Charles Spurgeon (editado)

Um mal está no campo dos "professos" do Senhor, tão grosseiro em seu descaramento, que o cristão mais míope dificilmente deixaria de notá-lo. Durante os últimos anos, este mal tem se desenvolvido a um ritmo alarmante. Ele tem agido como fermento até que toda a massa fermente!

O demônio raramente fez uma coisa mais inteligente, quanto sugerir à Igreja que parte de sua missão é prover entretenimento para o povo, a fim de ganhá-lo. De proclamar o evangelho, a Igreja gradualmente baixou o tom do seu testemunho e também tolerou e desculpou as frivolidades da época. Depois, ela as tolerou em suas fronteiras. Agora as adotou sob o argumento de atingir as massas!

Meu primeiro argumento é que prover entretenimento para o povo não é descrito em parte nenhuma das Escrituras como uma função da Igreja. Se é um trabalho cristão porque Cristo não falou dele? "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura, e proporcionem divertimento para aqueles que não tem prazer no evangelho".

Nenhuma destas palavras, no entanto, podem ser encontradas. Não parecem ocorrer a Ele. Onde entram os animadores? O Espírito Santo é omisso em relação aos mesmos. Foram os profetas perseguidos porque divertiram o povo ou porque eles os enfrentaram? “Concertos” não possuem uma lista de mártires.

Novamente, prover entretenimento está em direto antagonismo ao ensino e à vida de Cristo e todos os Seus apóstolos. Qual foi a atitude da Igreja apostólica ao mundo? “Vós sois o sal do mundo”, não o doce açúcar; mas algo que o mundo irá cuspir e não engolir.

Se Jesus tivesse introduzido mais elementos brilhantes e agradáveis em seus ensinamentos, ele teria sido mais popular. Quando “muitos dos seus discípulos voltaram atrás e já não seguiam” eu não o ouço dizer: “Corra atrás destas pessoas, Pedro, e diga-lhes que teremos um estilo diferente de culto amanhã; algo curto e atraente, com pouca pregação. Teremos uma noite agradável para as pessoas. Diga-lhes que não se esqueçam de se divertir! Seja rápido, Pedro, nós devemos ganhar estas pessoas de alguma forma"!

Não! Jesus se compadeceu dos pecadores, suspirou e chorou por eles, mas nunca procurou entretê-los!

Em vão as epístolas podem ser vasculhadas para se encontrar qualquer vestígio do “evangelho de entretenimento”. Sua mensagem é: “Portanto, saía do meio deles e apartai-vos deles ... Não toque em suas coisas imundas ...” Algo que se aproxime de diversões é notável por sua ausência. Eles tinham ilimitada confiança no evangelho e não empregavam outra arma.

Depois que Pedro e João foram presos por pregar o evangelho, a Igreja teve uma reunião de oração, mas eles não oraram: “Senhor, concedei aos vossos servos que através de um uso inteligente e perspicaz de uma inocente recreação possamos mostrar a estas pessoas quão felizes nós somos”.

Não! Eles não deixaram de pregar Cristo. Eles não tinham tempo para arranjar entretenimentos. Dispersos pela perseguição iam pregando o evangelho. Eles viraram o mundo de cabeça para baixo, essa é a única diferença da igreja de hoje.

Por último, entretenimento falha em realizar os fins desejados. Permita que os oprimidos que encontraram paz através de um concerto musical não se silenciem! Deixe que o bêbado, para quem o entretenimento dramático foi o caminho de sua conversão, se levante! Não há ninguém para responder! A missão do entretenimento não produz convertidos!

A necessidade desta hora para o ministério de hoje é a espiritualidade séria juntamente a uma doutrina bíblica, de tal forma entendida e sentida, que acenda os homens em fogo.

Senhor, limpe a igreja de toda a podridão e lixo que o diabo impôs sobre ela, e traga-nos de volta aos métodos apostólicos!

Tradução: Pés Descalços