Você: vocês são Testemunhas de Jeová?
João: sim, somos.
Você: eu tenho uma pergunta para vocês. Eu tenho uma faca nas minhas costas e eu só tenho três minutos para viver. Como posso entrar no Reino?
João: três minutos! UAU. Bom, você precisa viver uma vida boa, aprender sobre Jeová, ir de porta em porta, ajudar as pessoas, orar, etc.
Você: eu não posso fazer nada. Eu tenho uma faca nas minhas costas. E eu não posso viver uma vida boa. Eu já menti, roubei, sou um fornicador e blasfemo. Eu agora tenho dois minutos! Me ajudem!
João: hum...
Você: um minuto para viver. Vocês podem me ajudar?
João: desculpe, não podemos ajuda-lo.
Você: João, pense no ladrão na cruz. Ele disse que foi condenado justamente. Eu não acho que ele pensava que a lei romana estava sendo justa em executa-lo. Justiça para um ladrão normalmente é passar alguns meses na prisão, não pena capital. Eu acho que ele estava falando da lei de Deus. Que justamente o condenou. Não havia nada que ele pudesse fazer em relação a isso. Ele não podia ir para lugar algum, suas mãos e seus pés estavam presos na cruz. Deixe-me fazer uma pergunta: você acha que é uma pessoa boa?

[mesmo as Testemunhas de Jeová acreditando que Jesus morreu em uma estaca, ainda assim devemos pregar a cruz. Isso porque é parte da verdade do evangelho. Nós devemos pregar pecado e inferno para aqueles que não acreditam em nada disso].

João: Sim, eu sou.
Você: Você acha que guardou os Dez Mandamentos?
João: Eu acho que sim. Eu tentei.
Você: Vamos então passar por alguns dos mandamentos para ver como você se sai. Quantas mentiras você acha que você contou em sua vida? Estou falando de mentiras de verdade, não mentirinhas.
João: Eu provavelmente contei muitas mentiras na minha vida.
Você: Quantas você acha que contou? Cinco? Dez?
João: Talvez 20 ou 30.
Você: Como se chama uma pessoa que conta mentiras?
João: Mentiroso. Mas foi no passado. Eu me arrependi e mudei minha vida.
Você: Muitas vezes não damos muito importância para a mentira, dizendo que são mentirinhas, mas a Bíblia nos diz que “lábios mentirosos são abominação para o Senhor”. Isso quer dizer que a mentira é extremamente detestável para o Senhor. Você já roubou alguma coisa em sua vida?
João: Sim, já roubei, mas isso foi a anos atrás. Como eu já disse, eu mudei.
Você: Continue comigo João. Como se chama uma pessoa que rouba coisas.
João: Ladrão.
Você: Você já usou o nome de Deus em vão?
João: Sim, eu fazia isso.
Você: Pense sobre isso. Jeová te deu vida. Ele te deu olhos para ver a beleza da sua criação. Te deu ouvidos para ouvir boa música, possibilidade de aproveitar boa comida. Ele colocou a sua bondade sobre você e você usou o Seu santo nome ao invés de um palavrão para expressar aversão, nojo, dor. Esse é um pecado muito sério, chamado de blasfêmia.
João: Você está certo.
Você: Jesus disse, “todo aquele que olhar para uma mulher com desejo sexual já cometeu adultério com ela em seu coração”. Você já olhou com desejo sexual para alguém?
João: Sim senhor, já olhei.
Você: Então você cometeu adultério em seu coração aos olhos de Deus. Então, João, aqui está um resumo do que descobrimos até agora. Você não é a pessoa boa que você pensou que era. Você mesmo admitiu para mim (eu não estou julgando você), você é um adultero do coração mentiroso, ladrão e blasfemo. E você vai ter de se apresentar perante Deus no dia do Julgamento Final. Se Ele te julgar baseado nos Dez Mandamentos, você será considerado inocente ou culpado?
João: Se for pelos Dez Mandamentos, eu serei considerado culpado.
Você: Você vai então para o céu ou para o inferno?
João: Eu acho que iria para o inferno, se forem somente essas as opções.

[Introduzir a Lei de Deus muitas vezes lida com a falsidade de que o inferno é meramente a cova. A Lei moral faz um inferno literal fazer sentido.]

Você: Você e eu somos criminosos aos olhos de Deus e nenhuma boa obra que façamos pode nos salvar. Nossas “boas obras” são na essência uma forma de subornar a Deus. Estamos exatamente na mesma condição do ladrão na cruz. Lembre-se, ele não podia ir para lugar algum ou fazer qualquer coisa – ele estava preso na cruz. Nós também somos criminosos culpados que violaram os Dez Mandamentos e a Lei de Deus também nos prende. Isso nos deixa com a única alternativa que o ladrão teve; ser salvo pela graça através da fé em Jesus Cristo. Ele se voltou para Jesus. É isso que devemos fazer pelo arrependimento. Nesse momento ele disse, “Senhor, lembra-te de mim...” Ele então acreditou que Jesus era Senhor e que ele iria ressuscitar dos mortos, que eram os requisitos para a salvação (Veja Rom 10:9,10). Devemos fazer o mesmo. Jesus sofreu e morreu na cruz, tomando sobre si a punição por nossos pecados. Nós violamos a Lei e Jesus pagou a fiança em seu sangue. Isso quer dizer que por causa do morte sofrida e ressurreição de Jesus Cristo, Deus pode liberar nosso caso. Ele pode cancelar nossa pena de morte e permitir que vivamos. O que devemos fazer é nos arrepender e confiar somente Nele (não nas nossas obras) para nossa salvação eterna. João, obrigado por me ouvir.
João: De nada.

[Não fique desanimado se você não perceber nenhum resultado visível. Algumas vezes a pessoa para quem você está evangelizando pode até concordar com você dizendo “sim, somos salvos pela graça através da fé em Jesus”. Se você não mantiver em sua mente que ele está falando uma linguagem diferente da sua, isso pode tirar de deixar estagnado. Lembre-se que a definição dele de graça e salvo é diferente da definição bíblica, então tenha certeza que você explicou o evangelho e aquele que é ensinado pela Bíblia.]

Posted on Sunday, June 28, 2009 by Maurilo e Vivian

8 comments

Saturday, June 27, 2009

Mudando um pouco de assunto, acho que esse video vem bem ao momento.
Com vocês Uncle Jonny. I'm bad! Eu sou mau!

