Deus odeia o divórcio. Ele odeia porque sempre envolve infidelidade à aliança solene do casamento que duas partes entraram na Sua presença e porque isso causa conseqüências danosas para essas partes e seus filhos (Mal 2:14-16). O divórcio nas Escrituras é permitido somente por causa do pecado do homem. Sendo então o divórcio apenas uma concessão ao pecado do homem e não é parte do plano original de Deus para o casamento, todos os que crêem devem odiar o divórcio como Deus odeia e buscá-lo somente quando não há outro recurso. Com a ajuda de Deus um casamento pode sobreviver o pior dos pecados.
Em Mateus 19:3-9, Cristo ensina claramente que o divórcio é uma acomodação para o pecado do homem que viola o plano original de Deus para a unidade íntima e permanente do laço do casamento (Gen 2:24). Ele ensinou que a lei de Deus permitia o divórcio somente por causa da “dureza de coração” (Mat 19:8). Divórcio legal foi uma concessão para o parceiro fiel por causa do pecado sexual ou abandono do parceiro em pecado, para que o parceiro fiel não fosse mais preso ao matrimonio (Mat 5:32; 19:9; 1 Cor 7:12-15).
Apesar de Jesus ter dito que o divorcio era permitido em algumas situações, devemos nos lembrar que seu ponto primário nesse discurso era corrigir a idéia dos judeus que eles poderiam se divorciar-se “por qualquer razão” (Mat 19:3), e para mostrar-lhes a gravidade em buscar um divorcio pecaminoso. Portanto, aquele que crê jamais deveria considerar o divorcio exceto em circunstancias específicas (veja a próxima seção) e mesmo nestas circunstâncias devesse buscá-lo de forma relutante quando não há outro recurso.

As bases para o divorcio
As únicas bases neo-testamentárias para o divórcio são pecados sexuais ou abandono por um não crente. A primeira é encontrada no uso que Jesus fez da palavra grega porneia (Mat 5:32; 19:9). Esse é um termo geral que compreende pecados sexuais como adultério, homossexualidade, bestialidade e incesto. Quando um parceiro viola a unidade e intimidade do casamento por pecado sexual – e abandona sua obrigação com a aliança – o parceiro fiel é colocado em uma situação extremamente difícil. Depois que todos os meios para trazer o parceiro pecador para o arrependimento se exauriram, a Bíblia permite que se liberte o parceiro fiel pelo divórcio (Mat 5:32; 1 Cor 7:15).
A segunda razão para se permitir o divórcio é quando um parceiro não crente não deseja mais viver com seu parceiro crente (1 Cor 7:12-15). Porque “Deus tem nos chamado para a paz” (v.15), o divórcio é permitido e até preferido em uma situação assim. Quando um não crente deseja ir embora, tentar mantê-lo no casamento vai criar somente uma tensão maior e mais conflito. Também, se o não crente deixa o relacionamento marital permanentemente, mas não está desejoso de cumprir com o divórcio, talvez por causa do estilo de vida, irresponsabilidade, ou para evitar obrigações monetárias, então o crente esta em na impossível situação de ter obrigações legais e morais que não pode cumprir. Pelo fato que “o irmão ou irmã não está em preso em tal situação” (1 Cor 7:15) e portanto não esta mais obrigado a continuar casado, o crente pode buscar o divórcio sem temer o aborrecimento de Deus.

A possibilidade do novo casamento
O novo casamento é permitido ao parceiro fiel somente quando o divórcio foi em bases bíblicas. De fato, o objetivo para um divórcio bíblico é tornar claro que o parceiro fiel está livre para casar, mas somente no Senhor (Rom 7:1-3; 1 Cor 7:39).
Aqueles que se divorciaram em qualquer outra base, pecaram contra Deus e seus parceiros e para eles casar-se com outro é um de “adultério” (Marcos 10:11-12). É por isso que Paulo diz que uma mulher cristã que pecaminosamente se divorcia deveria “permanecer sem se casar, ou então se reconciliar com seu marido” (1 Cor 7:10-11). Se ela se arrepender de seu pecado de divórcio não bíblico, os verdadeiros frutos desse arrependimento seriam buscar a reconciliação com seu antigo marido (Mat 5:23-24). O mesmo é verdade para um homem que se divorcia de forma não bíblica (1 Cor 7:11). O único momento que tal pessoa pode se casar novamente com outra pessoa é quando o antigo companheiro se casou com outra pessoa, prova-se ser um não cristão, ou morre, casos nos quais a reconciliação não é mais possível.
A Bíblia também dá uma palavra de cautela a todos que estão considerando casar-se com um divorciado. Se o divórcio não foi de forma bíblica e ainda existe uma responsabilidade para a reconciliação, a pessoa que esta casando com o divorciado é considerada adúltera (Marcos 10:12).

