Por Fedde Ypma
No pensamento ocidental atual, mesmo nos círculos cristãos, existe pouco entendimento de pessoas que vivem de sustento. “Com certeza você é pago pelo que você faz?” Ainda assim esse é um conceito totalmente bíblico. Tem a ver com dependência e envolvimento. Conceito que vão contra o individualismo dos dias de hoje.
“Quanto mais eu penso sobre esse diferente estilo de vida, mais eu percebo que o modo individual de viver do mundo ocidental, é na verdade uma grande maldição. Primeiro, derruba comunidades e vida em família. Segundo é uma ilusão, porque ninguém é verdadeiramente independente na realidade e não poderá ser.”
Peter Maiden, o diretor internacional da Operação Mobilização e Joop Strietman, Coordenador de treinamento para Navios OM, escreveram isso em seu livro “Ajuda... vivendo de sustento!... Eu?” Operação Mobilização é uma grande organização missionária internacional, onde todos dependem de sustento para sua vida diária.
Isso é verdade também para organizações como Jovens Com Uma Missão, Ágape (parte da Cruzada Estudantil para Cristo) e muitas outras. Outras organizações escolhem um trabalho de levantamento de fundos mais centralizado, e ai tem a capacidade de pagar seus empregados com salários. Uma forma não é por si melhor que a outra. A escolha tem a ver com como os fundadores destas organizações foram liderados e chamados por Deus.
Esse livro fala principalmente sobre a batalha que pode vir a ser quando se vive desse jeito. De pesquisas que a OM fez com 600 pessoas que pediram por informações, pode-se mostrar que viver de sustento impede muitos de irem para missões. Deveria ser compulsória a leitura desse livro para todos que duvidam. É escrito da perspectiva deles. De qualquer forma, também é uma leitura interessante para os “doadores”.

Parceria
Coletar sustento financeiro não é somente uma questão de conseguir o dinheiro para que se possa trabalhar. Se você vê isso desse jeito, vai ser sempre um fardo. Construir sustento financeiro é na verdade sobre parceria e amizade. Se somente vemos pessoas com recursos como mantenedores, então estamos cometendo um erro. Precisamos vê-los como parceiros, como indivíduos que Deus trouxe para nosso caminho para abençoar ambas as partes, e para trazer benção para o Reino de Deus.
Mais que isso: “precisamos orar para que Deus nos leve a uma forte amizade com nossos parceiros. Isso vai nos custar tempo. Você esta pronto para doar esse tempo? Significa oração e intercessão pelos seus parceiros. Você espera que eles vão orar por você, mas você esta pronto para se comprometer a orar de forma séria pelas suas necessidades?” É sobre amizade e a comunicação que é necessária para manter essa amizade.

Jesus
Os escritores encontraram fundamentos bíblicos para essa forma de se viver (por exemplo) Êxodo 25.3-9, 30.11-16 e 31.1-6, 1 Crônicas 29.1-9 e em Esdras 1.6-11. Paulo também é muito claro sobre isso, apesar de ter escolhido (com muita razão) ser um “fazedor de tenta” em alguns lugares. Ele falo sobre isso em 1 Coríntios 9.13-14 e capítulo 16, 2 Coríntios 8 e 9 e Filipenses 4.10-20. E Jesus? Ele “podia tirar um peixe do mar com moedas em sua boca, mas ele normalmente escolheu receber as ofertas de outros, e isso foi provisão para suas necessidades. Isso significa algo que aqueles que dizem que nunca vão se ‘rebaixar’ para viver dessa forma”;
Os escritores sugerem que a nossa relutância em ser dependente de outro pode nos levar a “teimosia e um traço que não é de Deus em nós”.
Os escritores explicam para (aqueles que vão ser) missionários que nem todos são chamados para viver desse jeito. “Muitas pessoas amam o Senhor tanto quanto você, e também querem estar envolvidas na evangelização mundial. Você não esta sozinho no seu desejo de ser uma benção para o mundo”.
Aqui voltamos para os motivos que existem em dar. É uma benção dar. “A Bíblia encoraja as pessoas a dar pelo seu próprio bem. Essa razão não deve ser o motivo para dar, mas vai ser o resultado”. Por essa razão, não importa se aquele que dá tem uma receita maior ou menor que o missionário. “Jesus poderia ter parado a viúva de dar a sua última moeda, mas ao invés disso Ele louvou o seu ato de sacrifício”.

Sacrifício
Esse é na verdade o coração da questão “que sacrifício continua essencialmente par todos que se envolvem no trabalho missionário” – quer isso seja um ministério ostentoso ou não. “Sem a atitude do Apóstolo Paulo: ‘Não eu, mas Cristo’, todo método que escolhamos é impossível. O ‘Eu’ precisa se prostrar. O Seu mandamento deve ser tão importante para nós, que nós iremos por Ele, seja lá o que isso significar. Recusar porque ‘a idéia de levantar dinheiro não é apelativo’ não vai levar a abençoar o mundo ou ajudar as pessoas”.

“Ajuda... vivendo de sustento!... Eu?” Pode ser pedido por €2,00 da Operação Mobilização em Emmeloord, http://www.nl.om.org/ (tanto site quanto o livro estão em holandês – NT)

Fonte: http://www.ywam.nl/heidebeek/2006/08/why-missionaries-live-of-support

Um outro livro muito bom sobre sustento é Friend Raising, de Betty Barnett, YWAM Publishing. Pode ser comprado pelo site do YWAM (veja Links) ou pela Amazon. Infelizmente não temos em português. Isso explica muita coisa pra nós...