Posted on Saturday, June 27, 2009 by Maurilo e Vivian

1 comment


Uma tragédia sempre pode ser usada para algo quem em última instância pode causar algum bem. A morte de Michael Jackson é com toda certeza uma tragédia, algo que lamentamos, seja pelo astro e ícone que se vai, seja pelo ser humano em si.
Esse evento, para qual todo o mundo ainda continua olhando, nos levou a escrever um post sobre as convicções religiosas de Michael e para nossa alegria, trouxe como resultado uma chuva de visitas e comentários ao nosso blog. Ficamos felizes por poder compartilhar o evangelho com tantas pessoas. Muitos dos que comentaram no post são Testemunhas de Jeová e precisam ser evangelizadas, precisamos apresentar o evangelho para elas creio que estamos tendo essa oportunidade aqui. Louvamos a Deus por isso.
Tivemos mais de 30 comentários em menos de 24horas. Gostaríamos de responder um a um, mas não vamos fazê-lo por duas razões; a primeira por uma questão de tempo e a segunda porque existe grande repetição de assuntos entre os comentários. Principalmente, as palavras apóstatas apareceram com uma grande freqüência. Algo que variou bastante foi a agressividade dos que postaram seus comentários. Afirmações bastante corajosas e outras mais presunçosas, que diziam aquilo que fazíamos ou não fazíamos. Mas o que mais nos chocou é que não encontramos toda essa coragem quando saímos para as ruas para abordar as Testemunhas de Jeová. Ali o tom é bem diferente.
Seja como for, vou postar aqui uma resposta a todas as Testemunhas de Jeová que serve também para qualquer um que venha a ter contato com essa seita. Vamos apresentar argumentos com base na Bíblia e também nas próprias publicações da Torre de Vigia. Tenho certeza que vai ser bastante informativo para todos. E claro, os comentários continuam bem vindos, todos foram publicados e talvez para espanto de alguns, nenhum deles mexeu no nosso calo.
Mas antes de passar para os tópicos da resposta em si, gostaríamos de fazer uma observação. É incrível a quantidade de informação que as pessoas conseguiram extrair de nosso post. Uma delas por exemplo é que temos mágoa das Testemunhas de Jeová. Ou que eu nunca fui uma delas. Que eu não faço trabalho de porta em porta, que não estudamos a Bíblia e tantas e tantas coisas. E muitos faziam essas afirmações com bastante segurança. Se nenhuma dessas informações está explícita ou implícita no texto, só podemos concluir que tiveram como base uma mistura de soberba, etnocentrismo em relação ao próprio grupo e etnofobia em relação aos de fora e ignorância. Esperamos esclarecer melhor nossas declarações sobre as Testemunhas de Jeová e mostrar para qualquer um que ler esse artigo o porque esse grupo é considerado uma seita, não sendo seus integrantes cristão. Convido a todos que possuem algum interesse pela verdade que continuem por esse texto conosco.

Nota: os comentários foram copiados aqui. Não houve nenhuma alteração dos textos. Mesmo os vários erros de ortografia foram mantidos, já que todos erramos.

A: “Tem certeza de que vc foi mesmo testemunha de Jeová? Pois, pelo que conheço das crenças das testemunhas, você está distorcendo-as de forma absurda”!!! “Voce não sabe nada sobre as Testemunhas de Jeová”; “concerteza nunca foi uma testemunha de Jeová” “vocês não convencem ninguém que foram Testemunhas de Jeová”.
R: Eu estou bem consciente de meu passado, não possuo questionamentos sobre o que me aconteceu ou não, portanto não possuo nenhum tipo de desorientação espaço-temporal. Acredito que desacreditar o fato de ter sido ou não Testemunha de Jeová é mais fácil do que lidar com os argumentos em si. Seja como for, eu fui Testemunha de Jeová militante, mas já fui liberto dos enganos dessa seita há mais de 15 anos. Todas as afirmações que vier a fazer sobre as crenças das Testemunhas de Jeová terão como base as publicações da Torre de Vigia. Citações com referências para futuras consultadas. Vamos nos esforçar para não criar um “homem de palha” das Testemunhas de Jeová e suas crenças. Mas devido a natureza contraditória dessa organização, ela fará isso por si mesma.

A: “se ele redigiu uma carta para não ser mais uma TJ, ele foi então "dissociado", não dessassociado, nem pra falar mal de um povo tão honesto, uma "religão" tão magnífica”.
R: Quero me desculpar se troquei o significado de dissociado e desassociado. Já faz bastante tempo que saí da organização e tem coisa da terminologia que não me lembro mais. Sobre a carta de desassociação como falei, fiz uma tradução direta de textos em inglês que só me permitiriam desassociado e não dissociado. Alguns se apegaram a isso para dizer que não sei nada sobre as Testemunhas de Jeová. O máximo que podem afirmar nessa questão é que minha terminologia está defasada. Então, mutatis mutandis. Mais uma vez, é mais fácil desacreditar alguém do que lidar diretamente com seus argumentos.
Aproveitando, perceberam a soberba ao final da frase? Uma religião tão magnífica?

A: “vcs sabem tanto que as testemunhas de jeova sao a verdade, que se propoe a abrir um blog para discutir isso...”
R: Temos trabalhado com nosso blog nos últimos três anos e ele possui 95 posts até o momento, dos quais somente os três últimos são sobre as Testemunhas de Jeová, e que nos dá um total de pouco menos de 3% dos posts. Poderiam então me explicar por favor por que abrimos esse blog somente para falar das Testemunhas de Jeová? Como está em um dos comentários “tem que ter certeza ante de falar..”

A: “e os 144.000 reinão com Cristo;e isso eu aprendi com uma testemunha de Jeová,vendo na Biblia e não que me disseram”!!!
R: Você fez aqui uma afirmação difícil de conciliar. Primeiro disse que aprendeu sobre os 144 mil de uma Testemunha de Jeová, mas ninguém lhe falou sobre isso, foi vendo na Bíblia. Quando você diz que ninguém falou sobre isso para você, você exclui a Testemunha que no mínimo lhe mostrou o capítulo 14 de Revelação. Ou você sozinha, na sua leitura da Bíblia, lendo todo o livro de Revelação em seu contexto normal chegou à conclusão sobre os 144 mil? Se foi assim, o que acho pouco provável, então você não aprendeu isso das Testemunhas. Gostaria de ser esclarecido sobre isso. Tenho certeza que essa Testemunha de Jeová que te mostrou o texto, dizendo que o número é literal, mas não se refere a judeus, apesar de dar o nome e números de cada tribo (o que seria uma interpretação natural se você simplesmente lesse o texto), tenho certeza que ela não lhe apresentou Revelação 19:1 “Depois destas coisas, ouvi no céu como que uma grande voz de uma imensa multidão, que dizia: Aleluia! A salvação e a glória e o poder pertencem ao nosso Deus”. Onde estava a grande multidão? No céu ou na Terra?
Uma nota à parte: eu já conheci várias pessoas que se tornaram cristãs somente lendo a Bíblia, sem que ninguém pregasse para elas. Não é comum, mas acontece. Mas eu nunca conheci ninguém que tenha se tornado Testemunha de Jeová somente lendo a Bíblia, sem que ninguém lhe mostrasse o método peculiar da Torre de Vigia de interpretar as Escrituras. Pode ser que exista uma pessoa assim, pois é difícil provar uma negativa, mas acho pouco provável a existência de tal pessoa, uma vez que a simples leitura da Bíblia em seu contexto não dá suporte às crenças das Testemunhas.