O papel da Igreja
Crentes que buscam o divórcio sem bases bíblicas estão sujeitos à disciplina da igreja porque eles abertamente rejeitaram a Palavra de Deus. Aquele que um divórcio anti-bíblico e se casa novamente é culpado de adultério, pois Deus não permitiu originalmente o divórcio (Mat 5:32); Marcos 10:11-12). Essa pessoa esta sujeita aos passos da disciplina da igreja como delineado em Mateus 18:15-17. Se um cristão professo viola a aliança do casamento e se nega a arrepender-se durante o processo de disciplina da igreja, as Escrituras instruem que ele ou ela devem ser colocados para fora da igreja e tratados como não crentes (v. 17). Quando a disciplina resulta em tal reclassificação do parceiro desobediente como expulso ou não crente, o parceiro fiel estará livre para o divórcio de acordo com o provisão do divórcio como no caso de abandono de um não crente, como afirmado em 1 Coríntios 7:15. Antes desse divórcio, no entanto, deve-se permitir um tempo razoável para a possibilidade do parceiro infiel retorne por causa da disciplina.
A liderança na igreja local deve também ajudar crentes solteiros que se divorciaram a entender sua situação biblicamente, especialmente em casos nos quais a aplicação apropriada do ensino bíblica não está clara. Por exemplo, a liderança da igreja talvez precise algumas vezes decidir se um ou ambos os parceiros poderiam ser legitimamente considerados “crentes” no momento de seu divórcio passado, porque isso vai afetar a aplicação de princípios bíblicos a sua situação atual (1 Cor 7:17-24). Também, porque muitos se transferem para ou de uma igreja e muitas desses igrejas não praticam disciplina bíblica, pode ser necessário para a liderança decidir quando o membro abandonado ou o antigo parceiro devem ser considerados atualmente cristãos ou tratados como não crentes por causa da desobediência contínua. Novamente, em alguns casos isso pode afetar a aplicação do princípio bíblico (1 Cor 7:15; 2 Cor 6:14).

Divórcio pré-conversão
De acordo com 1 Coríntios 7:20-27, não existe nada na salvação que exige um status social ou marital em particular. O apóstolo Paulo, no entanto, instruí os crentes a reconhecer que Deus providencialmente permite a circunstancia que eles se encontram quando vêem a Cristo. Se eles foram chamados casados, então não se exige que busquem divórcio (mesmo que o divórcio possa ser permitido em bases bíblicas). Se eles foram chamados enquanto divorciados e não podem se reconciliar com o antigo parceiro porque tal parceiro é um não crente ou se casou, então eles estão livres para ou permanecer solteiros ou se casar com outro crente (1 Cor 7:39; 2 Cor 6:14).

Arrependimento e perdão
Em casos que o divórcio não foi baseado em princípios bíblicos e o parceiro culpado mais tarde vem a se arrepender, a graça de Deus se opera no ponto do arrependimento. Um sinal de verdadeiro arrependimento é um desejo de implementar Coríntios 7:10-11, que envolve um desejo por buscar reconciliação com seu antigo parceiro, se isso for possível. Se a reconciliação não for possível, no entanto, pelo antigo parceiro não ser crente ou ter se casado, então o parceiro perdoado pode buscar um novo relacionamento sob a cuidadosa direção e conselho da liderança da igreja.
Em casos que um crente obtém um divórcio sem princípios bíblicos e se casa novamente, ele ou ela é culpado de adultério até que esse pecado seja confessado (Marcos 10:11-12). Deus perdoa esse pecado imediatamente quando arrependimento acontece e não existe nada nas escrituras que indique algo diferente. Desse ponto em diante o cristão deve continuar em seu casamento atual.
2001 Grace Community Church. All rights reserved