Quer evangelizar, mas não sabe como? É tímido? Não sabe o que falar? Comece do começo. Todos os grandes evangelistas do mundo começaram com folhetos. Leia o texto abaixo e aprenda como.

Se Paulo empregava todas as estratégias possíveis, sem dúvida ele utilizaria também os folhetos evangelísticos como forma de alcançar aqueles que estão fora da fé.
Por que deveríamos utilizar os folhetos? Simplesmente, porque Deus os utiliza. Ele utilizou um folheto para salvar o grande missionário Hudson Taylor, bem como um número infindável de pessoas. Só esse fato, isoladamente, já deveria servir de incentivo ao cristão no exercício de utilizar regularmente os folhetos para alcançar os perdidos, se não houvesse ainda outras boas razões para utilizá-los. Veja:
- Os folhetos podem propiciar-nos uma abertura para compartilhar nossa fé. Podemos sentir a reação das pessoas quando lhes entregamos um folheto, além de verificar se elas estão ou não abertas para ouvir as coisas do Espírito.
- Eles podem testemunhar por nós. Se somos tímidos demais para falar aos outros das coisas de Deus, pelo menos podemos entregar um folheto às pessoas ou deixa-los em local estratégico onde alguém poderá apanhá-lo.
- Eles falam às pessoas, de maneira individual, quando elas estão prontas para ouvir a mensagem, ninguém lê um folheto contra a sua vontade.
- Eles podem entrar nas casas das pessoas quando nós próprios não podemos.
- Os folhetos não batem boca com ninguém, eles simplesmente apresentam os argumentos às pessoas.

O Dr. Oswald J. Smith declarou certa vez que: “A única forma de cumprirmos a Grande Comissão será pela via escrita”. Por sua vez, Charles Spurgeon disse: “Quando não podemos nos servir de pregação nem da conversa pessoal, precisaremos ter à mão um folheto evangelístico... mas tenha um folheto que seja impactante e de qualidade, senão é melhor não entregar nada. Um folheto marcante pode ser a semente da vida eterna, por isso não saia sem seus folhetos”.
Se você quer a receptividade das pessoas à literatura que deseja entregar-lhes, tente cumprimentá-las antes de oferecer a elas um folheto. Se obtiver delas uma resposta a um bom dia ou a um caloroso “como vai o senhor?”, você terá feito um excelente progresso, pois estará quebrando o gelo, e elas provavelmente aceitarão sua oferta. Depois da saudação inicial, não pergunte se a pessoa aceita o folheto. Se você perguntar: “O senhor aceita isso?”, a pessoa perguntará: “O que é isso?”. Faça outra pergunta: “Você já viu o que diz aqui?”. Nesse caso, a pergunta tem efeito duplo: atiça a curiosidade e faz com que a pessoa pergunte: “O que diz aí?”. É nessa hora que você lhe entrega o folheto. Esse tipo de abordagem provoca nas pessoas o sentimento de que estão ficando de fora de alguma coisa. E estão mesmo!
Talvez você jamais se imagine entregando folhetos na rua. Não se preocupe, você não é o único. Todos nós temos receio de fazer isso. A resposta a esse medo está na intimidade de suas orações. Peça a Deus que lhe dê misericórdia. A misericórdia engolirá seus temores. Medite sobre o destino final das pessoas que morrem sem Jesus. Sinta as dores de quem foi para o inferno. Enfrente em si mesmo o que lhe causa temor.
Você gosta de passear de montanha-russa? Alguns cristãos gostariam de saltar bunge-jump ou de pára-quedas. Não é estranho que algumas pessoas estejam prontas a arriscar a vida pelo amor ao medo e a não arriscar quando vêem um semelhante caminhar para o abismo do inferno? Pergunte a si mesmo quantas pedras ensangüentadas você já viu com o sangue de cristãos que foram compartilhar o evangelho? Quantas cinzas de fogueira você já viu proveniente das estacas onde corpos de cristãos foram queimados por falar de Jesus? Nosso medo vem, em parte, da rejeição. Temos medo de parecer tolos. Essa é uma forma sutil de orgulho. Outra parte de nosso medo vem diretamente do inimigo. Ele sabe que o medo nos paralisa. Precisamos resistir ao diabo e às suas mentiras. Se Deus é por nós, quem será contra nós?
Se você nunca entregou folhetos, por que não começa logo a fazê-lo? Deixe alguns no carrinho do supermercado ou nas caixas de correspondência. Fazendo assim, a cada noite você terá um motivo especial de oração, peça que Deus use o folheto que você deixou naquele local específico. Você também sentirá uma satisfação profunda ao tomar parte, ainda que considere pequena, na obra da Grande Comissão. Você ajudou a levar a vida eterna para este mundo que perece. Não desperdice. Faça algo pelo Reino de Deus enquanto for possível. Lembre-se sempre: trate cada dia como se fosse o último dia de sua vida para fazer o que é certo.
Ray Comfort – Comentário sobre 1 Co 9.22 em Bíblia Evangelismo em Ação. Ed. Vida, 2005