A: “tudo o que acreditamos é por estudos da biblia, desdes estudiosos, arqueologos, e pesquisadores de nossas congregaçoes em todo mundo”; “que tudo que as testemunhas de Jeova diz é somente a verdade”..
R: Uma Testemunha de Jeová tem uma noção diferente da de um cristão sobre o significado do termo Estudo Bíblico. Para um cristão, estudar a Bíblia é primeiro ler seu texto na íntegra, em seu contexto e buscar entender o que os autores originais queriam dizer. Algumas vezes recorre a algum dicionário bíblico ou mesmo comentário para esclarecer uma ou outra passagem mais difícil ou para poder entender melhor o contexto.
Já para uma Testemunha de Jeová, Estudo Bíblico quer dizer estudar as publicações da Torre de Vigia em primeiro lugar e depois disso olhar os versículos na Bíblia que foram apontados na publicação. Por isso seus livro possuem tanta importância. Na verdade, é uma doutrina antiga entre as Testemunhas de Jeová que ninguém pode compreender a Bíblia aparte da organização: “Não se pode descobrir o plano divino estudando a Bíblia. Se alguém coloca os Estudos das Escrituras (compêndio de seis livros de Russel), mesmo depois de familiarizar-se com eles... e se dirige somente à Bíblia, dentro de dois anos volta às trevas. Ao contrário, se lê os Estudos das Escrituras com suas citações, ainda que não tenha lido sequer uma página da Bíblia, ao cabo de dois anos estará na luz”. The Wathctower, 01/09/1910, págino 298.
Talvez essa outra afirmação possa nos ajudar: “Assim a Bíblia é um livro de organização e pertence à organização, não a indivíduos, não importa quão sinceramente creiam poder interpretar a Bíblia. Por essa razão a Bíblia não pode ser devidamente entendida sem se ter presente a organização de Jeová”. Sentinela 01/06/1968, página 327.
“Todos nós precisamos de ajuda para entender a Bíblia, e não podemos encontrar a orientação bíblica de que precisamos fora da organização do 'escravo fiel e discreto' (Corpo Governante)”.
Tudo isso é bem diferente do que diz as Escrituras: “Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra”. 2 Tim 3:16,17. Perceba algo que não existe aqui (se isso fosse possível): a necessidade de uma organização para explicar a Palavra. A Bíblia é boa e proveitosa por si mesma para a tarefa que foi criada.
Sobre as Testemunhas sempre dizerem a verdade (afirmação corajosa, pois isso quer dizer que jamais em toda a história da Torre de Vigia nenhum de seus membros jamais contou uma única mentira) veja essa declaração de Conhecimento que Conduz à Vida Eterna: “Todavia, a nossa salvação não é a justificativa principal para a vida e a morte de Jesus na Terra” página 69. Veja o que está em 1 Tim 1:14 “Fiel é esta palavra e digna de toda a aceitação; que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais sou eu o principal”. Um texto nega o outro. Para manter que as Testemunhas sempre dizem a verdade, é necessário então dizer que Deus mentiu, que a Bíblia mentiu. Será que alguma Testemunha gostaria de endossar essa visão?

A: “bem, pelas suas palavras, vc não sabe nada das Testemunhas de Jeová”; “sempre fui ensinada a jamais julgar ninguém”.
R: Para mim parece que essa pessoa não aprendeu direito, pois apesar de ter sido ensinada a não julgar, nos julgou dizendo que não sabemos nada sobre as Testemunhas de Jeová. Acho que hipocrisia seria a palavra mais qualificada aqui...

A: “por que não vai estudar mais a BIBLIA”? “E Jesus... está supervisionando e intituiu a obra de PREGAÇÃO de casa em casa da qual vc em qualquer denominação que esteja provavelmente não está fazendo”; “E ao contrario de vocês oramos para que ele antes de morrer tenha se arrependido de seus erros”.
R: Mais uma vez, é melhor fazer ataques pessoais do que lidar com os argumentos. Eu não sabia que um dos atributos das Testemunhas de Jeová é onisciência, pois essa é um atributo que eles não atribuem nem mesmo a Jeová, já que ele pode saber de todas as coisas, mas não quer dizer que saiba, como todos os que possuem Raciocínio à Base das Escrituras podem ver na página 116 e 117.
Estou dizendo isso porque somente com completa onisciência é que essas pessoas podem afirmar o quanto tenho estudado ou não da Bíblia ou mesmo o quanto tenho feito do trabalho de porta em porta ou mesmo por quem oramos ou deixamos de orar. Talvez essas alegações venham da própria visão exclusivista das Testemunhas de Jeová. Mas eu uma coisa estão certas. Eu não estudo a Bíblia da forma como eles estudam. Veja dois parágrafos acima a explicação sobre as diferenças na visão sobre estudos.

A: “Que o Criador de "TUDO", seja benigno e tenha a grande capacidade de algum dia se merecerem, perdoá-los”. “E se vc hoje não é mais uma TJ no momento foi pq mereceu”.
R: Preciso fazer um comentário sobre merecimento do ponto de vista bíblico, porque ambas as afirmações estão erradas nessa perspectiva. Primeiro, eu nunca fui e jamais serei merecedor do perdão de Deus. E não somente eu, mas todos os seres humanos. Romanos 5:8 diz que Cristo morreu por nós enquanto ainda eramos pecadores. Somos salvos pela graça e isso não vem de nós, é dom de Deus (Efésios 2:8). Ninguém é bom, não há um sequer que faça bondade (Salmo 14:3). E até a justiça que é encontrada em nós vem de Deus (Filp 3:9) e como todos sou merecedor da ira de Deus (Rom 2:5). Como fui salvo pela graça de Deus, recebi o perdão através de Cristo, mas não por meu próprio mérito, mas sim pelo de Cristo. Não mereço o perdão de Deus, mas o recebi através de Cristo.
Se não tivesse recebido a salvação em Cristo ainda estaria preso no engano e estaria recebendo nada mais do que mereceria, ou seja, se ainda fosse Testemunha de Jeová estaria recebendo o punição conforme aquilo que mereço. Mas a graça de Deus me libertou! Por isso ambas as frases estão erradas.

A: “nos nao acreditamos no inferno, porque, nao acreditamos que deus faria mal as pessoas que nao o obedece”; “nao acreditamos que deus seja tao mal”; “jesus reviveu lazaro apos ele ficar 4 dias morto. lazaro nao falou sobre estar em um céu ou num inferno”; “com meias verdades só vão te levar para para um lugar você sabe onde ...”; “não haverá lugar algum onde se esconder”!
R: Vou começar pelo final. Se as Testemunhas de Jeová não acreditam em inferno, fico imaginado para que lugar nossa amigo está se referindo que as meias verdades vão me levar. Para a cova? É para onde a maioria das pessoas vão, para não dizer todas. Inclusive as Testemunhas de Jeová. Vocês percebem que na sua própria crença, que a alma não sobrevive ao corpo, vocês declaram que na verdade Deus não vai salvar vocês. Ele vai salvar um clone de cada Testemunha de Jeová, já que segundo um email que recebi de uma Testemunha “QUANDO MORREMOS FICAMOS NA MEMÓRIA DE JEOVÁ PARA O DIA DA RESSUREIÇÃO”. Portanto, todo o trabalho que vocês estão fazendo é para que um clone de vocês venha a ter a vida eterna. Nem mesmo vocês são salvos. Se absolutamente nada sobrevive após a morte do corpo, a não ser uma memória da pessoa, então a única conclusão óbvia é que um clone será salvo. Como está escrito no livro Quando morre alguém que amamos..., de 1994 “Portanto não é razoável que Aquele que criou a vida seja capaz de recriá-la”? Sim, e recriação exata de um ser vivo é conhecida também por clonagem.
Se o inferno não existe, do que vamos nos esconder? Da morte? Essa é uma experiência comum à existência humana, da qual nem as Testemunhas estão livres. Perceba que no final soa como ameaças vazias.
Sobre o inferno, é interessante notar como uma doutrina é estabelecida pelas Testemunhas de Jeová. Primeiro, elas fazem um tipo de raciocínio (Deus é amor, não vai punir ninguém) baseado em parte dos fatos (Ele é bom, mas também é justo) e depois disso vai buscar na Bíblia alguma base para essa doutrina. Vamos quebrar esse ciclo. Vamos ver rapidamente como o inferno tem base bíblica e como faz sentido quando se tem uma visão de Deus mais completa.
Mateus 10:28 “E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno (geenna) tanto a alma como o corpo”. Se o inferno não existe, se a alma é destruída com o corpo, essa passagem não faz sentido. Leia também essa mesma passagem em Lucas 12:4. Mesmo tentando alterar o significado de destruir em Mateus, Lucas é ainda mais enfático em sua versão. E Marcos 9:47,48 “Ou, se o teu olho te fizer tropeçar, lança-o fora; melhor é entrares no reino de Deus com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no inferno, onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga”. Esse texto tampouco faz sentido.
Existem outros e talvez um post deva ser dedicado somente a isso.
E do ponto de vista lógico, o inferno é totalmente compatível com um Deus amoroso, porque o amor de Deus só faz sentido (na pessoa de Jesus Cristo) quando comparado com a ira de Deus. Deus é justo, vai julgar toda a humanidade. Se alguem acha que o inferno não existe, essa pessoa está dizendo que Deus é menos justo que um juiz terreno, pois Deus deixa vários criminosos escapar. Se o inferno não existe, Hitler, Stalin e muitos outros assassinos saíram muito bem dessa vida. Deus não terá por inocente o culpado (Exo 34:7).
"em relação a tudo o que se tem feito debaixo do sol" Eclesiastes 1:13. Eclesiastes não é um livro sobre o sobrenatural, mas sim sobre o mundo natural, "em relação a tudo o que se tem feito debaixo do sol" Eclesiastes 1:13.. E nessa realidade, dessa perspectiva, os mortos realmente estão inconscientes.

A: “cristo sempre foi e será o mediador para chegar a Jeová”!!! “Porque as Testemnunhas de Jeová acreditam sim em Jesus Cristo como seu mediador”; “acreditamos que jesus é o nosso mediador”.
R: A não ser que as Testemunhas de Jeová tenham mudado de idéia, Cristo é o mediador somente dos 144 mil. A própria revista Sentinela diz que Cristo é o mediador somente dos 144 mil. Na edição de 15/09/79, na seção "Perguntas dos leitores", respondendo à pergunta "Será que Jesus é mediador só dos cristãos ungidos (144 mil)"? o artigo afirma "De modo que em estrito sentido bíblico, Jesus é o mediador apenas dos cristãos ungidos". Por acaso essa revista Sentinela está errada? Dando uma olhada no livro Poderá Viver para sempre no Paraíso na Terra, que eu ainda guardo em minha biblioteca, na página 172 existe a seguinte afirmação "Os que pertencem a Cristo são os 144 mil discípulos fiéis escolhidos para dominarem com ele no Reino". Pelas afirmações da própria Torre de Vigia, tenho todo o direito de afirmar que Cristo não é o mediador da grande multidão.

A: “miguel é um nome de guerra de jesus”; “Cristo não é mesmo Deus e sim o filho dele”!!!
R: O grande problema no final (entre muitos) das crenças das Testemunhas de Jeová é a sua cristologia. Eles acreditam em um outro Jesus (2 Cor 11:4) e por isso são considerados como uma seita e não contados entre os cristãos.
Dizer que Jesus é um arcanjo por causa de 1 Tess 4:16, seria o mesmo que dizer que ele é a trombeta de Deus. Se esse texto diz que Jesus vai voltar com voz de arcanjo, se estiver dizendo que é ele que dar essa voz e tocar a trombeta, uma interpretação que pode ser discutida, o máximo que se consegue extrair dela é que ele vai vir com autoridade, nada mais do que isso. Não é incomum na Bíblia o uso da figura de linguagem de uma forma adjetiva. Se assim for, devem acreditar que Deus tem asas como uma galinha (Rute 2:12). Em Daniel Miguel é chamado de um dos principais príncipes. Um dos principais, mas não o principal. Diferente do que vemos em Col 1:18, onde em tudo ele tem preeminência. Miguel não ousou pronunciar juízo contra Satanás (Judas 9), mas Jesus censurou Satanás em sua tentação e outras ocasiões (Lucas capítulo 4; Mat 16:23). Além do mais, quem está falando com Daniel no capítulo 10 é Jesus, e ele afirma que Miguel veio ajudá-lo. Claramente duas pessoas.
Sobre Jesus não ser Deus, veja por favor o quadro abaixo:
Isaias 44:8. Deus diz que não há outra rocha. 1 Corintios 10:4. Jesus é a rocha.
Isaias 44:6. Jeová é o primeiro e o último. Revelação 1:17. Jesus é o primeiro e o último.
Levítico 19:2. Jeová é Santo. Atos 4:27. Jesus é Santo.
Deuteronomio 6:4. Jeová é Deus. Tito 2:13. Jesus é Deus (leia o texto como ele foi escrito, sem a palavra 'do' que foi inserida).
Mais alguns textos seriam: Mat 1:23 com Isaías 7:14; Isaías 9:6; Jer 23:5-6; Zac 14:5; João 1:1-3; João 5:18; João 5:23; João 8:58; João 10:30-33; João 20:28; Rom 9:5; 2 Cor 5:19; Fel 2:6; Col 2:2; Col 2:9; 2 Tes 2:16; Tito 2:13; Heb 1:8 com Salmos 45:6; 2 Pedro 1:1; 1 João 5:20; Judas 4; Rev 1:7-8. E temos outros. Jesus é Deus, filho de Deus Pai, um com o Pai e o Espírito Santo.
Pode ser difícil de se entender, mas só porque não faz podemos compreender totalmente não quer dizer que não é verdade. Existem mistério nas Escrituras (Efésios 5:32).
Diferença de autoridade não quer dizer necessariamente diferença de substância. Cristo vivia sob autoridade do Pai. Isso não quer dizer que ele era menor que o Pai. A mulher vive sob autoridade do homem. Isso não quer dizer que a mulher é menos ser humano que um homem.
Eu li em um livro a um bom tempo um tipo de “credo”, não oficial, das Testemunhas de Jeová e gostaria de reproduzir aqui a descrição de como as Testemunhas de Jeová vêem Jesus:

Cremos em Jesus Cristo, seu Único Filho, nosso Senhor. Ele é o primogênito de toda a criação, porque foi o primeiro a ser criado por Jeová; portanto não é eterno, de eternidade a eternidade, da mesma forma que o Pai; ele é o unigênito, pois foi o único criado diretamente pelas mão de Jeová; ele é um deus, assim como Satanás é um deus; ele é “Deus poderoso”, mas não todo poderoso; ele é, desde que foi criado, inferior ao Pai; ele é o arcanjo Miguel, que foi transferido para o ventre de Maria e se fez homem; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi pregado em uma estaca (não numa cruz); desceu à sepultura, onde esteve inconsciente, em estado de inexistência, e ao terceiro dia ressuscitou espiritualmente (não fisicamente); subiu aos céu, está assentado à direita de Jeová e já voltou invisivelmente em 1914, esperando o momento para começar a batalha do Armagedom e instaurar o paraíso terrestre. Porque abandonei as Testemunhas de Jeová, Aldo Menezes, Ed Vida 2001.

Esse Jesus das Testemunhas de Jeová em nada parece com o Deus Todo Poderoso das Escrituras.
Muitas outras coisas poderiam ser escritas sobre os comentários aqui postados. Mas esse post já está enorme. E o principal já foi coberto.
Peço que reflitam sobre tudo isso. Vejam o grande perigo que vocês correm acreditando em uma mentira. Se arrependam de seus pecados e coloquem sua fé no único e verdadeiro Deus, o que se revelou a nós pelas Escrituras, não o que lhes é revelado pela Torre de Vigia.
Estamos orando pela vida de cada um que postou aqui para que seus olhos sejam abertos e possam ver a verdade.

Posted on Saturday, June 27, 2009 by Maurilo e Vivian

11 comments

Friday, June 26, 2009


É sempre uma alegria ver que um post tem uma certa repercussão e jamais imaginamos que um sobre Michael Jackson fosse chamar tanta atenção. E que traria respostas tão inflamadas por parte das Testemunhas de Jeová. Normalmente nas ruas não encontramos essa coragem quando as confrontamos.
Vários comentários foram feitos e amanhã vou publicar uma reposta geral a todos eles, já que a grande maioria é a mesma coisa, mas o nível dos comentários (e da educação, por assim dizer) variou bastante.
O que vou publicar agora serve como uma pré-resposta, pois foi uma resposta a um email que recebemos hoje de uma pessoa com alguma importância hierarquica dentro da organização. Não vou divulgar seu nome nem seu cargo por não ter autorização de sua parte para fazê-lo, mas caso ele venha a permitir, terei prazer em colocá-lo aqui.
Seja como for, essa é uma resposta a um email específico. Não é uma resposta aos comentários aqui postados. Essa resposta será publicada amanhã para deleite de todos.
Abaixo segue o email enviado pelo nosso amigo Testemunha de Jeová e a resposta.

----- Original Message -----
From: --------------------------------
Sent: Friday, June 26, 2009 2:33 PM
Subject: SEPARAR A VERDADE DA MENTIRA !!!!!!!

E a sociedade Torre de Vigia, o braço formal das Testemunhas de Jeová, perde o seu mais ilustre membro. 1(FALSO: MICHAEL NUNCA FOI TESTEMUNHA DE JEOVÁ BATIZADO)
Na verdade, ele já não era uma testemunha a muito tempo, pois foi convidado a se retirar da organização depois de Thriller. Ele já estava tendo problemas com a organização pois possuíam problemas óbvios relativos ao trabalho de proselitismo. Suas roupas e linguagem estavam desagradando ao Corpo Governante, e traziam mais mau do que bem para a imagem da instituição. Após Thriller e suas óbvias referências ao ocultismo, ele redigiu uma carta solicitando sua desassociação das Testemunhas de Jeová. Ao invés de ser expulso, ele se desligou. Segundo informações da época, foi um acordo para evitar a sua expulsão. 2(FALSO: COMO NÃO ERA TESTEMUNHA DE JEOVÁ BATIZADA NÃO SERIA DESSASOCIADO)
Para uma Testemunha de Jeová (falo com conhecimento de causa, fui uma Testemunha de Jeová militante até me converter ao cristianismo? AS 3TESTEMUNHAS DE JEOVÁ NÃO SÃO CRISTÃS???), sair por conta própria é menos desonroso do que ser expulso, mas o efeito é o mesmo. A partir do momento que ele é desassociado, nenhuma Testemunha de Jeová poderá falar novamente com ele. Mesmo sua mãe, suas irmãs, que são praticantes poderiam falar com ele, a não ser em caso de extrema necessidade. 4(FALSO: A FAMILIA PODERÁ FALAR COM A PESSOA DESDE QUE ESTEJA A VIVER EM CASA EM CONJUNTO)
E acredito que isso de alguma forma o afetou, pois em um artigo sobre religião, Michael escreveu: “Domingo era meu dia de 'pioneiro', o termo usado para o trabalho missionário que as Testemunhas de Jeová fazem. 5(FALSO: SERVIR COMO PIONEIRO SIGNIFICA DIVULGAR AS BOAS NOVAS DE CASA EM CASA REGULARMENTE TODOS OS DIAS)
Nós passávamos o dia nos subúrbios da Carolina do Sul, indo de porta em porta ou dando voltas no shopping, distribuindo nossas revistas Sentinela. Eu continuei meu trabalho por anos e anos após o início da minha carreira”.
Nos anos 80, Michael tinha de se disfarçar para poder fazer seu prazeroso trabalho de pioneiro. Mas após Thriller, tudo acabou.

Nos últimos anos, corria entre as Testemunhas de Jeová a informação que ele estava visitando alguns Salões do Reino perto de sua casa. Mas, ninguém deveria lhe dirigir a palavra! 6(FALSO: COMO NÃO ERA BATIZADO PODIA FALAR COM TODOS.)
Por ter passado um tempo no Bahrein a convite do xeique Abdullah, Michael pagou pela construção de uma mesquita, o que levou muitos a postular sua conversão ao islamismo. Mas aparentemente, foi por uma questão de gratidão, não de conversão.
Não sabemos muito sobre as circunstancias da morte de Michael Jackson, esperamos sinceramente que ele tenha se arrependido e colocado sua fé em Jesus Cristo; que tenha abandonado suas crenças como Testemunha de Jeová, e tenha se voltado para o único e verdadeiro Deus. 7(ATENÇÃO: O UNICO E VERDADEIRO DEUS É JEOVÁ E NÃO JESUS CRISTO, A BIBLIA É BEM CLARA EM EXPLICAR ISSO)
As Testemunhas acreditam que não existe o inferno, que somos aniquilados assim que morremos. 8(FALSO: QUANDO MORREMOS FICAMOS NA MEMÓRIA DE JEOVÁ PARA O DIA DA RESSUREIÇÃO) Crêem que Jesus Cristo não é Deus, mas um deus inferior, criado por Jeová. Pregam que ele e o arcanjo Miguel são a mesma pessoa. Que Cristo não é nosso mediador, 9(FALSO: JESUS CRISTO É O NOSSO MEDIADOR OS 144 MIL SÃO APENAS SARCEDOTES QUE REINARÃO COM JESUS) mas somente dos 144 mil. Não morreu na cruz, mas em uma estaca.
Se Michael Jackson ainda manteve algumas dessas crenças, agora ele sabe o quanto elas são falsas. (FALSO: A PESSOA QUANDO MORRE VOLTA AO PÓ)
Esperamos que esse não seja o caso. Mas independente disso, devemos continuar pregando o evangelho a todas as pessoas, inclusive as Testemunhas de Jeová. 10(FALSO: AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ SÃO RECONHECIDAS MUNDIALMENTE COMO AS ÚNICAS QUE DIVULGAM O REINO DE DEUS, EVAGÉLICOS E MORMONS SÃO APENAS 1%) Elas estão presas a uma seita terrível, que controla cada aspecto da sua vida e da sua forma de pensar. 11(FALSO: AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ SÃO UM POVO QUE TEM LIBERDADE PRÓPRIA E APEGAM-SE AS NORMAS MORAIS DA BIBLIA) Precisam ser libertas desse engano.
Sou grato a Deus por ele ter me libertado desse engano.
O DEUS DESTE SISTEMA É SATANÁS O DIABO, TENHAMOS CUIDADO QUANDO ESTAMOS CONVENSIDOS QUE ESTAMOS ADORAR O VERDADEIRO DEUS E ADORAMOS O DEUS QUE CONTROLA AS RELIGIÕES FALSAS QUE NÃO SE APEGAM À BIBLIA
Assim ao colocar artigos como este, por favor seja mais correcto nas noticias. Se desejar referências biblias, e comprovativos das afirmações apresentadas basta solicitar.
Cumprimentos,
Lxxx (Xxxxxxxxxxxxxxx Pxxxxxxxx das Testemunhas de Jeová)

Resposta:
Olá Lxxx. Ficamos felizes em receber seu email. Não é sempre que recebemos o email de um Sxxxxxxxxxxxxxx Xxxxxxxxxx das Testemunhas de Jeová. Mas levando em consideração sua posição na organização esperava um pouco mais do email.
Acho sempre uma ótima oportunidade essa de separar a verdade da mentira. Infelizmente, não acredito que você chegou perto de alcançar isso em seu email. Você apresentou sua opnião e gostaria muito que tivesse mandado versículos bíblicos, apesar de já saber de cor quais são. Pelo menos teria tentando dar algum tipo de fundamentação aos seus argumentos.
Gostaria no entanto de mostrar onde você está errado em seus comentários. Por uma questão de praticidade, enumerei seus comentários em ordem crescente e apresento a refutação na mesma ordem, assim economizamos espaço e repetição. Então vamos lá:

1 - Pode ser que Michael Jackson não tenha sido batizado, talvez tenha. Vou me lembrar da próxima vez que estiver em Gary de visitar o Salão do Reino da qual ele participava para perguntar sobre seu batismo, apesar de já saber qual vai ser a resposta. Mas de qualquer forma, isso é irrelevante ao assunto, por vários motivos. Primeiro, ele alegava ser uma Testemunha de Jeová. Não temos motivo algum para duvidar sobre suas alegações nesse sentido. Segundo, em várias reportagem ele era apresentado assim. Em uma grande reportagem sobre ele na revista Time de 1984, um reporter acompanha Michael em seu trabalho de distribuição de literatura. Terceiro, em momento algum a Torre de Vigia fez qualquer declaração dizendo que ele era um mentiroso, que não participava da organização. Quarto, em uma entrevista a revista Despertai de 22 de Maio de 1984, Michael fala sobre seu trabalho, especialmente de Thriller, dizendo que jamais faria esse video novamente. Em momento algum da entrevista somos informados que ele não é uma Testemunha de Jeová. E por ultimo, sua desassociação do grupo, que só poderia acontecer se ele fizesse parte da organização. Esse fato é largamente documentado.
Pelo que se apresenta, é bem provável que ele tenha sido batizado. Mas mais importante que isso, é a constatação de que ele era uma Testemunha de Jeová bastante ativa e por um tempo bem aceita em sua comunidade.

2 - Esse tópico já foi aboradado acima. A desassociação de Michael é uma fato bem documentado e aceito pela própria organização.

3 - Não, não são. Acreditam em um outro Jesus, diferente daquele apresentado pelas Escrituras. A organização é uma seita, pois se afasta dos ensinos da Bíblia, utilizando-se para isso de uma versão deturpada e contaminada das Escrituras (Novo Mundo) além de se utilizar de péssimos métodos de hêrmeneutica.

4 - Mas a comunicação deve se manter a mínima possível. A revista Sentinela de 15/12/1981, página 21, responde da seguinte forma à pergunta "Deve-se falar com o desassociado ou dissociado"? "Um simples 'oi' dito a alguém pode ser o primeiro passo para uma conversa ou mesmo uma amizade. Queremos dar este primeiro passo com alguém desassociado'? É claro que essa é uma pergunta retórica. Além do mais, depois de um tempo, Michael saiu de casa, indo morar sozinho, o que o colocaria na condição para ser isolado.

5 - Eu somente citei algo que o próprio Michael escreveu. Você pode ver que a citação está entre aspas. Não estou qualificando o trabalho de pioneiro, somente citando o que o próprio Michael escreveu. Mas pelo o que eu me lembro, cada tipo de pioneiro possui uma carga horária mínima, por exemplo auxiliar 60 horas mensais, regular 90 e especial mais de 120 horas mensais. A única coisa que podemos inferir do texto é que Michael fazia todo o seu trabalho aos domingos, ou pelo menos o considerava assim.

6 - Ambas coisas já foram tratadas acima.

7 - É verdade, Jeová é o único Deus. E Jesus Cristo é Jeová! Nunca negamos que Jesus não é Jeová. Veja por favor os seguintes textos das Escrituras:
Isaias 44:8. Deus diz que não há outra rocha. 1 Corintios 10:4. Jesus é a rocha.
Isaias 44:6. Jeová é o primeiro e o último. Revelação 1:17. Jesus é o primeiro e o último.
Levítico 19:2. Jeová é Santo. Atos 4:27. Jesus é Santo.
Deuteronomio 6:4. Jeová é Deus. Tito 2:13. Jesus é Deus (leia o texto como ele foi escrito, sem a palavra 'do' que foi inserida.
Posso te apresentar textos após textos, além de outros não comparativos, onde Jesus faz afirmações que só Deus poderia fazer. O Pai é Deus. Jesus é Deus. O Espírio Santo é Deus. Um único Deus, três pessoas.

8 - Não, não ficamos na memória de Jeová quando morremos. Nossa alma sobrevive à morte. Veja Felipenses 1:23. Paulo não fala sobre a esperança pela inconsciencia, mas sim de estar com Cristo. Veja também 2 Corintios 5:1-2, 6, 8. Mesma coisa. Mateus 22:31-32. Deus é Deus de Abraão, Isaque e Jacó. E diz que não é Deus de mortos, mas de vivos. Se Abraão, Isaque e Jacó não mais existem, então ele é também Deus de mortos. Deus estaria entrando em contradição. João 17:24, Jesus pede ao Pai para que seus discipulos estejam com ele, onde ele estiver. Essa promessa não faz sentido se a alma não sobrevive ao corpo. Nenhum discípulo estaria com Jesus. Mateus 10:28. Se o corpo e a alma são a mesma coisa, como poderia essa passagem fazer sentido? Jesus está falando sobre os que matam o corpo e não podem matar a alma, para não se preocupar com esses.
Sei que você vai citar Eclesiastes para tentar sustentar sua possição. Mas não se esqueça que Eclesiastes já se qualifica em relação ao que aborda "em relação a tudo o que se tem feito debaixo do sol" Eclesiates 1:13. Não é um livro sobre o sobrenatural, mas sim sobre o mundo natural. E nessa realidade, dessa perspectiva, os mortos realmente estão inconscientes.

9 - Você está mal representando a crença da sua própria organização. Ou então vocês mudaram totalmente suas crenças, o que não é difícil de ter acontecido, já que isso sempre foi comum nas doutrinas das Testemunhas. De qualquer forma, existem duas classes de Testemunhas. Uma que vai para o céu, mediada por Cristo, os 144 mil e outra que não é de Cristo, não é mediada por ele e que vai viver eternamente na Terra. Acho que isso não mudou. A própria revista Sentinela diz que Cristo é o mediador somente dos 144 mil. Na edição de 15/09/79, na seção "Perguntas dos leitores", respondendo à pergunta "Será que Jesus é mediador só dos cristãos ungidos (144 mil)"? o artigo afirma "De modo que em estrito sentido bíblico, Jesus é o mediador apenas dos cristãos ungidos". Por acaso essa revista Sentinela está errada? Dando uma olhada no livro Poderá Viver para sempre no Paraíso na Terra, que eu ainda guardo em minha biblioteca, na página 172 existe a seguinte afirmação "Os que pertencem a Cristo são os 144 mil discipulos fiéis escolhidos para dominarem com ele no Reino". Pelas afirmações da própria Torre de Vigia, tenho todo o direito de afirmar que Cristo não é o mediador da grande multidão. Em nada fiz uma mal representação das suas crenças.

10 - Eu não entendi absolutamente nada dessa afirmação. Evangélicos e mórmons são 1% do que? Da população mundial? Dos que fazem trabalho de proselitismo? Seja o que for, não tenho como fazer qualquer afirmação até entender melhor sua colocação. Por favor, queira me explicar melhor sua colocação.

11 - Não, as Testemunhas de Jeová não tem liberdade própria para raciocinar sobre suas crenças. Elas são informadas pelo Corpo Governante, que é quem decide o que é ou não doutrina. Só pode interpretar as Escrituras através da organização, como está na Sentinela 01/06/68, pg 327. E uma outra edição, de 15/07/83, na página 22 tem como subtítulo de um texto a seguinte frase "Evite idéias independentes". A própria Sentinela contradiz suas afirmações.

Como visto acima, fui bastante correto nas minhas notícias, fundamentando cada ponto para o qual você apresentou objeções.
Mas o que mais me preocupa meu amigo é que se você estiver certo e eu errado, o máximo que vai acontecer comigo é ser aniquilado, a inexistência após a morte. Nada tão ruim no final das contas. Agora, se eu estiver certo e você errado, você será julgado por Deus por seus pecados e não terá a obra salvífica de Cristo para te remir, pois você acredita em um outro Jesus (2 Cor 11:4), não aquele revelado pelas Escrituras. E para todos aqueles que morrerm em seus pecados, está destinado o lago de fogo (Rev 20:15). Se você estiver certo, nada a temer. Se eu estiver certo, grande perigo para você.
Meu amigo, olhe para sua consciencia. Perceba que você pecou contra um Deus infinito (Rom 3:23), que é bom mas também justo (Exo 9:27), que não toma o culpado por inocente (Exo 34:7). Ele julgará toda a Terra (Salm 96:13) e não importa quantas boas obras (Isaias 64:6) fazemos nessa vida, jamais vamos poder pagar por nossos pecados (Efesios 2:8,9). Mas Deus eu seu imenso amor providenciou para nós salvação, se fazendo carne na pessoa de Jesus Cristo (Joao 1:1). Viveu uma vida perfeita (Heb 4:15), morreu na cruz em nosso lugar (Rom 5:8) e ressucitou corporeamente ao terceiro dia (1 Cor 15:4). A ira de Deus, que deveria cair sobre nós caiu sobre ele (Isaias 53:5). E para todos aqueles que se arrependerem (Atos 17:30) e colocarem sua fé em Jesus Cristo como seu único e verdadeiro salvador (Gal 2:16), não em suas obras, não em uma organização, mas em Cristo, a todos esse Deus oferece salvação e os torna filhos de Deus (Fil 2:15) e promete vida eterna (1 Joao 5:13). A todos, sem distinção, porque Deus não faz acepção de pessoas (Deut 10:17).
Esse é o evangelho. Essa é a verdade como se apresenta nas Escrituras. E essa mensgem é diferente da pregada pelas Testemunhas de Jeová.
Pense sobre tudo isso. Deus pode te libertar das garras dessa seita.

Cordialmente,
Maurilo e Vivian
Ministério Pés Descalços.

Posted on Friday, June 26, 2009 by Maurilo e Vivian

19 comments

Thursday, June 25, 2009

morre michael jackson testemunha de jeova famosa
Aos 50 anos, morre um dos maiores ícones da música pop, Michael Jackson. É estranho saber de sua morte. Ele fazia parte daquelas pessoas que você nunca pensa que vai morrer. Talvez porque dá para contar um pouco da história de nossas vidas através de suas músicas, ou no mínimo usá-las para contar a passagem do tempo. Talvez dançando Thriller, ou Bad, ou jogando Moonwalker. Pelo menos até a primeira metade da década de 90, Micahel Jackson e sua música possuíam uma grande influência em todos nós. E para aqueles que cresceram ouvindo suas músicas, puxa vida, como estamos ficando velhos!
E a sociedade Torre de Vigia, o braço formal das Testemunhas de Jeová, perde o seu mais ilustre membro. Na verdade, ele já não era uma testemunha há muito tempo, pois foi convidado a se retirar da organização depois de Thriller. Ele já estava tendo problemas com a organização pois possuíam problemas óbvios relativos ao trabalho de proselitismo. Suas roupas e linguagem estavam desagradando ao Corpo Governante, e traziam mais mau do que bem para a imagem da instituição. Após Thriller e suas óbvias referências ao ocultismo, ele redigiu uma carta solicitando sua desassociação das Testemunhas de Jeová. Ao invés de ser expulso, ele se desligou. Segundo informações da época, foi um acordo para evitar a sua expulsão. Para uma Testemunha de Jeová (falo com conhecimento de causa, fui uma Testemunha de Jeová militante até me converter ao cristianismo), sair por conta própria é menos desonroso do que ser expulso, mas o efeito é o mesmo. A partir do momento que ele é desassociado, nenhuma Testemunha de Jeová poderá falar novamente com ele. Mesmo sua mãe, suas irmãs, que são praticantes poderiam falar com ele, a não ser em caso de extrema necessidade. E acredito que isso de alguma forma o afetou, pois em um artigo sobre religião, Michael escreveu: “Domingo era meu dia de 'pioneiro', o termo usado para o trabalho missionário que as Testemunhas de Jeová fazem. Nós passávamos o dia nos subúrbios da Carolina do Sul, indo de porta em porta ou dando voltas no shopping, distribuindo nossas revistas Sentinela. Eu continuei meu trabalho por anos e anos após o início da minha carreira”.
Nos anos 80, Michael tinha de se disfarçar para poder fazer seu prazeroso trabalho de pioneiro. Mas após Thriller, tudo acabou.


Nos últimos anos, corria entre as Testemunhas de Jeová a informação que ele estava visitando alguns Salões do Reino perto de sua casa. Mas, ninguém deveria lhe dirigir a palavra!
Por ter passado um tempo no Bahrein a convite do xeique Abdullah, Michael pagou pela construção de uma mesquita, o que levou muitos a postular sua conversão ao islamismo. Mas aparentemente, foi por uma questão de gratidão, não de conversão.
Não sabemos muito sobre as circunstancias da morte de Michael Jackson, esperamos sinceramente que ele tenha se arrependido e colocado sua fé em Jesus Cristo; que tenha abandonado suas crenças como Testemunha de Jeová, e tenha se voltado para o único e verdadeiro Deus.
As Testemunhas acreditam que não existe o inferno, que somos aniquilados assim que morremos. Crêem que Jesus Cristo não é Deus, mas um deus inferior, criado por Jeová. Pregam que ele e o arcanjo Miguel são a mesma pessoa. Que Cristo não é nosso mediador, mas somente dos 144 mil. Não morreu na cruz, mas em uma estaca.
Se Michael Jackson ainda manteve algumas dessas crenças, agora ele sabe o quanto elas são falsas.
Esperamos que esse não seja o caso. Mas independente disso, devemos continuar pregando o evangelho a todas as pessoas, inclusive as Testemunhas de Jeová. Elas estão presas a uma seita terrível, que controla cada aspecto da sua vida e da sua forma de pensar. Precisam ser libertas desse engano.
Sou grato a Deus por ele ter me libertado desse engano.

Posted on Thursday, June 25, 2009 by Maurilo e Vivian

287 comments

Tuesday, June 16, 2009



Sábado passado enquanto saímos do mercado (e pensávamos como R$50 não compra mais nada hoje em dia...) fomos abordados por um senhor bem idoso, vestido de um terno azul claro e com uma imagem de Aparecida na lapela, igual a da imagem acima. Começamos então a falar sobre cristianismo, Reforma, salvação e a igreja.
Nossa conversa começou com uma alegação histórica da parte dele. Segundo nosso amigo, que pediu para ser chamado de Sr. Souza, até o século 16 havia unidade na fé, pois todos estavam embaixo de uma única igreja. Desafiamos essa afirmação porque do ponto de vista histórico, isso não é verdade. Citamos por exemplo o cisma com a igreja ortodoxa, a existência da igreja etíope e a igreja armênia, tudo isso muito antes da Reforma. O que havia na verdade era uma “unidade” dentro da Igreja Católica Romana, além da divisão em vários ritos, mas que essa não era representante do cristianismo na Terra e nem sua única expressão, sendo menos ainda depositária das doutrinas cristãs e já desviada dos ensinos dos apóstolos. Ele pareceu surpreso, dizendo que foi a primeira vez que havia ouvido falar sobre essas coisas.
Quando percebemos que a conversa estava se dirigindo para uma simples discussão sobre história, resolvemos levantar o assunto que no final das contas é mais importante. Fizemos a pergunta mais clássica: “Sr. Souza, se o senhor morresse nesse momento, o senhor estaria salvo”?
Ele nos respondeu que esperava que sim. João em suas cartas diz que escreve para a igreja para que saiba que são salvos (1 João 5:13). Podemos ter garantia da salvação. Nesse momento, compartilhamos o evangelho com ele, falamos sobre a Lei, sobre pecado e sobre a Graça (se você quer aprender como evangelizar de forma efetiva, clique aqui).
Algo que sempre usamos para saber se alguém é verdadeiramente cristão ou não é perguntar sobre a salvação. Perguntamos a ele por que Deus deveria perdoá-lo, quais as bases para esse perdão. E em momento algum ele disse que Deus pode nos perdoar porque nossos pecados já foram pagos em Cristo. E isso é primordial! Sem esse entendimento, não pode haver salvação. Pois se a pessoa acha que é salva por qualquer outra coisa que não a obra vicária de Cristo, então ela acha que é salva por obras.
Uma vez compartilhado o evangelho com o Sr. Souza, ai voltamos a questões históricas e principalmente, sobre a questão da autoridade do Papa como necessária ao cristianismo.
Várias vezes eles nos dizia algo sobre alguma crença do catolicismo e nossa resposta era “mas a Bíblia diz” tal e tal coisa, que contradizia o que ele havia dito. Mas não recebemos qualquer resposta. Por uma vez ele disse que Jesus falou sobre o tribunal da penitência e pedimos que ele nos dissesse qual versículo era esse, pois nunca lemos nada sobre isso nos evangelhos, mas ele não soube nos dizer qual versículo ele estava falando.
Infelizmente, em momento algum da conversa ele foi capaz de prover qualquer citação escriturística como base para suas afirmações. Tudo o que ele nos proveu foram argumentos que só seriam válidos partindo do pressuposto que a figura do Papa é indispensável para que exista o cristianismo. Como não possuímos esse pressuposto, não havia muito para onde ir daí. Nossa base sempre é a clássica protestante Sola Scriptura.
Um outro ponto importante levantado pelo Sr. Souza é que nós protestantes temos nossas doutrinas baseadas em raciocínios naturais. Pedimos para que ele explicasse melhor sua afirmação e ele nos disse que como não possuímos uma autoridade central espiritual, que pudesse falar diretamente no lugar de Deus, só nos restava o pensamento humano, cheio de sofismas e naturalismo. Na verdade, essa declaração não faz sentido. Conforme mostramos a ele, nossos pensamentos estão baseados naquilo que Deus disse ao homem através das Escrituras. Nós acreditamos que as Escrituras nos foram dadas por Deus, portanto é uma obra sobrenatural. Se temos como base de nossas doutrinas algo sobrenatural, a origem de nossas doutrinas é sobrenatural. Além de tudo isso, todo raciocínio é naturalista em seu cerne, já que usamos nosso cérebro para raciocinar. E não vejo problema algum em relação à isso. Coube a ele então mostrar o por quê de nossos sofismas. Infelizmente, ele não foi capaz de fazê-lo.
Terminamos cordialmente nossa conversa, com uma troca de e-mail e a promessa que ele nos enviaria alguns textos nos mostrando a veracidade do catolicismo e os erros que levaram a reforma protestante, que segundo ele é herética e desnecessária. Estamos aguardando até o momento os texto. Infelizmente não ficamos com o e-mail dele.
O que ficou dessa conversa foi um sentimento de que nosso amigo só tem como suas fontes aquilo que lhe é dito pela igreja católico, sem analisar outras fontes e principalmente, uma completa e total falta de conhecimentos das Escrituras.
Esperamos que ele nos envie algum e-mail, para que possamos continuar nossa conversa.
Por favor, estejam orando pelo Sr. Souza, para que Deus possa mostrar a ele que a salvação é somente através de Cristo e que este é a cabeça da igreja, ninguém mais.

Posted on Tuesday, June 16, 2009 by Maurilo e Vivian

5 comments

Tuesday, June 02, 2009


A Wikipedia acaba de impedir a edição de artigos em seu site por parte de usuários que tenham IP proveniente da Igreja Cientologia e seus associados.
Você pode ler a matéria inteira aqui. Mas um resumo seria o fato de que os autores cientologistas atualizam várias vezes os artigos de forma bem feroz, além de editar os daqueles que atacam os cientologistas, tudo isso agindo de forma muito suja.
Essa seita não é a mais conhecido por suas práticas ortodoxas e eles possuem umas crenças bem esquisitas e uma perseguição ferrenha daqueles que lhe são contra. Mas isso é muito comum em seitas, parte do que as define.
Agora vai ser difícil para a filha de Tom Cruise, a nova profetisa cientologista que é a reencarnação de algum ser alienígena, usar o Wikipedia para contar suas histórias.

Posted on Tuesday, June 02, 2009 by Maurilo e Vivian

1 comment


Após duas semanas trabalhando no texto (o que nos levou mais tempo do que previsto) temos o prazer de apresentar esse programa de leitura da Bíblia que vai revolucionar sua forma de ver as Escrituras. Para baixar o arquivo em PDF gratuitamente com todas as instruções clique aqui.
Nas duas últimas semanas, enquanto trabalhávamos na tradução do texto, lemos 150 capítulos da Bíblia! Não nos lembramos quando foi a última vez que tivemos um dieta tão rica da Palavra.
Baixe o arquivo, leia, coloque em prática e compartilhe com seus amigos.
Esperamos receber comentários sobre esse programa de leitura, se está sendo bom, sobre as primeiras semanas.

Posted on Tuesday, June 02, 2009 by Maurilo e Vivian

4 comments